2009/12/29

Noticias do Dia

iSlate da Apple

Continuam os rumores sobre os futuros dispositivos Touch da Apple. Para além de um "Tablet PC" de 10" que continua a ser esperado, há quem garanta também a existência de um iSlate de 7" que será anunciado brevemente.
Este iSlate será vocacionado para o segmento dos eBook readers, ao contrário do seu congénere maior - que será muito mais versátil.
Começa a parecer-me "fruta" a mais... Vamos lá ver o que sairá dali...


TV 3D em Força

Talvez por culpa do nosso amigo James Cameron e do excelente espectáculo visual que nos ofereceu com o seu Avatar em 3D, os fabricantes estão a apostar em força em canais e televisões 3D que nos permitam usufruir desta nova dimensão em nossas casas.
Eu, que nunca tinha achado grande piada a esta tecnologia, depois de ter visto e revisto o Avatar (e relembro que logo à noite lá estaremos para nova sessão no Nun'Álvares) dou comigo a pensar que não seria má ideia poder reproduzir aquela experiência 3D em casa.
(Mas mais que o 3D, primeiro preciso de um ecrã de 70-100"! ;)


Encriptação GSM crackada

Se levam a vossa privacidade a sério, deixem de usar o telemóvel. É que a encriptação utilizada pelo sistema GSM (o que os nossos telemóveis utilizam) foi crackada e abre assim as portas para que qualquer pessoa possa ter acesso a todas as conversas/dados que circulem no ar.


Google Netbook

E já que começamos com rumores, acabo também com um: o netbook do Google.
Este dispositivo irá correr (obviamente) o Chrome OS e será baseado num CPU ARM e chipset Tegra da Nvidia. Esta plataforma deverá oferecer desempenho superior aos dos Atoms e maior autonomia.

O ecrã deverá ser um LCD de 10.1" multitouch, trazer um SSD de 64GB (parece-me bom demais), 2GB RAM e WiFi, 3G, Bluetooth, Ethernet port, USB ports, webcam, 3.5mm audio jack, multi-card reader, etc.

Como sempre, o preço é ainda uma incógnita, mas fala-se de valores na ordem dos $300 (o que não será nada revolucionário...)

4 comentários:

  1. iTablet de 10" e iSlate de 7" parece-me fruta a mais. Aposto num iTablet/iSlate de 10".

    Quanto ao Google Netbook (com Chrome OS) virá na linha do Google Phone (com Android). Significará a passagem do Google (fornecedor de serviços e correspondente software) para também produtor de hardware. Até agora só a Apple conseguiu êxito nesta combinação de actividades. Mas a Apple combina essencialmente hardware próprio e software próprio (embora os Mac possam também usar software da Microsoft). Dominar nas duas vertentes é mais complicado do que parece. A Microsoft atingiu o domínio do software ao disponibilizá-lo para os milhentos fabricantes de hardware. Se o desenvolvê-se para o seu próprio hardware estava num gueto.

    De maneira que o Google Phone e o Google Netbook têm que encontrar um caminho a meio termo entre a Microsoft e a Apple - deixar que o Android e o Chrome OS sejam utilizados (e adaptados) pelos fabricantes de smartphones e netbooks, mantendo o Google uma produção a uma escala limitada desses tipos de hardware, mas que lhe permita controlar o "padrão" de desenvolvimento desses sistemas operativos - antes que se convertam na "selva" das distribuições Linux.

    ResponderEliminar
  2. ... Se o desenvolvesse (em vez de Se o Desenvolvê-se)

    ResponderEliminar
  3. 64GB SSD? para um OS q ocupa <4GBs e usa cload para o resto?

    o q e' q eles kerem q os users guardem no SSD?
    conteudo multimedia?

    ResponderEliminar
  4. Não tenho nada contra os 64GB SSD, a minha questão é que me parece dispendioso demais neste momento.

    64GB de "cache" dá para muita coisa... incluindo alguns filmes HD. :)

    ResponderEliminar