2010/07/06

Como comprar um iPhone ou iPad de Borla

Querem comprar um iPhone 4 ou um iPad, mas aqueles 500 ou 600€ estão a ser difíceis de poupar?

Pois bem... nada mais simples...
Já fizeram as contas a quanto é que gastam mensalmente em serviços que podem usar apenas umas poucas horas... ou nem sequer usar?


Veja-se o caso de um pack Zon Fibra 30, com uma mensalidade de quase 45€ por mês. Isto dá um total anual de 540€... O suficiente para comprar um iPad e quase chegando para um iPhone 4, ou qualquer outro equipamento nesta gama.

Considerando que a maioria dos Portugueses trabalha (ou pelo menos quero acreditar que sim!)... e apenas pode espreitar umas poucas horas de TV/Internet à noite... parece-me que isto seja um valor abusivo.
(Ainda mais quando o serviço de acesso à Internet começa a ser considerado um "direito fundamental"... e que deveria ser disponibilizado a custo bem mais compatível com o nível de vida em Portugal.)


Alternativas? Realmente são precisas...

É preciso que algum operador se digne a oferecer um acesso apenas à Internet a preço interessante... mas que englobe o uso de todos os dispositivos que tivermos, em vez de obrigar a pagar múltiplas assinaturas por cada um: telemóvel, portátil, em casa, num tablet, etc...

23 comentários:

  1. Isso não é lá muito de borla!

    Também vais começar com tópicos sensacionalistas?

    ResponderEliminar
  2. Não foi para o senscionalismo, foi mesmo em tom de desabafo... :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/7/10 12:02

    ?artigo mais estupido!
    largar a net em casa a custo de se ter um iphone?
    lol

    ResponderEliminar
  4. Carlos tens q por um SMILE no titulo....


    PS: para onde foram os comentarios?!?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/7/10 12:05

    podiam até oferecer um iphone/android de topo, iPad com o pacote de net. era uma maneira de as pessoas subscreverem o produto e usar em todo o lado.

    ResponderEliminar
  6. A 1a pergunta que fiz ao Clix quando passou a Optimus foi: posso usufruir de um plano de preços integrado para voz dados e tv com um preço atractivo (mais baixo que o custo dos serviços isolados).
    Resposta: nesta altura não temos essa informação.
    Resultado: Continuo a aguardar, sentado.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/7/10 12:49

    Caro Anónimo, o seu comentário é que é... digamos, infeliz.

    Se não nos questionarmos, e não questionarmos racionalmente os serviços que utilizamos, não estamos a ser consumidores prudentes.

    A analogia que o Carlos refere é lógica, e pode ser feita noutras áreas. Uma marca de automóveis (Alfa Romeu) há uns anos referia que se podia ter um Alfa deixando de fumar :) Neste caso é puxada a extremos mas havia casos em que não era de todo disparatado.

    Se não nos questionarmos teremos sempre valores alinhados e elevados como nos combustíveis, em que desde Abril o preço do crude caiu para a casa dos 70 dólares por barril, e nos nossos postos há 2 meses que não se verificou qualquer descida.

    Por isso sim, este artigo é _MUITO_ importante, para nos fazer pensar.

    ResponderEliminar
  8. E este pack do Zon Fibra 30 até que não é dos mais caros.... e deve de faltar ainda o IVA

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que devíamos cortar a água e a luz também...Como grande parte do tempo não estamos em casa, não há problema, passava-mos a levar garrafas para quando precisássemos não é?
    Com a luz é igual, já que não temos TV e por aí fora...
    Não penses um bocado no exagero e no ridículo da conclusão deste post... Queres que os operadores trabalhem de borla? Fica sabendo que Portugal é o país com uns dos serviços mais baratos, vai a Itália por exemplo...

    ResponderEliminar
  10. Quanto aos comentários andarem a desaparecer, não é censura: é mesmo o blogger outra vez com problemas tecnicos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/7/10 13:35

    um pormenor, o primeiro anónimo não é o mesmo que o segundo. ;)

    pelos vistos algum do pessoal que está a comentar aqui não atinge a ideia que, para dizer a verdade, era o ideal: pay once, surf everywhere.

    Obviamente que o preço tinha que ser razoável, não os roubos de hoje em dia.

    E este tarifário seria mesmo para tudo, uma ligação que daria apenas dados. e como tv, voz, net, etc são apenas dados...
    Com velocidade X e sem limites de tráfego ou, pelo menos, com limites razoáveis.

    se, com uma fidelização, "oferecessem" uma engenhoca ("gadjet") de topo, iam ter clientes às pazadas, acreditem.

    e pode ser que assim portugal se afaste dos anos 90, onde ainda está enfiado.

    agora expliquem isso ao carrapatoso ou ao zeinal...

    ResponderEliminar
  12. Por caso acho esse pacote a um preço jeitoso, olhando para o resto dos packs da ZON. É um serviço de Fibra a 30mbps... sai quase mais barato que o mesmo serviço sem Fibra e a net a 20 mbps.
    O que acho mais curioso eé eles terem renomeado os pacotes com as mesmas designações do Meo. Parece que não sabem ser originais.

    Mas Carlos, estás te esquecer que há quem goste do telefone fixo e de ver televisão. É certo que não gastamos totalmente tudo aquilo que contratamos. Eu não vejo os canais todos e o telefone é usado mais pela minha mulher. Já a net essa não prescindo dela. Portanto, o questionável aqui é os valores que estas empresas apresentam os seus packs combinados. Eu só acho que falta eles avançarem com uma oferta mais realistica de 5play, onde existem minutos para telemóveis e fixo e net móvel e net fixa, mas vistos como um só.
    Uma oferta destas de 5play por 50 euros era uma benção.

    tenho-me admirado como é que a Vodafone não começou com uma oferta assim e se demarcar ainda mais da concorrência (a Vodafone já tem algumas cenas curiosas como usar o serviço de Tv pela Xbox por ex).

    Acho que não se pode nos dias de hoje passar sem uma oferta destes serviços. Portanto, como juntar mais uns cobres para adquirir novos gadgets é que é a grande questão. Onde poupar então?

    ResponderEliminar
  13. Mas concordo também com outros comentadores. Se ao subscrevermos um destes pacotes tivessemos á escolha um leque de gadgets (telemóveis, iPad, até uma TV LCD Full HD ou um kit Home cinema)... a satisfação de manter estes serviços teria outro impacto. Por exemplo oferecer pelo Natal alguma coisa à malta... seria louvável. bastava haver só uma a fazer isso e haveria uma revolução no sector, pois no futuro a diferença entre operadores baseava-se mais na oferta que nos serviço (que são actualmente idênticos).

    ResponderEliminar
  14. Claro que os serviços em Portugal são baratos!
    Até recebemos o mesmo que os trabalhadores lá fora.

    Penso que o anónimo da 13:35 resumiu muito bem este assunto.

    Eu bem perguntei a quando da passagem Clix para Optimus: será que posse agora ter um plano de voz+dados+tv com um desconto face ao preço dos serviços isoladamente?

    Continuo a aguardar, sentado.

    ResponderEliminar
  15. Bruno Fernandes6/7/10 14:06

    Concordo que o título é um bocado 'sensacionalista', no entanto, só considera o artigo absurdo, quem não faz contas ao dia a dia (provavelmente os mesmos que estão atolhados de prestações).
    Só pra dar este comentário pelo telemóvel, foram 2mb. Não tivesse eu wifi em maior parte dos sítios (benditos users do meo, que não mudam a pass default) tinha que pagar um balúrdio por net móvel. Não era com os 100mb 'grátis' (sem controlo) que me safava..
    Há muita coisa antiquada nos modelos de facturação dos fornecedores de serviço.. E foi a isso que o Carlos aludiu. É rídiculo ter de pagar 12.25€ mensais de mínimos à EDP (gás + a luz de 6.9kva) mais uns 5€ referentes à àgua, só pra manter os serviços ligados. Esse valor não reflecte de maneira nenhuma os custos de manutenção. E a mesma questão pôe-se com a net. Estamos mal habituados a tráfegos supostamente ilimitados, que acabam por não ter relação alguma com a carga que colocamos na linha. Os serviços deviam ser cobrados proporcionalmente e visto que está mais que sabido que a zon tem problemas com o tráfego que fazemos, até era do interesse deles aparecerem com uma solução pra quem precisa de pings baixos e alguma largura (quando é necessária) mas não consome exageradamente. Eu pago 779€ por ano por 100mb à zon e é rídiculo ter o triplo do ping (15ms) que os outros têem no meo. Já pra não falar que eles têm 5x mais upload, se fizer as contas às horas que não tenho TS. A questão é que se eles algum dia começassem a contabilizar ao GB, nunca iam baixar os mínimos para um valor aceitável.
    Depoia vêm falar de mobilidade mas se queremos ir uns meses para fora, temos que desligar tudo e depois voltar a pagar pra reactivar serviços ou pelo menos, perdemos a promoção que tinhamos, ao custo de muita 'negociação'.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/7/10 14:09

    Eu vou cortar nos donuts...

    ResponderEliminar
  17. Mal sabia eu que isto ia dar tanta polémica... mas o que interessa afinal é discutir (no bom sentido) :)

    @Pedro

    Claro que tudo pode ser levado ao exagero... A questão é que eu pretendia que cada um "nós" se lembrasse do *custo* de certos luxos... e até que ponto é que os euros pagos por eles se justificam.
    Claro que haverá gente que ache justificar-se gastar milhões por mês para manter uma frota de iates com dezenas de empregados que passam o ano todo "de férias"; mas não é esse o caso.

    Quanto aos custos que referes, de sermos um país barato... desculpa mas discordo completamente: é que 50€ para um português que ganha 600€ não é a mesma coisa para um italiano que ganha 1500€.

    Compare-se com França, onde o ordenado mínimo é de 1300€, e onde o acesso à internet é ainda mais barato que o nosso...

    Como disse, é apenas para que o pessoal pense um pouco no valor das coisas - e se acha que está a pagar um preço justo (muitos poderão achar que sim, não ponho isso em causa), ou se nem por isso.

    (Eu sou o primeiro a admitir que me sinto roubado pelo que pago pela Zon, relativamente ao uso que dou à TV - ao ponto de ter tido a Zon Box desligada por mais de 4 meses... já dá para ter uma ideia.)
    Houvesse um plano só de net, e nem hesitava... :)

    ResponderEliminar
  18. Hummm... se eu cortar no supermercado, talho, peixaria e outros, poupo quase 400 euros num mês. Isso quer dizer que em um mês e meio compro um Ipad...

    Fixe... Hoje já não janto ;).

    @Carlos... É óbvio o que dizes, e percebo onde queres chegar, mas da forma que o dizes, no meio de artigos mais sérios, quase que parece tão ridículo como a minha frase.

    A realidade é que lá fora, pacotes com TV 120 canais, internet 30 MB c/ telefone ambos ilimitados já se arranjam a 30 euros/mes. Aqui o melhor que arranjo é na ZON 20 MB com telefone, ambos ilimitados por 35€/mês, mas a TV é obrigatória para particulares e tem de ser paga à parte, e ai são mais 23 euros.

    PS: Emagreci 5 Kg recentemente, mas juro que foi com exercício e cuidados na comida, não foi para poupar para o iphone 4 ;)

    ResponderEliminar
  19. O problema é que os portugueses querem os luxos e depois contratualizam coisas para as aparências.
    Claro, se é uma pessoa que está só poucas horas por dia a usar os serviços, para que raio quer serviços topo de gama? Mas eles compram.

    O importante é ser racional e perceber o custo/beneficio tendo precisamente em conta o tempo que se está a usar esse recurso. Penso eu de qu~ê =P

    ResponderEliminar
  20. De qualquer forma o título não corresponde à verdade, o iphone/ipad não fica de borla, é sempre necessário pagar por ele...

    Além disso o próprio artigo está muito disperso, com várias ideias que não são convenientemente relacionadas entre elas...
    - conseguir ipad/iphone de borla.
    - existência de um serviço unicamente para aceder à internet.
    - acesso à internet devia ser um direito fundamental.
    - existência de um plano único de internet para todos os dispositivos.


    Este título e artigo não corresponde à qualidade a que estamos habituados.

    ResponderEliminar
  21. 20 comentários? Hum... Afinal o artigo é bom!

    Eu acho que o que Carlos quis fazer foi alertar para a chulice de que somos alvo. Mas os principais responsáveis somos nós, porque compramos TUDO o que nos metem pela frente! Somos dos maiores consumidores da Europa. Desafio-os ao seguinte: abram 2 janelas no vosso browser favorito. Uma com o pixmania.pt e outra pixmania.uk.
    Agora comparem uma TV LCD LED xpto nos 2 sites. Quase de certeza que vos custa bem menos no site inglês. E qual é o ordenado mínimo no UK? Pois é: mais do dobro do nosso!! Não temos dinheiro? não faz mal, liga-se para o Cofidis e afins que está o assunto resolvido (e não se esqueçam que os créditos que as lojas oferecem são na maioria através destas empresas).

    Nós somos uma grande causa dos preços que se praticam no nosso país.

    ResponderEliminar
  22. @dk39

    O objectivo era mesmo fomentar a discussão e principalmente: fazer pensar.

    Quantos não dizem que é "caro" comprar um iPad ou iPhone (ou qq outro equivalente), quanto mais trocá-los de ano a ano, mas que depois gastam bastante mais que isso em outras coisas?

    Claro que cada um sabe de si, e todos nós teremos as nossas prioridades, as nossas coisas essenciais, e os nossos pequenos luxos...

    Foi um post em tons de devaneio... pronto, é só passar à frente.

    ResponderEliminar
  23. Eu penso que na verdade, se alguns de nós racionalizar o uso da net, não deixar de utilizá-la, pois claro está, não o conseguíamos, sem voltar aos anos 80. Mas realmente não fizéssemos disso a vida, e se realmente só pagássemos aquilo que consumirmos, talvez desse para poupar uns bons euritos por aí além, ficando assim mais perto de conseguirmos o nosso objectivo. Mas na nossa mente, que muitas vezes não tem qualque dados reais sobre aquilo que são as despesas dos operadores, manutenção, gestão, Redes, Cabos, e harware no geral, (o que não é pouco acreditem, e sei do que falo) é muito fácil fazer conjecturas sobre o "baratismo". Pois bem, se calhar, é cairmos no extremo de dizer que, á guisa do que se faz noutras paragens,inlusive no States, devemos sacrificar-nos a trabalhar mais, para termos o previlégio de, no futuro, virmos a ter menos carga fiscal, e sobrar-nos mais, além de que poderíamos pagar prestações mais baixas, e mais longas...

    ResponderEliminar