2010/09/18

Super Hi-Vision na IBC


Um dos pontos altos da minha visita à IBC, foi a oportunidade de ver ao vivo aquilo que tinha apenas visto e lido na Internet: o Super Hi-Vision.

Numa altura em que os Portugueses só agora se começam a habituar à Alta-Definição (e muito há ainda por fazer... basta olhar para os canais nacionais), a NHK trabalha já no futuro da Alta-Definição.
Relembro apenas que, tal como a Alta-Definição "Full HD" - que vi inicialmente ser demonstrada há quase duas décadas atrás(!) - também este Super Hi-Vision é percursor de algo que apenas poderemos esperar daqui por muitos anos...




Espalhados pelo espaço de exposição da NHK, tinhamos várias câmaras Super Hi-Vision, que exibiam as suas imagens em ecrãs 4K de 58" (com um pixel pitch de apenas 0.33mm).



Embora os ecrãs de 4K estejam a mostrar uma imagem que é 1/4 da imagem total do Super Hi-Vision (7680 x 4,320 - mais de 30 Megapixeis! a 60fps) podem imaginar o que seja... já que é o dobro do que podem ver num ecrã Full HD!

Se acham que as imagens de um Bluray num televisor FullHD são espectaculares... pois... aqui estamos a olhar para autênticas fotografias!


Num dos ecrãs era exibido um stream em directo do centro de Amesterdão, transmitido via fibra óptica.


Apenas vos posso dizer que isto é daquelas coisas que... só vista! Estando "colado" ao ecrã, a nitidez continuava excelente, sendo possível ver todos os pequenos detalhes de cada pessoa que passava na rua...


No campo do áudio, o Super Hi-Vision dá igual salto de gigante. Esqueçam os sistemas de som 5.1 e 7.1 que se ouvem por aí... O Super Hi-Vision levanta a fasquia para uns impressionantes e megalómanos 22.2 canais de som!


Numa das demonstrações, eram utilizados Wiimotes para posicionar o som num espaço tridimensional. :)



Mas isto de ver 1/4 do que é o Super Hi-Vision, por muito impressionante que fosse, era apenas o aperitivo.
Numa pequena sala de cinema improvisada estava o ponto alto da demonstração: um sistema Super Hi-Vision "full-spec", com um projector com a resolução total 8K a projectar imagens num ecrã de 300" e as colunas "suficientes" para os 22.2 canais de som.


Ora... por muito que eu vos queira descrever o que é ver uma coisas destas em funcionamento... é impossível!
Mesmo a poucos metros do ecrã a definição é melhor do que a que podem imaginar. Esqueçam qualquer cinema digital que tenham visto (a grande maioria de apenas 2K, alguns poucos com a sorte de terem 4K).

As imagens mostradas são de um realismo impressionante. Ver a partida da maratona de Tokyo, com milhares de pessoas a correr na rua, e todas elas perfeitamente identificáveis e nítidas é uma experiência de outro mundo!

Depois foi tempo de ver um documentário sobre uma tradição japonesa, em que gigantescos troncos são cortados, transportados, e por fim montados por japoneses corajosos/loucos por uma ravina abaixo.

Novamente, é uma imersão total, visual e sonora que apenas pode ser "vivida" e não "descrita".


Como disse, demorarão décadas até que algo como isto se torne viável para todos nós... Numa altura em que as paredes de nossa casa possam servir de ecrãs. Mas, é algo em que já se está a trabalhar, e que será apenas uma questão de tempo até que chegue até nós, tal como a Alta-Definição actual o fez.

4 comentários:

  1. Não percebi uma coisa, o que são ecrãs com resolução total de 2K, 4K e 8K?
    A única referência que vi no texto é que um ecrã de 4K tem 1/4 de 30 Megapixels...

    ResponderEliminar
  2. @dk39

    As designações 2K/4K etc. são tradicionalmente usadas no cinema digital, referindo-se à resolução horizontal (já que a vertical dependeria da área de película a exibir, em função do "aspect ratio".)

    No caso do HDTV e equivalentes, como se trata invariavelmente de 16:9, a resolução vertical será facilmente calculada (horiz * 9/16).

    Curiosamente, no caso das TVs HD passa-se exactamente o oposto, o mais comum é referirem-se à resolução vertical (os 720p, os 1080p, etc.)

    Como estas tecnologias de super alta-definição já entram na área do cinema digital, estas referências são habituamente utilizadas para definir as resoluções (2/4/8K).

    ResponderEliminar
  3. Embora os ecrãs de 4K estejam a mostrar uma imagem que é 1/4 da imagem total do Super Hi-Vision (7680 x 4,320 - mais de 30 Megapixeis! a 60fps) podem imaginar o que seja... já que é o dobro do que podem ver num ecrã Full HD!

    Carlos, 4K não é o quadropulo do FullHD? pelo que fui ver ás definições na wikipedia, sim.

    ResponderEliminar
  4. Sim, isto de falar de resoluções é sempre "complicado".

    "Dobro" da resolução linear, implica "4x" mais resolução em área. :)

    ResponderEliminar