2010/10/07

Nokia N8 como Computador de Bolso

Há muito que se imagina a possibilidade de chegar com o vosso smartphone a qualquer lado e o utilizar como "computador", ligado a um monitor e teclado e rato.

Pois bem, com um Nokia N8, podem fazê-lo já hoje mesmo. Ao contrário de outros equipamentos cuja saída de video apenas funciona em modos específicos, no N8 a saída HDMI reproduz exactamente o que têm no ecrã do aparelho (com upscaling da resolução de 640×360 para os 1280x720 do HD).

Ou seja, com um monitor ligado através de HDMI, e um teclado e rato bluetooth, têm um "computador de secretária" à disposição.

Sem dúvida uma funcionalidade interessante, e que sem dúvida se tornará cada vez mais comum no futuro.



O problema da Nokia parece ser estar (mais uma vez) à frente do tempo - e relembro os excelentes "tablets" N770 e seus sucessores... Gadgets de sucesso bastante limitado, e cujo "formato" é agora tão ansiosamente aguardado pelo público na forma de Tablets e Mini-Tablets Android.

5 comentários:

  1. Com estas mesmas funcionalidades, mas ainda mais "à frente do tempo" estava o meu "reformado" HTC Advantage ;)
    http://youtu.be/x94ENWiGrzg
    É lamentável ver soluções interessantes e extremamente úteis, que depois não têm continuidade nos produtos seguintes.
    Parece impossível, mas apesar de o Advantage ter sido lançado antes do iPhone original, ainda hoje é difícil encontrar no mercado um smartphone que o equipare em algumas das suas funcionalidades.

    ResponderEliminar
  2. Os geeks, techies ou como lhes quiserem chamar, deliram com estas funcionalidades. Mas o consumidor normal, que representa 80% da fatia de Clientes que todos os fabricantes perseguem, não quer saber destas coisas para nada. Isto são atributos com muito pouco de "deal makers". Em vez disto, as marcas devem centrar os seus esforços e a sua política de comunicação na usabilidade, na simplicidade de utilização, na capacidade que os seus produtos têm de oferecer o que as pessoas querem. Ninguém compra um telemóvel porque lhe pode ligar um teclado e um rato.
    Independentemente de se gostar ou não da Apple, deve-se estudar cuidadosamente o seu modelo, porque há muito a aprender com ela...

    ResponderEliminar
  3. Acho óptimo que as marcas fabriquem produtos para as massas e que ganhem muito dinheiro no processo, mas como geek que sou, também gosto de as ver lançarem de vez em quando um produto que me permita fazer de uma forma melhor aquilo que eu preciso ;)

    ResponderEliminar
  4. Só não entendi porque é que o homem disse no inicio que aquilo dava para ligar a um ecrã e um android não. Eu posso ligar o Galaxy à TV e fazer exactamente o mesmo que ele tá a fazer. E além de não precisar de nenhum cabo HDMI também não vejo o sistema a dar arrastado.

    Até parece que é novidade...

    ResponderEliminar
  5. @Zhead

    Não sei como se comporta o Android no "video out". Se assim for o caso, óptimo.

    Por exemplo, no iPhone/iPad, tens video out, mas o output não reproduz o que vês no ecrã; serve apenas para fazer output de filmes/fotos/apresentações, ou o que uma qualquer App implementar - ao estilo de um "ecrã secundário".

    ResponderEliminar