O azoto líquido (ou nitrogénio, como também é conhecido) é bastante famoso, não só pelo seu uso e abuso nos filmes, onde é capaz de tornar qualquer "inimigo" numa estátua quebradiça em segundo, como também pela comunidade de overclocking mais extrema, onde o seu frio intenso permite aos computadores funcionarem a velocidades bem acima do recomendado (como estas memórias a funcionar a mais de 3GHz.).
No entanto, uma pergunta se coloca - será que as coisas acontecem mesmo como nos filmes? O que aconteceria se mergulhassem a mão num recipiente cheio de azoto líquido à temperatura de -196ºC?
Nada como testar este cenário...
Como podem ver, desde que a exposição não seja muito prolongada, e devido à diferença de temperaturas extrema entre a mão e o azoto líquido, uma camada de azoto gaseificado forma-se momentaneamente em redor da mão, protegendo-a do frio extremo.
É precisamente o mesmo efeito que ocorre no caso inverso, quando mergulham a vossa mão em chumbo derretido.
Em qualquer um dos casos, se permancerem demasiado tempo, para que essa ténue barreira de protecção se dissipe... podem contar com uma séria queimadura - ou pior ainda - dizer adeus aos vossos dedos.
Como sempre, fica o aviso de que não devem tentar nenhuma destas experiências em casa!
OMG! Isso foi LINDO!
ResponderEliminar