2010/01/25

Noticias do Dia

Fotocopiadoras 3D, fundadores do Google a venderem acções, Chrome com Google Voice, o regresso dos "terminais burros", e a prova de que a vida sem o DRM é possível.

Fundadores deixam de ter maioria do Google

Larry Page e Sergey Brin vão vender parte das suas acções do Google nos próximos anos, até ficarem com "apenas" 48% do controlo sobre a empresa.

Não se pense no entanto que deixam de ter voto na matéria, já que o actual CEO Eric Schmidt detem 10% das accções, garantindo assim que o trio continue a ter o controlo maioritário sobre a empresa.


Chrome com Google Voice

Por cá ainda não está disponível de forma oficial, mas para quem utiliza o Google Voice, o serviço que interliga os números de telefone tradicionais com o VoIP, permitindo-vos gerir todos os vossos números de forma simples e eficaz (quase como se tratassem de contas de email) pode agora ser acedido directamente do Google Chrome.



É apenas uma questão de tempo até que os "telefonemas" passem a estar completamente integrados nos serviços web que se popularizam cada vez mais diariamente. E falar com alguém será possível com um único clique.



Terminais "Burros" estão de volta?

Um efeito que poderemos começar a assistir nos próximos tempos, e que o Android, Chrome OS e iminentes "Tablets" poderão proporcionar - é o ressurgimento dos "thin clients".
Estes equipamentos outrora bem conhecidos das grandes redes informáticas - nos tempos em que o hardware era extremamente caro, e em que se utilizavam terminais apenas com um monitor e teclado para aceder aos processos que estavam a ser executados num servidor remoto - poderão estar prestes a voltar em força.

Veja-se o caso do Android e do seu reconhecimento de voz. O reconhecimento de voz é um processo bastante complexo e "pesado" para ser feito de forma eficiente num dispositivo móvel; numa altura em que as comunicações podem ser feitas em "alta velocidade", torna-se mais vantajoso realizar esse processamento em servidores remotos com poder de processamento muito superior.

Com o aumento das velocidades de transmissão das redes móveis, é uma questão de tempo até que até o próprio ecrã que nos aparece num terminal esteja a ser desenhado e transmitido a partir de um servidor remoto; com gráficos 3D, vídeo, e muito mais.

Claro que nem tudo são vantagens... no caso de se perder a "ligação", este tipo de dispositivos ficaria severamente limitado - mas isso já sucede de certa forma quando um terminal Android fica sem ligação ao Google.

Há quem diga que o produto que será anunciado pela Apple na próxima quarta-feira irá ter uma forte vertente "online" com conteúdos centralizados acessíveis de qualquer ponto. Veremos qual o impacto que isso irá ter na direcção da indústria nos próximos meses.


Fotocopiadora 3D


Preparem-se para ir ouvindo neste tipo de coisas cada vez mais frequentemente nos próximos anos. As impressoras 3D irão ser um passo importante na evolução da humanidade e eis que mais uma chega ao mercado sob a forma da primeira "fotocopiadora 3D".

Esta Ortery Photosimile 5000 é capaz de o fazer... só é pena que custe 17 mil dólares.
(Relembro que têm opções muito mais baratas - como a fabulosa Cupcake.)



O'Reilly abandona DRM, O'Reilly duplica as vendas

Há 18 meses atrás, a O'Reilly decidiu deixar de utilizar DRM nos seus livros electrónicos (eBooks.) Passado este tempo vamos lá então analisar os resultados desta medida: as vendas aumentaram mais de 100%.

Espero que todos os outros editores, não só de eBooks mas de todos os tipos de conteúdos digitais que nos tentam "impingir" sistemas de DRM como sendo "essenciais e benéficos" para os utilizadores, possam abrir um pouco os olhos e aprender com este exemplo prático.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)