Andava eu a pesquisar peliculas de controlo solar para aplicar nas janelas da minha alegre casinha quando... Lembram-se do famoso KITT com os seus vidros praticamente indestrutíveis?
Pois bem, descobri que há películas de segurança que têm resultados que até parecem mentira!
Vejam o seguinte vídeo que demonstra a diferença entre um vidro de automóvel normal, e um onde está aplicado uma película de segurança da LLumar.
Têm mais vídeos que demonstram a resistência deste tipo de película aos ataques mais habituais de ladrões, como capacetes, pedaços de velas de ignição, etc.
E tal como podem ser aplicados em veículos, também o podem fazer nas janelas de vossas casas.
Não sabia que um "simples" película pudesse fazer tal diferença...
Em Portugal a LLumar é representada pela Sotermica, caso estejam interessados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
não esquecer os riscos de segurança que isto tambem pode implicar ;)
ResponderEliminarsim, o que é difícil de partir para entrar, também o será em caso de acidente se as janelas forem a única hipótese de saída.
ResponderEliminare relativamente às películas de controlo solar, já analisou? eu também estou a pensar nisso, mas ainda não analisei o que existe.
Sim, mas... parece-me mais seguro precaver contra as "entradas" não autorizadas. Aliás, mesmo em caso de acidente, a película evita que os estilhaços entrem no habitáculo (no youtube há varios videos disto em "crash-tests".)
ResponderEliminarAs "entradas não autorizadas" na maioria das vezes são para levar por "emprestimo" algo que ficou visivel no carro.
ResponderEliminarOra... só o partir do vidro já contempla uma boa fatia do prejuizo.
Portanto poupo no artigo que iria ser "emprestado", mas pago om vidro na mesma.
Já ao contrario pode não ser assim tão simpático.... com estilhaços de vidro posso eu bem (os arranhoes que provocam são o minimo comparado com o choque de um embate). Agr ficar preso dentro de um carro que pode estar a afundar, arder, no meio da estrada é bem mais simpatico do que não conseguir sair.
tenho a ideia que é por isso mesmo por por em causa a integridade fisica dos ocupantes (em detrimento da segurança de objectos) que estas peliculas em alguns paises não foram homolgadas.
Mesmo assim, diz-me qual será a maior probabilidade (esperando que nunca tenhamos que passar por isso) - estar sujeito a um "imbecil" qualquer se lembrar de te dar uns murros ou pedradas no vidro, ou teres o carro a afundar ou a arder?
ResponderEliminar(E em ambos os casos, o essencial é não se entrar em pânico - mais do que conseguires, ou não, partir vidros... isso até foi demonstrado recentemente num episódio do Mythbusters, com um carro a afundar. :)
Quanto à segurança, vários carros "de topo" oferecem em opção a possibilidade de teres vidros laminados em todo o veículo e não só no pára-brisas.
Carlos, tu estas preocupado que alguem te roube alguma coisa que fique esquecida dentro do carro (ficas com o prejuizo do vidro na mesma + pelicula nova).
ResponderEliminarEu prefiro perder o que ficou esquecido dentro do carro (já que o vidro vai à vida, quer exista peliculas ou não) e saber que se quiser sair, consigo sair imediatamente.
(parece que desapareceram alguns comentários... :/)
ResponderEliminarQuanto às questões de segurança, não me preocupa tanto o facto de alguém partir o vidro para levar alguma coisa... Mas o facto de coisas tipo carjacking ou semelhantes, onde estejamos dentro do carro na altura.
Nesse sentido, bastam os poucos segundos a mais da segurança extra (em vez de levar com um vidro partido da cara) para permitirem a fuga.
Portanto, mais que anti-roubo, parece-me uma boa solução para segurança *pessoal* nesses casos.