2010/02/05

Apple, App Store, iPhones

Ter um iPhone ou acreditar no sucesso do iPad não implica que esteja de olhos fechados a muitas "palhaçadas" que nos chegam constantemente dessa empresa que tem uma maçã como logotipo - pelo contrário... é uma maçã que muitas vezes nos fica entalada na garganta e que nos dá vontade de dar uns bons tabefes na pessoa que se lembrou de fazer tais coisas.

Ora vejamos...

A Apple agora rejeita Apps que contenham a palavra "Android" na sua descrição.
Uau! Esta é de mestre... para quem tantas vezes gosta de afirmar a sua supremacia, este recurso à censura dá-me ideia que estão com medo que essa palavra relembre aos seus clientes que têm alternativas (por agora) mais abertas e que lhes dão maior liberdade de escolha - sem estarem sujeitos às manhas dos supremos aprovadores da App Store.


Isto é o tipo de coisa que nem uma capa GelaSkin com o Sin City de Frank Miller para o iPhone consegue abafar:

(Interrogo-me se terão uma capa destas na Pro+... já que amanhã há desconto a quem for à MacJanta em Braga.)


Mas calma... se este é um post para "desbobinar" sobre a Apple, que dizer então de mais uma ditatorial ordem de proibição da utilização dos dados de geolocalização para efeitos de publicidade?
Segundo a Apple, os motivos são óbvios: o GPS apenas deve ser utilizado para beneficiar o utilizador.

Ora... se temos que levar com publicidade, não será mais benéfico aturar publicidade que realmente possamos usar (da nossa área) do que levar com anúncios de uma marca de sabonetes japoneses?
A Apple pensa que não - e sem dúvida que esta medida precede o anúncio de uma plataforma de publicidade geolocalizada que será oferecida pela... APPLE!
(Algo me diz que o Steve Jobs está com vontade de pisar o máximo de calos possível ao Google, indo agora intrometer-se no seu mobile adwords.)

Se chegarmos ao ponto que um utilizador tenha que escolher entre usar um aparelho Apple, só com serviço deles, e sem nenhum serviço do Google *ou* ter que escolher outro aparelho para poder aceder ao Google, Gmail, etc., espero que tenham consciência que... um aparelho só vale pelo software e serviços que proporciona; e por muitos hotmails ou "live messengers" que me ofereçam (já que andam a ficar tão amigos da Microsoft), apenas servirá para fazer com que: aumente a percentagem de "jailbreaks"; e aumente a percentagem de abandonos em direcção ao Android.

E olhem que nessa altura, nem com subornos conseguirão recuperar os clientes perdidos!


Convém que não se esqueçam que é a custa dos 3rd party developers que o iPhone e a App Store se tornaram naquilo que são hoje... E que, basta que apenas meia-dúzia deles decidam ir para outras paragens (aqueles que realmente fazem as Apps verdadeiramente úteis e de qualidade) para que a App Store fique reduzida a um repositório de Apps como esta (já anunciada para o iPad):



(Já estou a imaginar os milhões de clientes que comprarão um iPad só por causa desta App! ;P)


Felizmente ainda há developers que têm apostado em fazer coisas interessantes para o iPhone. Veja-se o caso de Siri - uma App que transforma o iPhone num assistente pessoal capaz de vos ajudar a fazer tarefas complexas.

Precisam de reservar um jantar num restaurante: basta dizerem-no e o Siri trata do resto. E o mesmo para filmes, táxis, eventos culturais e recreativos, e muitos outros.
Uma App que faz antever todo o tipo de ajuda que estes super-phones nos podem dar no nosso dia a dia.



Vamos lá ver se o bom senso impera entre todos estes serviços e empresas concorrentes... ou se o futuro destes gadgets irá reger-se por regras de fanatismo e clubismos que já tanta chatice têm trazido à nossa sociedade.

2 comentários:

  1. João Sousa5/2/10 18:46

    "Subornar" é corromper, induzir a proceder mal. "Indemnizar" é dar compensação por perda ou dano sofrido. (definições do dicionário Priberam).

    Acho exagerado dar-se o primeiro significado ao pagamento da Apple. A empresa fez, pelos vistos, asneira no desenho do iMac de 27", equipamento ainda por cima maioritariamente usado por profissionais. Os clientes têm sido prejudicados por isso, em consequência a Apple indemniza-os parcialmente. Na verdade, este comportamento talvez devesse tornar-se regra. Por exemplo, estou certo de que vários dos meus clientes adorariam ser ressarcidos pelos Windows Millenium e Vista que adquiriram nos seus computadores. :-)

    Mas para que não se diga que estou a fazer de advogado do Diabo (Apple), digo: se a causa for mesmo um defeito de design, a Apple devia fazer uma recolha dos equipamentos já vendidos e proceder à substituição da(s) peça(s) manhosa(s). Têm dinheiro suficiente para esse pequeno revés financeiro e, a prazo, teriam clientes fidelizados.

    ResponderEliminar
  2. O sentido do "suborno" era irónico; mas sim... se aquilo for um problema de concepção... não estou a ver outra solução que não seja esta táctica de indemnizações... :)

    ResponderEliminar