2010/02/01

ExoPC Tablet - Windows 7

Se o iPad não vos convenceu e preferem um Tablet mais próximo de um PC convencional, então que vos parece este Tablet ExoPC com Windows 7?

Tem um LCD de 8.9" e no seu interior podemos encontrar o hardware "habitual" dos netbooks actuais: Atom N270 a 1.6Ghz, 2GB DDR2, e um SSD de 32GB mais slot para cartões SD. A bateria fica-se por umas 4h de utilização, mas pode ser trocada.

O preço anunciado (para Março) é de $599 - equivalente ao iPad de 32GB.

Portanto... se queriam ter um browser à vossa escolha (e a correr Flash) num tablet estiloso, esta não será uma má opção a ter em consideração.

8 comentários:

  1. Curiosamente, acho que esse tablet parece-se mais com o iPhone que o próprio iPad...

    ResponderEliminar
  2. Ainda um bocado carote mas pelo menos já tem um leitor de sd.
    Quanto a velocidade o disco ssd deve dar uma ajuda, os efeitos não devem ser grande coisa o win 7 pede placas graficas demasiado poderosas.

    ResponderEliminar
  3. João Sousa1/2/10 18:34

    De uma coisa tenho a certeza (quase) absoluta: com o maldito Windows7, este ExoPC não vai ser tão fluido no funcionamento.

    ResponderEliminar
  4. Dos Passos1/2/10 19:19

    Instalei o Windows 7 num netbook (processador Atom 280 a 1,6 Ghz, 1 GB de RAM, disco normal e porta-se bem. Com 2GB de RAM e SSD deve ter um desempenho muito aceitável.

    ResponderEliminar
  5. João Sousa1/2/10 20:04

    Talvez sim, Dos Passos. Eu próprio já trabalhei num netbook de um cliente com Windows7 e não achei a experiência particularmente agradável, por isso é que fiz aquele comentário. Não nego que se consegue trabalhar nele, desde que se tenha paciência enquanto os programas são carregados. Mas, se eu alguma vez comprar um netbook e este vier com Windows, a primeira coisa que farei será retirá-lo e instalar uma das distribuições mais leves de linux.

    De qualquer modo, eu sei que o conceito de "portar-se bem" varia conforme a pessoa. Talvez seja da idade, mas eu cada vez tenho menos paciência para computadores "pastosos".

    ResponderEliminar
  6. Mas o windows7 tem sido uma agradável supresa em relação a performance, eu pc's onde antes tinha vista e agora tenho o 7 posso dizer que é muito melhor, embora não fosse difícil.

    Por acaso não percebo porque é que estas pessoas não investem em meia dúzia de pessoas para fazer uma SO baseado em linux para ser mais barato mas com uma UI agradável. Alias a versão para netbooks do ubuntu deve dar para trabalhar bem em ecrãs touch.

    ResponderEliminar
  7. Dos Passos1/2/10 20:20

    Pois. Netbook é netbook ... não se arranja melhor pelo mesmo preço, mas é fraquinho. No meu caso com Windows 7 ficou melhor que com XP (até ver pelo menos ... até o Windows 7 começar a emperrar).

    Os 599 dólares equivalem a um preço de venda ao público de €530. Por esse preço já se compra um portátil melhor - mas que não é tablet.

    Não se peça é que o iPad faça tudo o que faz o Tablet ExoPC, nem que este supere o iPad naquilo que o iPad é melhor.

    ResponderEliminar
  8. Voltamos à velha questão... o "software" é que faz a diferença. :)

    Nada impede que se façam programas "espectaculares" touch-friendly para Windows. Já se podem fazer (e há quem os faça) há décadas.

    No entanto... os "PCs" com touchscreen e os tablets continuam a ser uma pequena minoria; e que faz esses programas continua restringido a mercados de nicho: jogos, kiosks (e mesmo neste a maioria são maus exemplos), etc.

    Pelo contrário, quem desenvolve uma App para o iPhone ou iPad, sabe à partida que *todos* os potenciais clientes têm aquela plataforma.

    À medida que os touchs/tabet se forem tornando mais populares, não tenho dúvida que mais pessoas começarão a fazer programas touch-friendly nos PCs...
    Q questão é se isso irá convencer os clientes face a modelos com mais autonomia e que oferecem capacidades igualmente interessantes, como o ARM, Tegra, etc que estão a chegar, com Android, Chrome OS, etc.

    ResponderEliminar