2010/05/07

Noticias do Dia

A rivalidade PC vs MAC chega às estradas, os primeiros domínios web com caracteres não-ocidentais já estão activos, pagamentos móveis, reflexos, baterias revolucionárias, e outras preciosidades interessantes de hoje.


A Internet Internacionaliza-se

A internet é uma ferramenta global, e partir de agora torna-se verdadeiramente internacional. Os primeiros domínios com caracteres de outras línguas (não-latinos) estão aí.

Portanto, não se assustem se começarem a ver pela web endereços como: http://موقع.وزارة-الأتصالات.مصر/

... Isto irá  servir para que uma grande parte da população mundial possa finalmente ter uma experiência na web apropriada (em vez de ser obrigada a utilizar linguagens ocidentais) - e irá certamente fazer com que se tome mais consciência da necessidade de sistemas de tradução instantâneos e fiáveis.


Adeus Reflexos


No mundo repleto de ecrãs em que vivemos, os reflexos são um factor bastante incomodativo que nos impedem de ver o que está no ecrã sob condições de iluminação adversas.
No entanto, os nossos amigos do Institudo Fraunhofer desenvolveram uma superfície que elimina por completo esses indesejáveis reflexos, com aplicações óbvias na indústria automóvel e para os dispositivos móveis.
A fonte de inspiração foi a Natureza, mais concretamente os olhos das traças, que são "anti-reflexo"! :)


Rivalidade Mac vs PC chega às Ruas

Literalmente. Há um desafio no site do Nike+ que coloca os utilizadores Mac vs PC a deixarem que sejam as suas pernas a decidir quem ganha.
Este "combate" tem a duração de um ano, e no final ganhará o grupo que tiver percorrido mais quilómetros.
Por agora, os utilizadores Mac lideram com uma vantagem bem significativa: 48 mil Km vs 16 mil. Mas... até ao fim ainda faltarão percorrer muitos mais Km. :)


iPhone com Sensor Cardíaco

Bem a propósito das corridas, mas para efeitos bem diferentes, a Apple parece estar a estudar a possibilidade de integrar um sensor de batimento cardíaco em dispositivos futuros, como forma de detectar quem está a pegar no aparelho.
Aparentemente, a assinatura cardíaca será suficiente para permitir a correcta identificação de cada indivíduo.


Telemóveis com VISA

É o passo que falta, simplificar os processos de pagamento, utilizando os nossos telemóveis (como já é feito noutros países como o Japão.) Neste caso, o processo utiliza uma "capa" para o iPhone, que integra um cartão de memória "especial" que permite fazer os pagamentos de forma Wireless (via RFID.) Para outros telemóveis que aceitem cartões de memória, o processo torna-se ainda mais simples.


Enquanto isto não se torna realidade, podem sempre espreitar a App da CardMobili que chegou recentemente ao iPhone. Um serviço "made in Portugal" que permite poupar espaço na vossa carteira substituindo um vasto número de cartões de cliente de várias lojas e serviços.


LCD Viewsonic de 27" com 1ms de Tempo de Resposta

Se procuram um novo monitor, este Viewsonic de 27" com 1ms de tempo de resposta anunciado poderá chamar-vos a atenção.
A Viewsonic sempre foi pioneira no "overclocking" dos pixeis para melhorar os tempos de resposta, e por isso não é estranho que tal volte a acontecer - resta saber se a tecnologia utilizada não causa interferências indesejadas na imagem, como já sucedeu no passado (mas há que acreditar que aprenderam com os erros passados.)
Embora seja "apenas" Full HD (1920x1080), e não seja um LCD "LED", é proposto por um preço interessante ($349.)


Toshiba com Portátil de Carregamento Ultra-Rápido

Parece que finalmente a Toshiba vai cumprir a promessa e trazer uma nova geração de baterias para o mercado, sob a forma de um portátil equipado com baterias SCiB.
Estas baterias podem ser recarregadas a 90% em apenas 10 minutos.
Sim, aquelas baterias de que eu já falei em 2007, e que ano após ano continuam sem chegar até nós.
Será que é desta?

2 comentários:

  1. Dos_Passos7/5/10 21:01

    Por enquanto, dos milhentos cartões que me enchem a carteira, o CardMobili só tem para o ACP e a Repsol. Ando meio desconfiado de o empregado da Repsol me dizer quando lhe mostrar no iPhone: "Quê !? Não sei nada disso. Mostre cá mas é o cartão".
    A coisa funciona mesmo ? A ideia é boa.

    ResponderEliminar
  2. Acredito mais nas soluções RFID do que no CardMobili... a questão é essa mesmo, que referiste: seria necessário estar muito bem implementado e substituir realmente os cartões que interessam, e não apenas os cartões "secundários".

    ResponderEliminar