2010/07/10

YouTube Ultrapassa FullHD com 4k

Lembram-se dos tempos em que vídeo na internet era sinónimo de uns gifs animados, ou de uns Real Video completamente pixelizados?

Até o YouTube começou com esses vídeos de baixa-qualidade... mas a mim não me custava nada antever que seria uma questão de tempo até que video HD pudesse viajar pela Internet (e não me esqueço que muitos me chamaram "louco" na altura! :P)

Pois bem... nos últimos tempos o YouTube passou pelo vídeo HD 720... e pelos 1080p... e até pelo 3D. E agora... vai ainda mais além, com o YouTube a disponibilizar vídeo em 4k!

Sim, a resolução dos cinemas digitais "de topo" (já que a maioria contenta-se com cinema digital 2k, apenas ligeiramente superior ao FullHD 1080p.)

Com isto se comprova que estas tecnologias não vão dar tréguas às "tradições" instituídas... e que é não adianta andarem a inventar formatos (bluray, cof cof) que aos poucos vão introduzindo alterações e upgrades, angustiando os clientes com equipamentos anteriores que ficam incompatíveis.

Poucos serão os que têm monitores ou projectores para verem conteúdos nestes formatos; mas tal como o YouTube um dia foi considerado uma "loucura"... está mais que visto que é uma questão de tempo até que ver um filme, com qualquer qualidade (até estas, já superiores ao HD) seja sinónimo de ligar a TV, ir ao YouTube, pesquisar... e... play!


E não esquecer que o Google está também a investir na criação de conteúdos originais e de qualidade para o YouTube.

3 comentários:

  1. Bahh.. é uma treta.
    4K com um bitrate de 24Mb/s?
    Bluray 1080p anda pelos 36Mb/s.
    Eu já não peço o bitrate da RED mas ter uma resolução enorme para depois termos artefactos enorme...
    No thank you.

    ResponderEliminar
  2. Não vi qualquer informação limitação dos Mbits/s; mas mesmo que assim fosse, é preciso não esquecer que é uma coisa a evoluir (neste momento, nem sequer 0.00000001% da população mundial terá equipamento para poder disfrutar desta resolução.)

    De resto, o bitrate médio de um bluray é bem inferior a 30Mbps.
    E bastar ver qualquer video HD 1080p h264 nos Matroskas que andam por aí, para ver que até com bitrate médio de 9Mbps se consegue qualidade HD que a maioria das pessoas já nem distingue dum bluray original.

    Não deixa de ser um marco interessante...

    Embora eu próprio seja apologista dos maiores bitrate e de se passar o framerate mínimo para uns 60ps ou mesmo 120fps... Isto de estar a seguir framerates ditados pelas limitações técnicas de há quase 100 anos ... :)

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa só noto uma diferença em relação aos videos de 1080p..... é que às minhas maquinas rondam os videos aos soluços :)

    Não à equipamento para ver este conteúdo, e mesmo que se consiga ver em casa não são todos os olhos humanos que vão distinguir a diferença!


    Olhando para o futuro um dos interesses disto é que pode acelerar às nossas ligações em casa com a Internet, no sentido em que a TV/Internet a transmitir conteúdo desde com varios GB ou TB é preciso uma ligaçãozinha a net daquelas...

    ResponderEliminar