Novo Opera Mini chega aos Android, no formato para os riscos dígidos oferece mais espaço e eficiência (mas diz "adeus" aos sistemas operativos antigos, como o XP), novos gestos a caminho dos iPhone e iPad, uma "brincadeira" com o Google Reader, e uma previsão dos tablets que estão para vir... em grande número.
Opera Mini 5 Beta para Android
Os utilizadores de Android podem já experimentar o browser Opera Mini 5 (por enquanto ainda na sua versão beta.)
Em relação à versão anterior, os utilizadores podem agora navegar em múltiplas páginas (tabs), que é essencial nos dias de hoje, para além de poderem contar com a assistência de um gestor de passwords, o Speed Dial (que oferece acesso instantâneo a nove sites favoritos), sincronização entre o browser no android e no desktop, e claro - a optimização das páginas, que são comprimidas num servidor antes de serem enviadas para o vosso aparelho, aumentando a velocidade e poupando preciosos KB ou mesmo megabytes no vosso plano de dados.
Novo Formato chega aos Discos Rigidos em 2011
Por muito que a tecnologia tenha evoluido, há ainda um aspecto importante que perdura desde a origem dos PCs. Bem escondidos no interior dos discos rígidos estão os sectores onde a informação é guardada. Sectores com tamanho de 512 bytes que vêm dos tempos do DOS e que tem sido o standard desde que a IBM os decidiu usar nas disquetes.
Numa altura em que os discos se medem em Gigabytes e Terabytes, ter sectores de tamanho tão reduzido deixam de ser eficiente, e os fabricantes vão passar a utilizar sectores com tamanho de 4KB - o que permitirá guardar cerca de 10% mais dados num mesmo disco.
O problema é que a grande maioria dos PCs espalhados pelo mundo está a correr Windows XP, ou outros sistemas operativos que não estão preparados para lidar com discos neste novo formato. (O Windows 7 e outros sistemas operativos recentes já reconhecerão estes discos sem qualquer problema.)
Felizmente, os fabricantes não pretendem abandonar todos esses utilizadores. Os novos discos serão capazes de "fazer de conta" que têm os sectores no tamanho tradicional de 512 bytes (o que, mesmo causando uma redução no seu desempenho será sempre preferível a não funcionarem.)
Novos Gestos no iPhone e iPad
Parece que a coleccção de gestos regularmente utilizados nos iPhones e iPods se prepara para receber novas adições. Na mais recente versão beta do SDK (sistema de desenvolvimento) podem ver-se menções a um "triplo toque" e "toque longo" - gestos que suspostamente estão já aprovados pela Apple para inclusão nas Apps futuras.
Google Reader Play
Todos sabemos que o Google gosta de fazer experiências, e agora é vez de termos um novo modo "brincadeira" no Google Reader: o Google Reader Play. Não vou perder tempo com demasiadas explicações... experimentem e vejam se vos atrai ou não. Eu experimentei durante alguns segundos e "ah pois, é bonito e tal... " e continuei com a minha vida normal. :)
2011 o Ano dos Tablets (iPad e não só)
Lembram-se quando, há alguns meses atrás muito se falava de um tal Android, mas cujos modelos tardavam em aparecer (durante meses apenas houve o Google G1)? Parece que voltamos a estar na mesma posição, mas desta vez com os Tablets.
O Apple iPad será um dos primeiros "Tablets" (e refiro-me a tablets desta nova geração e não aos "Tablets" que existem há anos, mas que sempre foram demasiado caros para os utilizadores comuns) a chegar ao mercado... mas tal como aconteceu com os smartphones Android, estão prometidos dezenas de Tablets Android para os próximos meses (e também com Windows CE e outros sistemas operativos espcíficos.)
Sectores com tamanho de 512KB que vêm dos tempos do DOS e que tem sido o standard desde que a IBM os decidiu usar nas disquetes.
ResponderEliminarNuma altura em que os discos se medem em Gigabytes e Terabytes, ter sectores de tamanho tão reduzido deixam de ser eficiente, e os fabricantes vão passar a utilizar sectores com tamanho de 4KB - o que permitirá guardar cerca de 10% mais dados num mesmo disco.
Acho que há aí algum erro nessas unidades. :)
512 KB parece-me muito no caso de disquetes (duvido que uma disquete tivesse só 1 ou 2 sectores), por isso imagino que fossem 512 bytes.
@Pedro
ResponderEliminarExactamente... deveria ser 512 *bytes*... É a força do hábito de escrever logo um K/M/G/T antes do "byte"! :)
ainda n consegui usar o GReader Play, e ha dois dias q ando a tentar.
ResponderEliminarakilo da para alguem?
edit:
parece q hoje ja decidiu abrir... adiantei me ao serviço, parece.
A mim apareceu-me ontem, quando fui ao Greader estava la um "lembrete" a pedir-me para experimentar.
ResponderEliminar