2009/10/08

Noticias do Dia

iPhones falsificados capazes de enganar até o mais fanático fanboy da Apple, novidades do Google (que agora lê e mostra PDFs no browser e nos deixa corrigir coisas no Google Maps), e ainda algumas considerações sobre os próximos Windows 8 e 9.


Windows 8 e Windows 9 com suporte para 128 bits?

A poucas semanas do lançamento oficial do Windows 7, começa já a falar-se das próximas versões do popular sistema operativo da Microsoft e do seu hipotético suporte para... 128 bits!
Bem, não posso dizer que não seja melhor estar preparado para o futuro, mas... é preciso não esquecer que apenas os 64bits se começam a tornar mais comuns no segmento doméstico (e isso apenas derivado do facto de tal ser necessário para se tirar partido dos 4GB, ou mais, de memória agora fornecidos em grande parte dos computadores.)

Falta apenas saber se o Windows 7 irá ter a aceitação do público - ou se tal como aconteceu com o Vista, irá obrigar a Microsoft a acelerar o próximo Windows 8 já para o próximo ano. A maioria das pessoas que o tem experimentado diz estar mais agradada que o Vista, mas numa altura em que o open-source e software gratuito estão a ganhar tracção... será que o Win7 justifica o custo acrescido a empresas que tenham que actualizar máquinas e software em centenas ou milhares de computadores? Veremos...


Google mostra PDFs

Quantas vezes não amaldiçoaram um resultado de uma pesquisa que vos apresenta um link para um ficheiro PDF?
Felizmente, o Google resolveu dar uma ajudinha, e é agora possível ver o PDF sem que seja necessário ter um PDF viewer instalado.


Basta clicar no link "Quick view" que surge no resultado das pesquisas.


iPhones Falsos

Pensam que conseguem detectar facilmente um iPhone "chinês" falsificado? Nalguns modelos não haverá dúvidas... mas agora olhem para este:




Relatar problemas no Google Maps

Como é certo e sabido as estradas estão em constante mutação, e não é difícil encontrar um troço de estrada desactualizado no Google Maps.
Mas agora é possível relatar esses problemas ao Google (e esperar que sejam rapidamente corrigidos - eles falam num mês para actualizar os dados.)
Vejam como o fazer no seguinte vídeo:

9 comentários:

  1. Vi o vídeo sem som e não distingui o verdadeiro do falso

    ResponderEliminar
  2. É isso o mais preocupante... Se até aqui era fácil distingui-los, daqui pra frente já não me responsabilizo! :)

    ResponderEliminar
  3. atao n e' obvio?
    vem tds da mesma fabrica ehe

    ResponderEliminar
  4. Isso do iphone, de facto, é preocupante. Quanto a mim estou safo - não queria um iphone, nem dado. Mas isso são outros quinhentos.

    Quanto à questão dos 32/64/128 bits gostaria só de acrescentar que a vantagem de migrar para sistemas 64bits (ou x64) não é apenas o suporte para mais quantidade de RAM. Ma verdade, em trabalho de edição gráfica 2d e 3d, os sistemas x64 ganham exponencialmente. Mas existem outras situações, como sejam as descompressões de formatos RAR ou ZIP que ficam consideravelmente mais rápidas em sistemas x64 (desde que a aplicação seja, também ela, compilada em x64).

    Aliás, desafio cada um de nós a, com a mesma máquina, executar benchs variados em x86 e em x64 e perceberão o que quero dizer.

    Não é ao acaso que a nova versão do Office já irá contemplar uma compilação nativa para x64. Se no Word a diferença é quase imperceptível, no excel, quando perante folhas de cálculo extremamente complexas, a performance dispara de forma assombrosa!!!

    De todo o modo o software compilado para x64 tem um problema - são ávidos consumidores de RAM. Portanto, quem não tem pelo menos 2GB de RAM não tem grande vantagem em migrar para um Sistema Operativo x64 visto que andará sempre com a RAM "esganada"...

    ResponderEliminar
  5. Não me admirava q fossem da mesma fábrica. Afinal os iPhones são todos "chineses". São feitos lá.

    Quanto ao Windows a 128 bits, até elogio a Microsoft querer ser tão visionária quanto a essa evolução. Na transição para os 64bits estão muito atrasados. Na minha opinião já o Vista só devia ter existido em versão 64bits, quanto mais o 7!

    No entanto, 128bits para quê??? Já os cálculos a 64bits praticamente só têm uso na criptografia e pouco mais, e o seu limite teórico de 16.8 milhões de terabytes de memória não será atingido tão cedo. :)

    ResponderEliminar
  6. Nelson estás te a eskecer q tendo varios corres 64bits, podes facilmente polos em paralelo para "simular" 128 e 256 bits!
    Ja os Pentium Pro faziam isso com 64bits

    ResponderEliminar
  7. @Nelson

    E os 128bits continuarão certamente a ser usados apenas nesses campos da segurança/criptografias e outras áreas bastante específicas.

    Mas... daqui a umas décadas cá estarei para te lembrar: "lembras-te do tempo em que dizias que ia demorar a termos 16.8 milhões de terabytes de RAM?" ;)

    ResponderEliminar
  8. @Bugabundo,

    Não me esqueci, não. Mesmo com 1 único core é possível fazer cálculos que o processador não suporta nativamente. Basta partir o número em dois e fazer os cálculos assim. Mas são sempre necessárias mais operações do que calcular directamente. É uma questão de performance. De resto até ainda podíamos estar a usar processadores de 16bits. :)

    @Carlos,

    Pois... os 640KB também deviam chegar para todos. :) Porém mesmo começando com os teus 12GB de RAM, e duplicando todos os anos, ainda temos uns bons 31 anos antes de esbarrarmos no limite de endereçamento dos 64bits. Se daqui a 30 anos a Microsoft ainda não tiver lançado o Windows 9, quanto mais o 8, estamos muito mal! Ou estamos muito bem a usar Linux ou outra coisa melhor. :)

    Mais realista será duplicar-se a memória usada a cada 2 anos... o q dá uns 62anos para lá chegarmos. Espero que ainda andemos os 2 por cá para me poderes dizer isso. :)

    ResponderEliminar
  9. Grande google pdf. A google esforça-se coitada da microsoft daqui a uns aninhos.

    ResponderEliminar