2010/09/30

Adeus Vaivém Discovery


A NASA tem o vaivém Discovery a postos na rampa de lançamento em Cabo Canaveral, onde a 1 de Novembro deverá partir para a sua última viagem espacial.

É mais um passo para o encerrar de um ciclo iniciado há várias décadas (a ideia original do vaivém espacial antece até o programa Apollo, nos anos 60) e que desde os finais da década de 70 e início da década de 80, tem apaixonado miúdos e graúdos com o sonho de alcançar as estrelas.

Foi em 1981 que o mítico Columbia entrou em órbita pela 1ª vez (STS-1) num vôo de teste, repetindo o feito no ano seguinte já numa missão "a sério" com quatro astronautas.

Depois deste último vôo do vaivém Discovery, restam ainda o Endeavour e o Atlantis - que deverão voar pela última vez em 2011.

É com grande tristeza que vejo o aterrar definitivo destes grandes pássaros... E espero que rapidamente surjam métodos mais modernos de levar o Homem para além da prisão da gravidade que nos "prende".

6 comentários:

  1. Porque será que sempre que vejo uma imagem do vaivem... mentalmente começo a "escutar" a "Rendez-Vous 4" do Jean Michel Jarre? Mistério...

    ResponderEliminar
  2. É uma boa "banda-sonora" sem dúvida! ;)

    ResponderEliminar
  3. Lamento muito Carlos, mas como pessoa com alguma proximidade da área, dificilmente existe sequer interesse em que o homem esteja no espaço (a menos de uma revolução na física, i.e, um novo "Einstein" surja).

    As razões:
    - se fizeres umas contas de merceiro, verificas que a distância à estrela mais próxima é superior ao que tu percorrias se andasses a velocidades suportáveis pelo corpo humano ou qq coisa artificial.
    - está comprovadíssimo que o ambiente extraterrestre é extramente hostil ao ponto de, se tomares as medidas de segurança com o que se sabe hoje, nunca o homem teria chegado à lua sequer.
    - Qualquer interesse adicional ao científico (exploração mineira??) é caríssimo e se possível, seria feito com máquinas. Mas elas nem sequer aterram bem em Marte, quanto mais grandes visões...

    O grande investimento para o espaço são satélites! O resto é turismo bem cercano do nosso querido e único planeta.

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo

    Sem querer parecer "sonhador" demais, por essa ordem de ideias também não tinhamos ido de barco explorar outros continentes, era mais "barato" usarmos apenas tudo o que temos aqui à nossa volta.

    Sim, é caro, arriscado, inóspito, etc.
    Mas novamente, se fossem apenas essas as motivações do ser humano, porque haveriam os esquimós de viver nos pólos, ou os beduínos suportar o calor do deserto? Se fosse por comodismo, haveria apenas população numa estreita faixa do planeta...

    (Mas não ligues, isto são "sonhos" que vêm do tempo de ver o Cosmos do Carl Sagan na TV... e que, mesmo que nunca passem disso, não deixam de me fazer sonhar ainda hoje. :)

    ResponderEliminar
  5. Anonimo,

    Concordo plenamente com o Carlos!
    Deixa-me dar-te um exemplo muito simples: imagina que, numa destas exploracoes espaciais, descobriamos uma bacteria / organismo / algo que, por exemplo, nos ajudaria a combater certas doencas OU criar novas tecnologias?

    Alem de que, ja o desafio de mandar alguem la para cima, esta constantemente a criar essas novas tecnologias :oP

    Percebo perfeitamente o que tu dizes mas, tal como o Carlos diz, se nao experimentares / explorares, nunca saberas o que esta para la!

    Alem do mais, e isto, para mim, ate era a coisa mais relevante que se poderia fazer pela humanidade, imagina que se provava, de uma vez por todas, que Deus nao existe (ou que existe!)?
    Ja viste as implicacoes que isso teria para o mundo como o conhecemos??

    ...e digo isto tendo plena consciencia de que a historia da religiao esta de tal forma bem feita que e, na minha opiniao, e perto do impossivel conseguir convencer toda a gente que nao existe nada mais do que isto (ou, pelo menos, que nao houve duendes magicos, num mundo de fantasia, a criarem isto tudo para nos) :o).

    Abraco,
    Luis Silva

    ResponderEliminar
  6. Ja agora, completamente off topic, um amigo Norte Americano falou-me uma vez de um livro interessante onde o autor descreveu uma "nova era" onde os Portugueses iam liderar a exploracao do Espaco, revivendo os nossos tempos de gloria como exploradores...

    A minha opiniao? 99.99999% improvavel mas...pretty sweet to think about ;o)

    ResponderEliminar