... Lá teve que ser, nos últimos dias a minha PEN USB de 8GB revelou-se já insuficiente para carregar alguns arquivos, obrigando-me a considerar a compra de uma de 16GB.
Pesquisando pelos sítios do costume, vi que as Pens USB de 16GB estão agora relativamente acessíveis, com preços entre os 30 e os 40€.
No entanto - como não podia deixar de ser - têm um "grave" problema: o seu desempenho.
As velocidades de escrita nestas memórias "de baixo custo" até podem não ser problemáticas quando temos uma Pen de 2 ou 4GB, mas quando os tamanhos dos ficheiros começam a subir... o desespero sobe proporcionalmente.
A maioria destas PENs tem velocidades de escrita de 10-15MB/s. O que transforma a transferência de ficheiro com muitos GB... numa "seca desesperante"!
Escrever 10GB numa Pen de 16GB que tenha uma velocidade de escrita de 12MB/s demorará mais de 14 minutos! E neste mundo de hoje, isso são minutos a mais.
Claro que há Pens USB de 16GB mais rápidas, com velocidades de escrita na ordem dos 25MB/s. Mas o seu custo é o dobro das demais... e nessa gama de preços começamos a ter também outras alternativas a considerar... como os discos USB externos.
E foi mesmo essa a minha opção "acertada", um disco USB 2.5" de 500GB da iomega que custou 77,90€.
Claro que não tem a portabilidade de uma "pen", mas por outro lado também não estou limitado a apenas 16GB que se arriscariam a ser insuficientes daqui por uns meses. Por outro lado, ao contrário dos seus irmãos de 3.5", estes discos de 2.5" dispensam o uso de transformador (que é sempre um incómodo) e são alimentados unicamente pelo USB.
(No caso de sistemas que não forneçam energia suficiente por uma única porta USB, o cabo permite ligá-lo a duas portas USB em simultâneo.)
Mas ainda mais importante: em vez de 10-15MB/s, consigo transferências de 33MB/s em escrita e leitura, o que - mesmo continuando a ser "lento"- sempre é o dobro da velocidade que atingiria com uma PEN USB "normal".
Em vez de 14 minutos, demoro apenas 5 minutos a copiar os tais 10GB de dados. E isso por si só... já justifica o investimento.
I have exactly that one :D
ResponderEliminarOi! Eu também tenho um desses mas de 250Gb. Comprei faz uns 6 meses. É excelente e a portabilidade é muito boa. Excelente compra na minha opinião.
ResponderEliminarEu estou mais ou menos na mesma situacao e vou comprar uma caixa para discos de 2.5" que de para ligar ao PC por USB e eSATA. Compro um disco melhor para o laptop e despromovo o disco actual para disco portatil.
ResponderEliminarBom artigo!
ResponderEliminarPodes crer que um disco externo é a melhor opção.
Ao nível das transferências é imbatível e a melhor preço por Gb.
Mas a realidade continua a ser esta: a pen consegue estar sempre presente (meta-se na sacola da carteira/cigarros/chaves/etc) e o disco não.
Tenho duas pens de 8Gb (para ver os mesu episódios e alguns filmes no meu leitor de DVd com USB-direct-TV) e recentemente andava a namorar uma de 16Gb... mas desanimei pelas mesmas razões. E também me passou pela cabeça adquirir um disco externo sem alimentação mas de menor capacidade... e mais baratinho.
Esta tua opção é boa e pertinente.
(Amigo Carlos Martins, é destes artigos, quando os fazes, que mais aprecio. O relatar de experiência, opinativos e em jeito de reflexão sobre as coisas. Já a espécie de "CNN-news"...epá... mas são fixes também -só de saber (e bem na pele) a trabalheira que dá os fazer não vou dizer tanto...)
@ArmPauloFerreira
ResponderEliminarObrigado.
Pois, os artigos "originais" têm sempre mais piada, eu sei... Mas só saem quando há motivo e/ou inspiração.
Já os das notícias, são uma forma de manter o pessoal informado sem "spammar" muito (por alguma coisa os condensei nos tais "noticias do dia" já para evitar meia duzia de posts diário. :)
Claro, claro... quem é blogger tem de ter algo apto a publicar e que seja interessante... que é o caso deste espaço ser sempre interessante.
ResponderEliminarContinua, continua.
Gosto de ambos os tipos de artigos, porque o Carlos é selectivo nos posts, mas em especial dos "pessoais", como já tinha referido antes :)
ResponderEliminarEm relação aos discos externos: são uma excelente escolha, pela relação entre portabilidade vs. capacidade vs. velocidade de tranferência.
Uma vantagem adicional, para quem tem portáteis já com uns anitos: mata-se dois coelhos com uma cajadada - se optarem por um disco a 7200 rpms, podem ganhar em performance - basta trocar o disco do portátil pelo que vem na caixa ;-)
Para portáteis iria mais longe, e recomendaria um disco SSD. Mesmo que seja um pequeno (de 32GB ou 64), e usem um disco externo (ou online) para "armazenar" as tralhas volumosas.
ResponderEliminarTambém passei por essa dúvida.
ResponderEliminarMas até o presente momento não comprei nenhum.
Eu tinha um pendrive Corsair de 32Gb, que acabei vendendo para comprar o de 64Gb, mas o qual acabou sendo inflacionado e fiquei sem nenhum.
Da mesma forma comecei a procurar outra saída, que era comprar um disco externo Wester Digital My Passport de 500Gb. Conectado somente pela porta USB. Praticamente com o mesmo valor que gastaria naa compra do pendrive de 64Gb.
Mas o que eu acabei descobrindo é que talvez (para o meu caso) ele não seria tão rápido/fácil de se utilizar/levar.
Isso porque como estou sem um pendrive, comecei a utilizar os 16Gb da memória do meu celular(telemovel) Omnia. Mas para isso, tive que me adaptar levando para todas as partes o cabo USB do meu celular(telemovel). O que é sempre uma chatice ter que retirar o cabo, conectar no celular(telemovel) e conectar na USB de algum micro.
Então pensei que a compra de um Disco externo, teria o mesmo processo do meu celular(telemovel), o que me acabou desencorajando em compra-lo. Além de ter que carregar outro dispositivo sempre.
Outro motivo, são as viagens que faço e as pancadas que o disco pode levar na viagem, e por a perder todos os dados guardados no mesmo.
Meu amigo que viajou comigo a 1 ano atrás, perdeu o HD de seu notebook dessa maneira, por esse motivo desde esse incidente, sempre comprei notebooks, netbooks com SSD.
Ainda nao decidí o que fazer. Como um viciado por tecnologia, já estou a observar os pendrives de 128Gb, mas extremamente caríssimos.
Como estou a utilizar em 90% do meu tempo os Netbooks, e com a possível compra daquele brinquedo da Sony, o Vaio P, talvez eu me renda a um pendrive pico C, de 32Gb. por ser menor e não ficar muito para fora do netbook ao utiliza-lo.
Ganho em portabilidade, mas perco em tempo de gravação. Mas creio que nao gravo e desgravo 10Gb toda vez que eu for utiliza-lo.
A Z
E uma PEN com leitor de micro SD com im Micro SD de jeito. Por acaso já pensei nisso mas nunca investiguei bem o caso vou ver preços e velocidades de transferência.
ResponderEliminarOlá Nuno José
ResponderEliminarUm pendrive usando um cartao de memória?
Também não sei qual a velocidade de gravação, tenho um que uso na minha câmera fotográfica da Sony de 8Gb MS Duo. E um SD Card de 16Gb que fica direto em meu Netbook.
Apesar de ter o leitor USB para ambos, nao utilizo os mesmos como pendrive por um motivo.
Tempos atrás já havia utilizado, mas como o encaixe do meu leitor deixa metade do cartão para fora, o cartão de memória foi quebrando com o transporte diário. Após algum tempo, o cartão ficou inutilizado. Por esse motivo deixei de utilizar cartões de memoria como pendrive.
O cartão de memória é mais frágil e pode dobrar/quebrar facilmente. A nao ser que fique encaixado totalmente em algum leitor de cartões.
A Z
Encontrei as pen que procurava mas devia ter começado pelo fim, o SD "normal" é mais lento a gravar que as pen e os cartões verdadeiramente rápidos são bem carotes, a grande revolução será os SDXC mas ainda temos de esperar.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCarlos, desculpa lá mas acreditei na tua palavra mas não devia :P
ResponderEliminarÉ que uma Pen de 15 de escrita já é uma PEN das mais rápidas o normal é darem 3 e SD que dão 10 a preços jeitosos já vai havendo a 30 é que são mesmo carotes.
Pens de 3Mb/s em escrita? Ainda há disso?
ResponderEliminarTodas as últimas que tenho comprado 4/8GB das "baratas" têm escritas de 10MB/s no mínimo.
A última foi uma Toshiba de 8GB na Media Markt (que já nem me lembro quanto custou, mas estava em promoção baratucha.)
cá está o sdxc a caminho
ResponderEliminarhttp://aeiou.exameinformatica.pt/portateis-a-caminho-do-sdxc=f1004247