2010/10/08

UEFI Subsituirá BIOS em 2011

Podem comprar o computador desktop mais potente da actualidade, com dezenas de núcleos capazes de executar instruções a um ritmo de milhares de milhões por segundo, muitos Gigabytes de memória RAM, e vários Terabytes de espaço em disco.

No entanto, com todo este equipamento de última tecnologia, no seu coração permanece algo que sobrevive praticamente inalterado há décadas, desde o início dos computadores "PC compatíveis": a BIOS.


Responsável por tomar conta das operações nos momentos iniciais em que um computador é ligado (pesquisando pela placa gráfica, teclado, discos, etc.) a BIOS vai resistindo ao passar do tempo mas... parece estar prestes a fazer parte do "passado" da história dos computadores.

É que, por muitas alterações e evoluções (forçadas), a BIOS começa a ser insuficiente para as necessidades actuais.

Em 2011, os computadores deverão começar a surgir equipados com o seu sucessor: o UEFI.
Este sistema muito mais moderno permite que, logo desde o momento inicial, o sistema seja capaz de detectar eficazmente o hardware existente - sem necessidade de emulação de dispositivos obsoletos como as disquetes - ou até o funcionamento via um touchscreen sem necessidade de um teclado para configuração inicial (já para não falar da gestão remota via rede, mesmo sem qualquer sistema operativo instalado.)

Como benefício adicional, este UEFI deverá permitir tempos de arranque muito mais rápidos - já que reduzirá o actual tempo gasto pela BIOS (que por vezes chega a ser mais de 20 segundos!).

5 comentários:

  1. Filipe Correia8/10/10 10:32

    Os pc's comprados agora - e também os antigos - iram ser actualizados ou será uma nova era...

    cumps

    ResponderEliminar
  2. @Filipe
    Alguns poderão receber actualizações... Mas na maior parte dos casos os "actuais" ficam como estão, e isto surgirá nas novas motherboards.

    ResponderEliminar
  3. Eu bem insisto que o problema da velocidade está no software e não no hardware... mas ninguém me liga. Mais uma no bom sentido. E cá espero (bem sentado) por um windows programado em assembler de raiz!

    ResponderEliminar
  4. Experimenta a imagem do QNX que eles têm no site. :)

    ResponderEliminar
  5. Quando a Apple lançou o BootCamp nos Macs com Intel, tinha lá na página algo meio a gozar que o Windows ainda estava preso à velha BIOS enquanto os (na altura) novos Macs já tinham EFI… 5 anos depois lá se começa a ver alterações nos PCs…

    ResponderEliminar