A luta contra o traffic shaping na ZON continua, e para além dos emails que lhes tenho enviado, há quem se tenha dado ao trabalho de fazer um vídeo que demonstra claramente que a resposta automatizada da Zon a estas questões é pura mentira!
Segundo a Zon, sempre que se fala de traffic shaping, a resposta oficial é a seguinte:
O facto de não conseguir efectuar um download/upload a uma determinada velocidade não indicia que é algum tipo de constrangimento em relação ao serviço fornecido pela ZON Netcabo.
Mas, como se fossem necessárias ainda mais provas, cá está um vídeo para quem prefere "ver para crer"!
[Actualização]
Já temos mais um vídeo a demonstrar o efeito do traffic shaping sobre o tráfego UDP na ZON.
muito elucidativo realmente...
ResponderEliminarMuito bom, pode ser que mais clientes vejam isto e reclamem.
ResponderEliminarEu não tenho duvida nenhuma quanto a isto.
ResponderEliminarMas para quem tem, é muito elucidativo realmente.
Podes juntar este teste:
ResponderEliminarhttp://broadband.mpi-sws.org/transparency/
Viva, eu acho que o melhor que um cliente insatisfeito pode fazer é simplesmente mudar de operador assim que termine a fidelização (se ainda existir).
ResponderEliminarNo meu caso como nem estava interessado nos canais de TV, mudei para Vodafone ADSL e nunca mais tive problemas de velocaidade, ligação, enfim, os problemas habituais da Zon.
Umas dicas para saber como fez ele isto é que davam jeito..
ResponderEliminarNão é que necessite especialmente até amanhã, era mais numa de stick it to the man..
@Joao Martins
ResponderEliminarO que ele fez foi exactamente o que está no vídeo: não há qualquer truque "por trás."
Aconselho que experimentem, mesmo não parecendo ter grande lógica:
Activar a opção do Bandwidth Management, e meter o BindIP num número aleatório...
E depois digam se teve efeito para vocês ou não.
a mim não teve efeito :S
ResponderEliminartenho modem netgear!
Mais um teste:
ResponderEliminarhttp://broadband.mpi-sws.org/transparency/bttest.php
Este não reportou problemas com o meu ISP (Sapo).
@Carlos Martins
ResponderEliminarNada feito, o TS apresenta os comuns 60 kbps, com o net.bind.ip ainda fica pior, ou o problema está no meu router ou na conf do utorrent mesmo..
Ou então sou eu que não sei acctivar o bandwidth Management.. Dicas?
@João Martins
ResponderEliminarCria aí um msn e coloca-o aqui. Eu entro em contacto contigo para te ajudar.
Não vale o trabalho, amanhã de manhã vêm cá instalar Meo Fibra..
ResponderEliminarMas de qualquer maneira, obrigado pela disponibilidade, parece que ainda há pessoas prestáveis nos tubos..
2.0.1+bandwidth management+video
ResponderEliminarEstou a sofrer de TS à bruta.
ResponderEliminarVou começar a mascarar a minha ligação através de um proxy por causa das coisas.
enviei 1 email para eles a propósito das velocidades p2p e instabilidade em ligações VPN
ResponderEliminare ligaram-me apenas para falar de VPN que p2p não é com eles.
e eu disse:
- é c quem?
-esta é a informação q dispomos de momento, já deve ter sido informado a respeito das velocidades p2p.
Vou fazer queixa a entidades reguladoras.
Este video é mesmo para ver para crer.
ResponderEliminarWell done!
Boa tarde,
ResponderEliminar1º Não querendo defender ninguem, mas o que tu/eu seja quem for contrata de velocidade é dentro da rede PT Multimédia, está escrito no contrato e em lado nenhum fala que se dá a velocidade contratada em torrents.
2º Estas a falar de um torrent que puseste no video por exemplo, mas de que tracker? Públicos? Com que speed's tinham cada peer onde estavas ligado?
Estas a usar o Utorrent 2.1? Se sim já tentaste desactiar o DNA (novo serviço) que vem activo por defeito nele?
Não quero defender ninguem, mas ninguem pode entrar em disputas seja com que ISP for fornecendo apenas exemplos que em P2P não conseguem atingir a velicadade. FTP (21), HTTP (80) não consegues?
Obrigado,
André Marques
PS: Acho que é a primeira vez que aqui escrevo apesar de cá vir visitar todo o santo dia, parabens pelo blog.
Apenas dando mais um exemplo segue um ss de um dos meus torrents feito com um ZonHub como tu tens que deu para ver pela página interna aberta ainda quando o ZonHub estava em testes.
ResponderEliminarhttp://img405.imageshack.us/img405/8599/utorrentweeee2.png
@André
ResponderEliminarObrigado pelo comentário, e compreendo as tuas "dúvidas".
A questão é que isto já tem muitos antecedentes.
Da primeira vez que se puseram com estas brincadeiras, perdi *semanas* em debugging, em conjunto com os developers do jogo ET:QW, já que o shaping/filtering da ZON impossibilitava o login no jogo.
Nessa altura ficou bem documentado o que se passava, com logs wireshark dos pacotes: que funcionavam perfeitamente a 100% quando usando Clix; funcionavam a 100% usando ZON + VPN; mas que na ZON "normal", pura e simplesmente eram filtrados (mas só durante as horas de shaping, e funcionando às tantas da madrugada nas horas "abertas".)
Agora volta a acontecer o mesmo.
Os teste que faço, são com peers que facilmente saturam a minha ligação de 20Mbits; e de onde faço download "sempre ao máximo" - e que continuo a fazer com qualquer outro ISP, ou usando uma VPN; e que na ZON continuam a funcionar no "horário da madrugada", mas que durante o dia são limitados a 50-100KB, conforme a "vontade" de quem regula a torneira.
Aliás, é sempre divertido ver as ligações serem iniciadas a mais de 1MB/s e serem rapidamente restringidas...
O novo vídeo mostra exactamente o que se passa, com o trafego UDP a ter packet losses superior a 80% - o que é indamissível, e utilizando o proprio programa de testes da ZON.
De resto, e volto a relembrar: o meu contrato com a ZON especifica uma ligação a 20Mbits, e não especifica se tal se restringe a um protocolo em particular. Se eles querem limitar os torrents como têm feito - então que informem os clientes disso: para não estarem a vender gato por lebre. Até que isso suceda, estou no meio direito de exigir que não me bloqueiem as velocidades conforme os protocolos que eles acham "certos ou errados" sem dar qualquer satisfação a ninguém.
Boas,
ResponderEliminareu compreendo o que estás a dizer, mas pode ser algo que tem a ver directamente com a tua zona por exemplo, porque o que tu falas de durante a madrugada, o meu SS tiro-te em qualquer altura do dia sempre com as velocidades ao máximo.
O que me queixo são mesmo os meus 6Mbits de upload que mesmo em testes não consigo lá chegar atingido no máximo 4.2Mbits, mas não são valores muito dispares.
Se precisares de alguma cena em relação a tua situação sabes o meu email, apita.
Posso tentar ver o que se passa.
Cumps,
Eia, 13MB/s de download... :)
ResponderEliminarEu não me queixo dos meus 2MB/s... só me queixo que agora só funcionem durante a madrugada, 2/3h até às 8h, ficando limitados a 50-100KB no resto do dia.
Sempre tive sorte, porque não estou numa zona muito congestionada - mesmo quando outras zonas começaram a levar com o shaping, a minha manteve-se "aberta" durante mais algumas semanas.
ResponderEliminarVamos lá ver no que isto dá - se o barulho crescente faz com que a Zon mude de atitude e admita publicamente o que anda a fazer; ou... se será necessário começarmos a pagar proporcionalmente a mensalidade em função da percentagem de shaping/packet loss que eles fornecem. :)
@ André
ResponderEliminarEstou na mesma situação que tu, costumo ter o download contratado (apesar que ultimamente noto quebras nas horas 'de ponta') mas o upload não passa dos 4.2Mb. E o pior é que se por enquanto não tenho tido ts agressivo no download, o upload é outra história. se deixar um dia inteiro a enviar não chega a uma média de 300kb, e só chega perto disso porque chega aos 4.2 nas horas que eles permitem, 1-2h e 8h.
Não percebi uma coisa no video, para que serve a opção net.bind.ip e pq é q isso aumenta em tanto a velocidade?!?!
ResponderEliminarMais um preparado para deixar a Zon, ja tou a 20-30k à uns dias, se continuarem assim. Tenho 10M, sempre atingi velocidades de 1M. Para info zona de Faro.
ResponderEliminarViva,
ResponderEliminarRespeito totalmente as opiniões que li, e não tenho quaisquer dúvidas que tem razão, pois eu também uso P2P, mas não nos moldes que muita gente usa.
Por um lado acho que quando contratamos uma ligação, ninguém tem nada a ver com o que fazemos com ela, vulgo, usamos para o que queremos, obviamente acarretando toda a responsabilidade.
No fundo o que quero explicar é que uma rede de determinado operador, por muito boa que seja, uplinks, etc, não resiste ao P2P em massa, isto talvez também por determinados utilizadores não se saberem conter!
Por exemplo, sei a rede da PT á 2 ou 3 anos atrás não tinha visivelmente qualquer politica de contenção de tráfego P2P, actualmente já sei que o fazem devido á massificação do tráfego ilimitado por parte deste operador, e não só!
Como costumo dizer, estamos em Portugal e aqui é sempre tudo mal, nunca estamos satisfeitos com o que temos.
Sim, é legítimo imaginar que a Zon não tenha infraestrutura para aguentar com todos os utilizadores a darem uso à sua ligação de forma intensia; mas então que o admitam publicamente - que é aquilo pelo qual me tenho batido - em vez de mentirem continuamente, como se nada se passasse e se o problema fosse "de factores externos" com os quais não têm nada a ver.
ResponderEliminarJá disse anteriormente; seria muito mais proveitoso que ao invés da atitude actual optassem por "sugerir" aos utilizadores quais os settings apropriados: dizendo, para transferências intensivas recomendamos o horário das X às Y horas, ou aconselhamos o limite da velocidade de transferência a X% da velociade máxima da ligação caso vá demorar mais que Y tempo; etc. etc. Enfim... tratar os clientes como um parceiro disposto a colaborar para manter o serviço com a máxima qualidade, em vez de nos tratar como uma cambada de gatunos mentecaptos sem olhos na cara.
Quanto a ser em Portugal ou não, veja-se o caso da Comcast, que tentou brincadeiras semelhantes nos EUA, e que levou um valente puxão de orelhas do FCC, e que agora tem as coisas já todas bem discriminadas! Era só isso que se pretendia por cá, em vez de termos uma ANACOM e outros que tais que dizem que "não é nada com eles."
Já experimentei também o que foi feito no video. No bind ip, mas assim que faço isso o sinal da porta passa a vermelho.
ResponderEliminarEstou a fazer alguma coisa mal? Isto funciona mesmo, sem nenhum problema? Dá para ultrapassar o TS assim?
Sim, as ligações inbound ficam desactivadas (redireccionadas para o IP fictício), no entanto, mesmo com essa configuração errada, os resultados oferecem velocidade superior que com a ligação bem configurada. Vá-se lá perceber porquê...
ResponderEliminar(Não se esqueçam de apanhar novo IP antes de usarem esta técnica, desligando o modem por umas horas - ou usando outra técnica que surta o mesmo efeito.)
Ya. Já experimentei. E estou a fazer download agora a 3.5 MB/s e ainda a subir.
ResponderEliminarSe colocar mais que um torrent a fazer download, já nao funciona é?
E o modem nao teve desligado muito tempo. Uns 30 segundos talvez. Há alguma maneira de renovar ip sem desligar o modem?
Nada como fazer uns testes... :)
ResponderEliminarO aconselhável é descarregar um torrent de cada vez, para evitar "chatices."
Quanto ao renovar de IP, isso depende do modelo de cada modem. Há uns em que basta mudares o mac address para obter logo novo IP, noutros isso não é possivel, etc. etc.
Essas chatices a que te referes, é deixar de funcionar? E ter que fazer tudo do principio?
ResponderEliminarDesde já muito obrigado, pk pelo menos já melhora um bocado.
Com o "truque" do utorrent não é necessário mudar o ip público. Só é necessário ir trocando o ip no net.bind à medida que a "anomalia" se vai manifestando de novo.
ResponderEliminarTenho o netgear funciona no netgear têm mesmo definir o ip no net bind e reniciar o utorrent mas deixem os torrents antes já a transferir e depois quando inicio já tenho melhores velocidades.
ResponderEliminarPois, andava à procura de algo informativo sobre limitações na Zon Fibra (para torrents) e deparo-me com uma data de pessoal com o mesmo problema.
ResponderEliminarIsto não deveria ser motivo suficiente para as pessoas poderem dar baixa dos seus contratos?
Estes tipos não têm categoria nenhuma, mas a culpa é minha que já do tempo da Netcabo tinha jurado "nunca mais".
Anónimo disse...
ResponderEliminar@João Martins
Cria aí um msn e coloca-o aqui. Eu entro em contacto contigo para te ajudar.
Boas.
Tenho vindo a "massacrar" a cabeça com o problema do TS.
Não sei se será possivel mas se me puder ajudar aqui está o meu mail.
Já fiz todos os passos como estão no video e o resultado foi zero (sempre velocidades de 30...40 kb/s)
valinhos_brr7@hotmail.com
Não és o único este método comigo tb não funcionou!
ResponderEliminareu tinha um Meo na outra morada e não tinha problemas nehums de TS.
ResponderEliminarEstou mais do que arrependido de ter escolhido ZON.
Também estou com o problema de limitações de tráfego. Mudei há cerca de uma semana para ZON, porque fui obrigado, já que a TvTel foi comprada precisamente pela ZON há uns meses. Ou seja, a única alternativo por cabo que existia na região do Porto, desapareceu. A ERC anda a dormir... e agora eles fazem o que querem.
ResponderEliminarDeviam ter vergonha de por isto aqui.
ResponderEliminarÉ obvio que têm que te limitar a largura de banda se tentas sacar um torrent! Estás a fazer 89741283649871236491872 milhões de ligações ao mesmo tempo. Querem milagres?
eu tb estou com o mesmo problema, já tentei de tudo e nada
ResponderEliminaragradecia que me podessem ajudar
obrigado
danni355@hotmail.com
contratei a uns dias este serviço por ser o unico fibra mas nao esparava um ts tao agressivo.apliquei a medida netbind e ainda estou a testar outras formas.se der... adicionem me a vitinhokr@gmail.com. lets help each other and survive.
ResponderEliminaré normal que ao abrires 120 ligações com outros computadores a velocidade diminua...
ResponderEliminarPara teres a certeza se a zon faz "traffic shapping" tens de fazer o seguinte:
Ligas o "wireshark" e capturas alguns pacotes enviados para um servidor teu, do outro lado ( no servidor) capturas esses mesmos pacotes e comparas, se houver diferença no tamanho dos do mesmos eles estão a monitorizar o teu tráfego, caso contrário não.
No contrato da zon diz que eles são obrigados a fornecer, pelo menos, 2 terços da velocidade contratada...
ResponderEliminar