2010/10/27

Notícias do Dia

Correr Windows 3.0 no iPhone, o Playstation Phone, o tráfego de vídeo na internet supera o do P2P, um novo motor de busca tenta a sua sorte, micropagamentos no Paypal e muito mais.



Vídeo na Net supera o P2P


Mais uma previsão que acertei (só não acerto no euro-milhões, mas quem é que precisa quando tenho leitores como vocês? :)
Desde o tempo do traffic shaping anti-torrents - que ainda perdura em operadores como a Zon Netcabo, que publicita "fibra" e aumentos de velocidade; mas que depois vos limita essas "fantásticas velocidades" a ridículos 50 ou 100KB/s - que sempre disse: hoje massacram os P2P, e o que irão fazer quando for o vídeo a gastar mais banda?
E é isso mesmo que está a acontecer, segundo a Cisco, o tráfego de vídeo na Internet ultrapassou o tráfego P2P.
Qual será a resposta dos ISPs, começar a fazer shaping ao YouTube? (Como se já não bastassem as vezes em que os vídeos são vistos aos "solavancos".)
E bem podem imaginar o quanto isto irá aumentar no futuro próximo, com o salto para as TVs inteligentes ligadas à Internet e a Internet TV.
(Enquanto isso, até já há operadores a dizerem aos clientes que vejam os canais... nos sites web ilegais!)

Playstation Phone é Real


Parecia improvável, mas afinal parece ser mesmo real. O Sony Playstation Phone existe!
Embora até me tenha enagasgado ao ler a notícia... depois até vi que, finalmente, a Sony pode estar no bom caminho: é que este Playstation Phone é um Android, e até dispensa o uso dos Memory Stick em favor dos MicroSD!
Está mais que visto que o Android se tornará numa excelente plataforma de jogos... e se for por este caminho, apenas tenho que congratular a Sony por esta opção.


Emulador de DOS no iPhone... Foi-se!

Era previsível... o iDos tão depressa chegou à App Store, como rapidamente foi removido. (Mais um daqueles episódios de aparece-desaparece a que já estamos habituados.)


Mas sim, já há gente que se divertiu a instalar o Windows 3.0 no iPhone, e a jogar Warcraft II... :)


Paypal com micropagamentos

Eis uma notícia que poderá vir a dar jeito para futuros fundos: o Paypal vai ter um serviço de micropagamentos.
Considerando que actualmente, uma transferência de $1 paga no mínimo $0.33 de taxa (o que representa 33%!), há muito que era óbvio que era necessário algo novo para pagamentos de baixo valor.
Com este novo serviço as taxas são de $0.05 + 5% do valor - o que representa "apenas" $0.10 (10%) para uma transferência de $1. Bem melhor!


Blekko estreia a 1 de Novembro

O novo motor de busca, que aposta na faiclidade do refinamento das pesquisas, tem estreia pública agendada para 1 de Novembro. Vamos lá ver se conseguirá atrair os utilizadores... Blekko, brevemente num browser perto de si.

Curtas do Dia

5 comentários:

  1. A Playstation Phone é uma treta. O aparelho não possui qualquer hardware da PSP ou da Playstation e corre um Qualcomm MSM8655 a 1 Ghz, com 512MB de RAM e 1GB de ROM, com o Android. Onde é que está a playstation aqui excepto no facto de ter umas teclas com o quadrado, circulo, triangulo e x?

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas considerando que qualquer "Android" de jeito actual tem hardware mais potente que a PSP... agora é tudo uma questão de branding e conteúdos. :)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa28/10/10 10:53

    Primeiro foi o pendurar-se na Google aquando da apresentação da GoogleTV. Agora, este produto é "desvendado" um par de dias depois do final do walkman. Parece-me pleno de simbolismo este assumir pela Sony do final de uma era: a era da Sony enquanto grande empresa criadora de engenharia. É verdade que ainda há mercados onde mantém a sua aura, como as televisões. Mas a Grande Sony, aquela empresa das décadas de 70, 80 e ainda 90, desapareceu na maior parte. O que temos é uma empresa sem estratégia, sem chama, sem o brilho da criatividade que a fazia ser respeitada até pelos puristas da audiofilia.

    O que nos arriscamos a ver, daqui a uns anos, é um mero fabricante OEM com pouco a diferenciá-la de, por exemplo, uma HTC, a não ser um passado histórico.

    ResponderEliminar
  4. Tudo depende... É difícil comparar processadores dado que a PSP usa um risc ao qual estão associados dois FPU's auxiliares, sendo um deles 100% vectorial.
    Mas dados os grande avanços no rendimento dos CPU's até acredito que se passe as suas performances.
    Já no que toca à gráfica é mais fácil pois tudo se acaba por resumir às capacidades de output.
    E se uma PSP possuis um fill rate de 664 Megapixels/s e um output de até 33 milhões de poligono, os Android deixam muito a desejar.
    O Nexus One e o Galaxy S por exemplo, com o seu processador Qualcomm QSD 8x50 só possuem 133 Mega pixels/s e um output de 22 Milhões de triângulos (a atenção que acredito que estes valores são para o CPU dedicado a estes cálculos).
    É impossível teres aqui a potência de uma PSP.

    Já no novo telefone o processador MSM8655 as dúvidas ficam. Ao contrário do 8x50 onde a Qualcomm anuncia esses valores, aqui o texto é algo diferente:
    High-performance GPU - up to 41M triangles/sec and 245M 3D pixels/se with dedicated 2D Open VG graphics hardware

    Primeiro fala em 2D e não em 3D, depois fala em hardware adicional, não se percebe bem. Seja com for, este valores andam lá mais perto, e o fill rate até pode não ser problemático desde que o chip seja mais eficiente a não calcular zonas escondidas (o ponto forte das power vr do iphone e o seu tile rendering).
    Mas seja com for ficam a dúvida sobre se poderemos ou não esperar a potência de uma PSP e até uma eventual compatibilidade de títulos.

    ResponderEliminar
  5. @Mário

    Mas, há muito que sabes bem que não é o hardware que manda - e actualmente ainda menos - mas sim o que se faz com ele. :)

    Que me adianta ter um chip capaz de "mil biliões" de pixeis a andar no ecrã, quando depois só la posso jogar o Tetris, e o jogos de jeito afinal estão na plataforma concorrente, mesmo tendo 1/10 da potência teórica?

    No iPhone já temos o unreal Engine a rodar, nos Android deve estar para breve.
    (E no próximo ano, com os smartphones a começarem a terem 1Gb de RAM... as coisas começam a compor-se)

    Embora por outro lado, a escalada no hardware também significará maior desleixo por parte dos developers... (ter que por um jogo a correr em 256MB de ram, obriga a que se optimizem as coisas... com 1Gb... não tanto.)

    Mas, estamos numa altura em que já poucos se dedicam a esse tipo de coisas - e o que querem é usar um "engine" como o Unreal, que aceler o trabalho.

    ResponderEliminar