2009/12/17

Hacking Predator Drones


Eis que o eterno jogo do "gato e do rato" continua a jogar-se nos campos de batalha actuais. A cada avanço tecnológico de uma das partes, rapidamente o lado oposto se adapta e encontra formas de se defender ou contra-atacar.

Actualmente, uma das armas mais poderosa ao dispôr dos exércitos são os veículos aéreos não tripulados - os drones - como o Predator e o Reaper.

Inicialmente destinados exclusivamente a fornecer informação e a fazer o reconhecimento do terreno, começam agora a carregar armamento que os tornam em armas letais.

Estes "brinquedos" custam mais de 10 milhões de dólares, e o exército americano tem encomendados várias centenas de modelos.

E então... o que é que o "inimigo" pode fazer perante este poderio tecnológico?

Fácil... utilizar um programa chamado SkyGrabber que custa menos de $26 na internet, e que lhes permite captar as emissões de satélite transmitidas por estes drones.

Por enquanto trata-se apenas de descodificar o sinal de vídeo... Mas... já imaginaram se se chega ao ponto de conseguirem tomar controlo de um destes aparelhos? Nunca o ditado "virar o feitiço contra o feiticeiro" será tão bem aplicado.

Update: documento completo sobre como descodificar o stream de vídeo destes drones.

3 comentários:

  1. O Carlos,

    O maior exemplo de feitiço contra o feiticeiro é a guerra no Afeganistão

    ResponderEliminar
  2. Carlos, o skygrabber não permite capturar as emissões em tempo real. É uma ferramente utilizada há muitos anos pelos entusiastas do satélite, que permite apenas capturar pacotes de informação, a maior parte das vezes sem grande controle sobre aquilo que se 'apanha'.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    Sim, mas efectivamente permite captar os "dados" em tempo real... sendo depois processados e desencriptados para permitir ver o vídeo.
    Mas eu clarifico a frase para evitar confusões. :)

    ResponderEliminar