2010/04/27

Adeus Disquetes de 3.5"

Parece que é altura de começar a armazenar algumas disquetes de 3.5" (se ainda precisarem delas.) A Sony anunciou que irá deixar de fabricar estes míticos "quadrados de plástico" que nos acompanham há quase duas décadas no próximo ano (mais concretamente em Março de 2011.)

Esta nova geração nunca ficará a conhecer os "furos" artesanais que "duplicavam" a capacidade de uma disquete de 720KB para 1.44MB, os programas que formatavam as pistas de forma mais eficiente e/ou com mais espaço; os famosos copiadores de disquetes "track-by-track"... e talvez o mais importante: nunca saberão o espaço "imenso" que 720KB representavam naquela altura. :)

... Vamos lá ver se as Pens USB conseguirão resistir por duas décadas...

4 comentários:

  1. Então das de 5 e 1/4" nem falar.
    Que "davam" para levar o SO, aplicações e ainda os ficheiros gravados/lidos por essas aplicações.
    Isso é que era "aproveitar" a capacidade.

    ResponderEliminar
  2. Ainda usei durante os ultimos 2 anos para instalar maquinas com xp/win 2003 com drivers SCSI/SATA. Os drivers SCSI/SATA vem numa imagem de disquete á parte, pelo que a unica solução aparente era usar uma diskette com o respectivo drive.
    Contudo com a simplificação do processo slipstream em produtos microsoft (criação de CDs costumizados de produtos microsoft com drivers 3os, patches e actualizações), tornou as disquetes definitivamente obsoletas para mim.

    ResponderEliminar
  3. Sim, como consequência tornar-se-à "obrigatório" utilizarem-se Sistemas Operativos modernos, que possam ser instalados nativamente via CD/DVD/USB.

    ResponderEliminar
  4. Honestamente eu nem sabia que ainda eram vendidas. Se alguém tiver antigas estragadas avise que eu tenho um projecto de artesanato para fazer com elas: Preciso é de tempo que anda escasso nos últimos tempos ;-)

    ResponderEliminar