2010/01/08

Projector Laser com Touch



Se há uns anos, os teclados projectados a "laser" atrairam atenções, outra coisa não se poderia esperar desta actualização que a Light Blue Optics fez com o seu Light Touch, que subsitui o tradicional laser vermelho por um projector laser a cores capaz de projectar - não só um teclado - como muito outro tipo de conteúdos.

Qual a vantagem de utilizar um projector laser em vez de um projector normal? Bem... ao contrário dos projectores com fontes de luz mais comuns, como lâmpadas ou leds, estes projectores laser permitem ter uma imagem sempre focada independentemente da distância de projecção.
O sistema de reconhecimento de toques funciona à base de infra-vermelhos.

Isto permite transformar qualquer superfície num ecrã touchscreen interactivo, e abrirá todo um novo mundo de possibilidades à medida que este tipo de projectores se tornar cada vez mais potente e com formatos ainda mais compactos.
Já imaginaram? Poderem usar uma coisa destas na cozinha sem se preocuparem em despejar água (ou farinha) sobre o "ecrã"? :)



E ao que parece, o seu funcionamento é verdadeiramente eficaz, como podem ver aqui num vídeo "hands-on."

4 comentários:

  1. Anónimo8/1/10 17:52

    Li no Engadget que a Samsung e a Sony meteram 1 milhão de dólares nessa empresa e que este é o seu primeiro produto, chamado Windows CE-powered Light Touch. Dá a impressão que está preso a este SO e ainda tem outras limitações. Como dizia alguém num comentário, imaginem que daqui por 5 anos os smartphones trazem um projector destes.

    ResponderEliminar
  2. Sim, começam a aparecer smartphones com projectores integrados (na CES já havia alguns protótipos) e quando isso se tornar comum, é de esperar que rapidamente ganhem esta capacidade de reconhecer os toques.

    Aliás, vai no sentido do espectacular Sixth Sense.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/1/10 19:38

    Tem-se falado que o iTablet tem problemas de teclado (na verdade tem-se falado de tanta coisa, a começar por se existe ou não, que nada se sabe ao certo).
    A escrita com os polegares, dos smartphones, não dà e um teclado completo para as duas mãos é capaz de ocupar o ecrã todo. Uma coisa destas dava jeito.

    ResponderEliminar
  4. Também acho natural que daqui por uns anos tenhamos isso no bolso.
    Como se pode ver http://johnnylee.net/projects/wii/ com um wiimote já se pode ter touch e multitouch em projectores e nao só. Estou com vontade comprar um :p

    ResponderEliminar