2010/01/20

Clubes de Video Protestam contra a Pirataria


Os profissionais do comércio audiovisual estão na rua em protesto contra os downloads ilegais dos filmes. Durante 24h estarão na rua a fazer downloads, para chamarem a atenção das autoridades.

Ora... compreendo a sua posição face a todos aqueles que vendem filmes copiados nas feiras por todo o país, e que estão efectivamente a prejudicar o seu negócio e a ganhar dinheiro à custa do trabalho alheio. No entanto, interrogo-me até que ponto eles quererão criminalizar algo que, até ao momento, ainda não me parece ter sido considerado crime (e que em Espanha, está provado *não* ser crime) que é fazer um download desse tipo de conteúdo para fins pessoais.

Se hoje se queixam dos downloads ilegais, amanhã certamente irão queixar-se dos download *legais* já que é esse o próximo passo que coloca os tradicionais clubes de vídeo um passo mais perto da sua extinção, e que já é um "problema" noutros países, como os EUA. E por cá isso só tem sido evitado devido às questões de licenciamento que impedem que serviços como o iTunes, Hulu, e outros distribuidores de vídeo online possam oferecer os seus serviços no nosso país.

Sem dúvida que todos estamos solidários com os vendedores de carvão, os criadores de cavalos, e todos os outros comércios que durante muito tempo dominaram o mercado e que, eventualmente, se tornaram também obsoletos; mas os tempos mudam, e parece-me descabido andar sempre a "chorar" por não se terem conseguido adaptar às novas realidades.
(E ainda gostava que as empresas audiovisuais portuguesas me explicassem porque razão esperam ter sucesso quando praticam preços completamente surreais face aos que se encontram nas diversas lojas online internacionais.)

8 comentários:

  1. João Sousa20/1/10 15:19

    Se alguma vez as autoridades me entrarem em casa quando o meu computador estiver a fazer um download ilegal, já tenho uma desculpa: "estou a fazer uma acção de protesto".

    Por acaso, estou a ver ali na foto a capa do "Comando": é um dos mais geniais filmes-chunga que me recordo de ter visto.

    ResponderEliminar
  2. sk1z0fr3n1k20/1/10 16:29

    Ou seja.. Para protestarem, vão cometer uma ilegalidade, é isso? Extraordinário..

    Já agora, é realmente incrível esperar ter sucesso na distribuição audiovisual quando a alguns cliques de distância (amazon.co.uk, dvd.co.uk, play.co.uk, entre outros) se consegue o mesmo por um preço significativamente mais acessível aos nossos bolsos..
    Bonito, bonito, éramos nós (consumidores) protestarmos contra o roubo descarado de que somos vitimas não comprando nada até os stocks das distribuidoras baterem no tecto!

    Cumps!

    ResponderEliminar
  3. kero recordar q em portugal n é ilegal fazer o download de material com copy right.
    é sim a partilha e a posse.

    ResponderEliminar
  4. @BUGabundo

    Assim sendo, bem que podem lá passar as 24h a fazer downloads, que não estão a quebrar lei nenhuma! (O que torna isto numa "palhaçada" ainda maior!)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não sei como é que existem videoclubes......, esses senhores têm que mudar de ramo :)

    ResponderEliminar
  6. Ou mudar de ramo, ou adaptarem-se e oferecerem qualquer coisa que incentive os seus clientes a continuar a utilizar os seus serviços.

    Há muita gente sem TV por cabo e que nao está disposta a chatear-se com alugueres online ou coisas que tais - e para essas pessoas, os videoclubes continuarão a ser a melhor opção.

    Agora... se preferirão ir ao videoclube da esquina e pagar X, ou aderir a um videoclube by mail onde recebem e enviam os filmes sem sequer sair de casa (e se calhar por preços bem mais competitivos) aí é que já não sei!

    ResponderEliminar
  7. Bruno Fernandes20/1/10 20:04

    Os sistemas por correio são mais eficazes, realmente. Os videoclubes acabam em breve, a blockbuster sabe bem disso. Dum dono escolhido à sorte ficamos a saber que tinha 8 videoclubes. Manter 8 lojas é caro, se não tivesse sido altamente lucrativo, não as tinha aberto. Teve o tempo dele, se não poupou, azar.. agora não tenho é pena nenhuma.
    E gostei de ouvir um cantautor morcão qq a dizer que já lhe tinham feito +200mil copias do album. Nem quero saber donde ele tirou o numero mas uma coisa tenho a certeza, metade de quem o comprou, ouviu 1º uma versão pirateada. E para um músico que recebe 1% de royalties, vir defender a 'camisola' do não à pirataria, é no minimo ridiculo.
    Enquanto não perceberem que não conseguem parar o meteorito que para eles é a internet e que vão todos ficar extintos, sem sequer discutirem novos formatos (que funcionem) e conteudos exclusivos.
    Sim, porque esta é a única razão que levaria alguem a comprar um dvd/bluray/cd hoje. Já basta serem mais funcionais que os formatos fisicos, se não trouxerem vantagens nem os fas os compram. A solução enquanto o phaseout dos formatos fisicos acelera, está nos behind-the-scenes exlusivos, através da net, para quem compra esses formatos ainda. Dessa forma os gigantes dos media tinham melhor controlo no acesso, só quem comprava é que vê.
    Agora não esperem que por musica ou filmes que não sei se vou gostar, vá às lojas pagar os valores exorbitantes que pedem.

    ResponderEliminar
  8. Para protestar contra um crime (segundo eles) nada como ir para a rua cometê-lo às claras durante 24horas!

    Creio que foi em Espanha que há uns tempos atrás um grupo de activistas foi para a porta de uma esquadra fazer downloads, precisamente para mostrar que NÃO era ilegal.

    ResponderEliminar