Parece que os ISPs (fornecedores de acesso à Internet) vão começar a ter motivos para se procupar: o Google está a planear tornar-se, ele próprio, um ISP oferecendo ligações à internet de 1GBps aos seus clientes.
Embora este rede de fibra seja agora apenas mais uma experiência (ainda sem local concreto de onde será implementada), serve como mais um "aviso à navegação" do que o Google tem em vista para o futuro.
(E embora não seja muito viável imaginar o Google a colocar fibra sua por todo o mundo, o caso muda de figura se considerarmos a relativa facilidade em criar uma rede WiMax - ou outra banda-larga wireless semelhante, que cubra grandes áreas e ofereça altas velocidades de acesso à internet.
2010/02/10
Google directo a Casa? [Operador Internet]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eh...relativa facilidade como quem diz!
ResponderEliminarEm Portugal de certeza que iriam ter problemas com licencas... ;o)
Enfim!
Hugz,
Luis
Era ver antenas por todo o lado...!!
ResponderEliminarE mais uns quantos e quantos a tentar hackear as passwords para acesso livre :)
Por acaso agora que vejo a noticia apercebo-me da facilidade com que uma rede destas possa ser criada nos grandes centro urbanos por uma grande empresa como a Google. A ideia é defacto muito boa!!
Ainda alugo o meu "quintal" a Google para eles poderem colocar cá uma antena de distribuição :)
É claro que a ANACOM não estaria disposta a aceitar tal coisa.. diria que o país é muito pequeno para ter mais operadores no mercado. É como a lei para os canais públicos de TV.
ResponderEliminarMeus amigos não é altura de os ISP se começarem a preocupar mas sim nos... O google definitivamente controlar o mundo, aliás eles devem ligar para pessoas a dizer: "ou me das um milhao ou as fotos que envias-te ontem as 22:34 pelo gmail através do teu telemovel quando estavas no soa vao parar á net" lool
ResponderEliminarQuanto às questões técnicas, não seria mais do que as antenas GSM que já andam por aí - e supostamente o WiMax tem muito maior cobertura e capacidade (já para não falar nas "últimas tecnologias" que andam agora a ser desenvolvidas.)
ResponderEliminarClaro, as questões legais de licenciamento é que seriam o mais complicado... Mas... é preciso não esquecer que o Google já anda metido nos satélites... Olhem se eles se lembram de fazer uma rede mundial espacial de internet gratuita?
Passavam automaticamente por cima das questões nacionais de cada país; e agora que andam metidos nos mobile, era só venderem os seus "Nexus Sat". :)
[Só teorias da conspiração nesta cabeça...] :)
Isso e que era de homem... :o)
ResponderEliminarInternet por satellite (com bom uplink e completa mobilidade - sem ter de andar a usar pratos para apontar aos ceus), algo tipo a XM radio.
Anseio pelo dia em que possamos estar completamente ligados, em qualquer lado, sem ter de andar a pagar exorbitâncias! (especialmente no que toca a roamings)...
Ainda nao percebo porque e que, por exemplo, na Europa, se temos o mesmo operador temos de pagar roaming...phumph...
Hugz,
Luis
Quando quem tinha rdis era rei ainda me lembro do meu padrinho ter net a 256kbps por satelite :p
ResponderEliminarE quando passou a "Megabits", lembro-me de ter amigos a apanhar os streams 24h por dia continuamente, para depois irem ver o que tinham apanhado... :)
ResponderEliminar