O DRM e a Pirataria, O Boxee Box já disponível para pré-reserva, uma história de abusos no Google, Web Apps no Windows 7, o novo Twitter, e impressões nos iPads e iPhones.
Boxee Box ja disponível para pré-Reserva
Na lista dos países oficiais para o lançamento encontra-se... Portugal!
Quanto a alterações: o Boxee Box deixou de utilizar o Tegra 2 e passa a utilizar um processador da Intel, o CE4100 capaz de descodificar streams até 90Mbps e capaz de reproduzir vídeo 1080p H.264 a 60fps (o Tegra 2 da Nvidia não permitia tais "liberdades".)
Google celebra Agatha Christie
E foi esta a forma com que o Google celebrou o 120º aniversário de Agatha Christie.
O que mais parece saído de uma história de Agathe Christie é o que vem já a seguir...
Espião do Google
Quando se tem à disposição todo o arsenal do Google, poderá ser fácil ceder à tentação. Parece ter sido o que aconteceu com David Barksdale, um jovem engenheiro de 27 anos que trabalhava no Google e pertencia a um dos restritos grupos que tem acesso às contas dos utilizadores.
Durante vários meses, David violou a privacidade de 4 adolescentes, vigiando os seus emails, chats, e até chamadas do Google voice.
Entretanto já foi despedido, mas fica o aviso à navegação... de que quem tem este tipo de acessos terá sempre que ser controlado para garantir que não abusa da sua posição. Esperemos que sirva para que o Google não "relaxe" nestes sistemas de controlo dos seus próprios engenheiros.
Internet Explorer 9 traz WebApps ao Windows 7
Com o IE9, a Microsoft pretende dar mais um passo no sentido das Web Apps no Windows 7. Aos poucos, aos poucos, lá vamos avançando no sentido que eu já disse há muito... (Desde o tempo em que dizia que o Chrome do Google ia chegar a sistema operativo, precendendo o anúncio oficial do Chrome OS em quase 1 ano?)
Twitter remodelado
Já era sem tempo. Nascido como um simples serviço de micro-mensagens, o Twitter evoluiu ao longo do tempo, sendo o fenómeno que todos conhecemos hoje.
Agora, a página web do Twitter prepara-se para receber um total remodelamento que a tornará bem mais prática de usar.
E até inclui atalhos via teclado - carreguem em "?" para ver... :)
A nova página irá ficando disponível para os utilizadores de forma faseada ao longo das próximas semanas. Mal posso esperar...
Impressão para iPad, iPhone e iPod Touch
Está a chegar a solução a uma das críticas que muitos utilizadores "profissionais" apontam ao iPad e demais dispositivos iOS: a impossibilidade de imprimir.
Quer se queira quer não, para muitas pessoas as impressões físicas ainda são algo indispensável, e a Apple prepara-se para resolver esse assunto com o AirPrint.
A partir de Novembro, com a chegada do iOS 4.2, o AirPrint estará disponível para o iPad, iPhone e iPod Touch, permitindo imprimir a partir desses dispositivos, via WiFi, sem chatices com "drivers" ou software extra.
Para além das impressoras compatíveis AirPrint, como as HP ePrint já existentes, o sistema permite imprimir de igual forma em qualquer impressora partilhada por um Mac ou PC.
Chave Mestra do HDCP descoberta?
Novamente se prova o quanto serviu todo o esforço, tempo perdido, e dezenas (ou centenas!) de milhões de dólares investidos nos "incrackáveis" sistema de protecção dos conteúdos em alta-definição: NADA!
Depois de o sistema ter sido crackado com relativa facilidade, as empresas tinham ainda o poder de revogar remotamente as chaves que fossem sendo descobertas - mesmo que isso em nada impedisse que os filmes em bluray circulassem livremente pela internet.
Mas agora, nem essa satisfação irão ter, já que os incansáveis hackers parecem ter descoberto a chave mestra do sistema de protecção HDCP... que humilha ainda mais o sistema já de si derrotado.
Para quando a sensatez de deixar de desperdiçar dinheiro nestes sistemas que apenas servem para angustiar os clientes que efectivamente pagam pelos conteúdos? Enquanto quem "pirata" fica com toda a conveniência e simplicidade de utilização sem chatices...
No aspecto das técnicas anti-pirataria, concordo em absoluto com o que aqui foi escrito: só servem para irritar quem, como eu, compra DVDs.
ResponderEliminarE então quando ainda vêm com o irritante clip-antipirataria, é a cereja no topo do bolo no que respeita a falta de consideração por quem pagou o DVD. Nessas situações, apetece-me ser do contra e ripar o DVD e coloca-lo online. Só não o faço por falta de pachorra.
Li há tempos uma coisa curiosa sobre estas questões de hacking às encriptações e protecções: a esmagadora maioria dos hacks são conseguidos, não à custa de grandes génios e complicadíssimos algoritmos matemáticos, mas sim pela utilização de métodos mais mundanos, como por exemplo a corriqueríssima inside information divulgada por ex-empregados das empresas de tecnologia que desenvolvem estes sistemas de protecção.
ResponderEliminarAxxantis heheh, tenho de te dar razao...
ResponderEliminarLembro-me de ter lido sobre os detalhes tecnicos do "mod chip" da Xbox 1 ha alguns anos atras e, embora nao perceba nada de electronica, o que descreviam era DEMASIADO obscuro para que alguem la tivesse chegado por reverse engineering... :o)
@Luis
ResponderEliminarO leak de informação poderá ser uma das fontes, mas olha que há mesmo quem se divirta a analisar centenas de linhas de comunicação dos chips para fazer mesmo o reverse engineering do que se está a passar.
É como tudo, o que é "obscuro" para muitos, é o "pão nosso de cada dia" para outros... :)
> Esperemos que sirva para que o Google não "relaxe" nestes sistemas de controlo dos seus próprios engenheiros.
ResponderEliminare kem vigia kem vigia? :P
The Matrix! :)
ResponderEliminar