2010/02/01

Noticias do Dia

PHP mais rápido, as guerras dos eBooks com a Amazon e Macmillan, Steve Jobs prepara-se para dar luta, o Zune Phone, uma Wacom sem fios, e o incontornável iPad.

Amazon retira eBooks... e depois cede

No mercado dos eBooks está tudo... louco. A Amazon retirou todos os seus eBooks de uma grande editora: a Macmillan. Isto, devido à exigência da mesma para vender os mesmos a preços superiores aos que a Amazon aconselhava: em vez dos $9.99 a Macmillan quer que sejam vendidos a $15.

Isso fez com que a Amazon retirasse todos os livros desta editora do seu catálogo... para logo de seguida reconsiderar e ceder à exigência da Macmillan, dizendo que prefere deixar que sejam os consumidores a ter a última palavra: e que mostrem a sua posição não comprando estes eBooks "caros."

São jogadas de poder onde todos querem ganhar o máximo possível... E não pensem que a posição da Amazon tem como principal objectivo a "salvaguarda" dos direitos dos consumidores.


Steve Jobs coloca Apple na ofensiva

Após o lançamento do iPad, Steve Jobs reuniu-se com os seus empregados e indicou a ofensiva a seguir nos próximos tempos:
  • Updates ao iPhone que deixarão o Google e o seu Android "para trás" sem possibilidade de acompanhar
  • Aposta forte no iPad
  • Mudanças no iTunes - relativamente à aquisição do Lala
  • Próximo iPhone virá com muitas novidades
  • Novos Macs em 2010
Jobs terá mesmo utilizado palavras um pouco "ousadas" para mostrar o seu desagrado com o Google, dizendo que: "Nós não nos metemos no mercado da pesquisa, o Google é que se veio meter no mercado dos smartphones."
Bem... relembro-lhe apenas que, há três anos atrás, foi ele a "entrar" no mercado e que a Nokia e outros poderiam ter o dito o mesmo. :P


PHP vai ser acelerado

Boas notícias para os amantes do PHP. Esta linguagem prepara-se para receber uma "injecção" que lhe promete dar um novo fôlego e aumento de desempenho. E quem está interessado nisso é o Facebook que tem interesse em que o PHP seja mais rápido e eficiente para suportar os seus milhões de utilizadores.


Zune Phone já este mês?

Há rumores de que o aguardado Zune Phone da Microsoft poderá fazer a primeira aparição já este mês na MWC em Barcelona.

As últimas indicações apontam para que este Zune Phone tenha um ecrã de 480 x 272px, HDMI out, peso de 70g, e venha com com Windows Mobile 7.


Wacom sem Fios
Se precisam de uma tablet digitalizadora Wacom sem fios... eis o "brinquedo" que procuravam: a Wacom Intuos4

Carrega-se via USB, tem ligação bluetooh, e 18h de autonomia. O preço é que não é lá muito convidativo: $399.


Noticias iPad do Dia

O "baixo" preço do iPad está a obrigar os restantes fabricantes a repensar as suas estratégias. Se com um iPad a custar 750 euros a concorrência poderia jogar com os preços de forma a torná-los atractivos, com um modelo de entrada de gama a 499 euros as coisas mudam de figura.


E por fim... mais uma "grande jogada" de marketing, com Stephen Colbert a sacar de um iPad durante os Grammys.

1 comentário:

  1. Essa cena da Amazon vs Macmillan é mais um exemplo da casmurrice da velha guarda em aceitar a evolução das coisas. Faz lembrar as lutas da Apple com as editoras de música pelos preços praticados no iTunes. Ainda recentemente um estudo revelou q teriam mais lucros com as músicas a 60centimos, mas as editoras insistiram q 99centimos era demasiado barato!

    A Amazon acha, e bem, que $10 devem ser o preço máximo dos ebooks. E tendo em conta os custos reduzidos face a um livro se calhar até já é muito. A Amazon até estava a perder dinheiro, pelo menos em alguns ebooks, para manter esse preço máximo.

    Já a Macmillan está com medo que ebooks baratos reduzam as vendas dos livros físicos! Deu à Amazon a escolha entre subir o preço dos ebooks, ou adiar o seu lançamento por vários meses em relação à edição em papel.

    Com este novo modelo, a Macmillan até ganha menos com os ebooks, mas a Amazon deixa de ter prejuízos. E ao menos os consumidores deixam de ter de esperar pelo ebook em relação à edição em papel. Diga-se q até já houve uma acção de protesto tipo Spore (votações de 1) em relação a um ebook q foi deliberadamente atrasado. Agora é ver se os consumidores castigam a Macmillan ou não.

    Isto é também mais um exemplo de como as "industrias dos copyrights" conseguem fazer coisas que seriam ilegais para outros - neste caso definir os preços que o retalhista vai praticar.

    ResponderEliminar