Estão sentadinhos? Bem confortáveis? Finalmente compraram um leitor bluray e até uma TV LCD LED 3D para garantirem a continuidade para o futuro?
Pois bem... preparem-se para serem "obrigados" a trocar tudo de novo a partir do próximo ano. É que uma coligação dos principais fabricantes decidiu anunciar a morte do HDMI, e o nascimento de um novo formato: o HDBaseT.
Até podiamos pensar que isto não passasse de uma brincadeira de mau gosto, mas quando vemos quem está por trás desta decisão: Sony, Samsung, LG e outros fabricantes... vemos que é mesmo para levar a sério.
Como novidade, para além dos sinais digitais, que permitirão aos novos dispositivos utilizar este HDBaseT para se ligarem em rede, transferirem dados, áudio e vídeo, a velocidades que poderão chegar aos 20Gb/s no futuro - este cabo irá permitir também transportar até 100W de corrente eléctrica; fazendo com que em muitos casos seja desencessário qualquer outro cabo!
Imagino que a transição não seja "de um dia para o outro", e os dispositivos terão este novo HDBaseT a par de entradas HDMI, tal como as actuais TVs HDMI continuam a ter entradas SCART e outras coisas do século passado; e pelo lado positivo ao menos decidiram utilizar fichas standard RJ45, já bem nossas conhecidas.
Esta semana comprei um LED TV 3D da LG...........
ResponderEliminarAchas melhor pedir os meus 1000 euros de volta?
Não... é melhor esperares até que saia o 4D, que isso é que vai ser! ;)
ResponderEliminar(estes tipos têm sempre que inventar algo para ir obrigando o pessoal a querer coisas novas.)
Sinceramente espero que depois existam os tais conversores de HDMI para este novo formato.
ResponderEliminarDe qualquer das maneiras, a minha box meo e PS3 ainda se aguentam com a TV (ou a TV é que se aguenta com eles :)
Não me estou a ver a comprar outra consola ou mudar de serviço de televisão tão cedo (refiro-me, nos próximos anos).
É como te disse, durante muitos e longos anos ainda iremos ter HDMIs a par de qualquer novo formato - tal como a tua nova TV 3D ainda tem entradas analógicas "tradicionais".
ResponderEliminarExactamente. A velhinha entrada VGA por exemplo e as entradas compostas (das cores amarela branca e vermelha:).
ResponderEliminarO uso de RJ45 vai trazer problemas.
ResponderEliminarVão ser placas de rede/hubs/switchs a queimar que vai ser um mimo.
Vamos esperar sentados pois muita água irá correr antes de uma possível implementação .
Acho esquisito a adopção do formato RJ45... uma vez que vai permitir corrente até 100W não deve ser compatível com os actuais equipamentos que usam RJ45... depois os materiais usados actualmente não são muito bons, isto é, os encaixes partem-se com muita facilidade, são muito grandes, etc. etc.
ResponderEliminar@kincas
ResponderEliminarErr... imagino que façam as coisas bem feitas.
Estilo: só mandar "power" depois de detectado que o aparelho em questão é efectivamente um suportado, etc.
Pelo menos... não estou a ver que fizessem algo que queimasse produtos "legacy" a torto e a direito - seria uma escandaleira. :)
E em que posição fica agora o Light Peak http://www.intel.com/go/lightpeak/, tecnologia tambem ela apoiada pela Sony? Vão investir em duas tecnologias a competir entre si? São departamentos diferentes? Ou a Sony está a tentar cobrir as bases todas, procurarando uma situação win/win?
ResponderEliminarA Sony até investe em transmissão HD via sinais de fumo, é só olhar para o seu historial em formatos "com futuro"! ;)
ResponderEliminarQuanto ao Lightpeak fiquei com ideia que será mais útil para "computadores" e relacionados.
De qualquer forma, sempre tivemos formatos "complementares" que se sobrepôem nas capacidades...
A grande vantagem deste HDBaseT seria sem dúvida a capacidade de mandar o Power pelo mesmo cabo, e de suportar as distâncias de 100m...
Mas como já foi referido... não estou a ver como é que vão enviar 100W por aquelas fichas... Mas vamos esperar para ver: até lá as coisas mudam novamente e vão mandar electricidade via wireless! :)
«até lá as coisas mudam novamente e vão mandar electricidade via wireless»
ResponderEliminarA Sony já o fez o ano passado, ligando uma TV de 60W a 50cms: http://www.slashgear.com/sony-wireless-power-system-runs-tv-from-80cm-away-0558942/
LG e outrps fabricantes... corrige aí :)
ResponderEliminarjá agora o RJ45 é excelente, pois dos 8, em LAN só 4 é que têm uso, por isso os outros 4, 2 ou mesmo só 1 serão para electricidade e não vão estragar placas de rede. Aliás, isto parece ser tb a morte do USB n vos parece?
@Nuno
ResponderEliminartypo corrigido, thanks. :)
Quanto à morte do USB, não me parece que ocorra tão cedo... e vejo o Lightpeak como eventual sucessor (já que a Intel até já demonstrou sockets USB3/Lightpeak que permitem a coexistência dos dois...)
Até me parece uma boa mudança... é um 4 em 1 , power, net, video, audio.
ResponderEliminarIsto pode diminuir razoavelmente a quantidade de cabos que hoje em dia temos atrás do LCD.
O proximo passo poderá ser via Wireless, mas aqui vai ser mais dificil de convencer...
Já existe o chamado Power over Ethernet desde 2003, com 15W na altura, e 25.5W com a norma de 2009.
ResponderEliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Power_over_Ethernet
«The IEEE 802.3at-2009 PoE standard, also known as PoE+ or PoE plus (ratified September 11, 2009), provides up to 25.5 W of power[5]. Some vendors have announced products that claim to comply with the new 802.3at standard and offer up to 51 W of power over a single cable by utilizing all 4 pairs in the Cat.5 cable.»
E sim, inclui esquemas de auto-detecção/negociação da potência fornecer, e formas de proteger os equipamentos que não suportam PoE. Este HDBaseT deve usar uma evolução desta norma e portanto duvido muito que seja algo que possa estragar equipamentos antigos.