2010/11/08

Novo ZON Videoclube, MyWay e Traffic Shaping

A ZON tem agora alguns novos serviços para os seus clientes:

Videoclube ZON Renovado

A navegação do novo videoclube é agora feito com base em imagens, proporcionando um navegação mais simples e rápida.

Para além dos conteúdos organizados por temas (filmes, séries, desporto, Kids, e música) temos também acesso directo aos destaques, novidades e conteúdos mais vistos. Conta ainda com uma categoria "Deu na TV" onde se podem ver, de forma gratuita, os conteúdos
transmitidos recentemente nos canais.

A pesquisa pode ser realizada por Título e/ou Actor/Realizador, apresentando como inovação a possibilidade de escrita directa a partir das teclas numéricas do comando; e podem ver os mais de 4000 títulos disponíveis no catálogo do ZON Videoclube.


ZON MyWay

Para além do novo videoclube, a Zon anunciou também uma parceira com o MyWay - o maior serviço nacional de streaming de música.
Disponibilizando dois modos de acesso: grátis e pago; este serviço permite aceder ao vasto catálogo musical de várias editoras (Universal Music, Sony BMG, etc.)

Se por um lado é bom ver a chegada deste tipo de serviços às TVs, por outro lado faz-nos repensar se os valores actualmente pagos mensalmente estarão ajustados ao serviço prestado.


Traffic Shaping na ZON com novo Horário

Por exemplo, relembro que a ZON tem estado sob constantes queixas de clientes com "pseudo-fibra", com clientes que não conseguem mais que 4 ou 5 Megabits.

Zon 50Mbits ou 5Mbits???

Até eu, que até aqui não tinha grandes razões de queixa tenho notado diferenças:

Se até aqui o traffic shaping da zon relativamente aos torrents era aparentemente desligado das 0h00 até às 09h00, eis que já reduziram esse horário.
Agora as "torneiras" abrem apenas às 02h00 da manhã.

Ou seja... não obstante pagar um serviço mensal... o mesmo só é integralmente fornecido - quando o é - 7h por dia... (e isto para quem tem sorte - já que em muitos casos os megabits "vendidos" nunca são cumpridos, 24h por dia.)

Como sempre, pior de tudo é o facto de tais horários não serem sequer públicos, com a ZON a preferir tratar os clientes como ignorantes, e negando toda e qualquer "interferência" com os dados dos cliente.

9 comentários:

  1. @traffic shaping: Eu acabei de mudar da internet da ZON (20Mb) para a Vodafone móvel (7.2Mb) (zona do Cacém). A razão deveu-se a querer ter net móvel e o chupa-chupa oferecido pela Zon para móvel ser só o pauzinho, com um plafond de 100Mbytes por mês (dá para 10 minutos de internet variada).
    Estou à espera da pen da Vodafone, que por acaso até permite 14.4Mb. Enquanto ela não vem, tenho operado num sabonete de 3.6Mb.
    O que tenho constatado: A navegação em sites está identica. O youtube nota-se que carrega mais lentamente, mas sempre acima da velocidade de visualização, e num número de videos muito maior (a ZON era mais rápida, mas muitos videos soluçavam, ou seja, era rápida nuns e noutros demasiado lenta). Finalmente, os torrents estão mais rápidos !!!?!?!!
    Isto com um modem de 3.2Mb. E tinha 20Mb, que, pelo que constato agora, não passavam de 3.6Mb. E tenho internet móvel.

    Conclusão: a experiência de utilização melhorou. Onde noto mais lentidão tem sido mesmo na velocidade de download do youtube, mas como na realidade não afecta a visualização, não interessa.
    Agora só estou à espera de ver o que acontece quando chegar aos 5GB, pois é suposto a partir daí a velocidade descer dos 7.2 para... 3.6Mb.

    ResponderEliminar
  2. Acabo de fazer um actualização da minha ZON box, agora os menus são pretos de resto parece tudo igual.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso na ultima semana o que notei foi que deixei de ter TS. Estou a sacar a velocidades , por torrent, na ordem dos 2mb/s, com fibra 50mb em pleno dia. Não sei se será apenas da minha zona...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Qualquer cliente noutro ISP com 20mb de sincronismo saca a essa velocidade...

    vê lá se não estás a ser roubado, pagando por pseudo-fibra!

    ResponderEliminar
  5. Ainda ontem actualizei a minha Zon box e ficou tudo na mesma. É preciso fazer algo mais que desligar e ligar o caixote?

    ResponderEliminar
  6. Se as pessoas estão insatisfeitas devem mudar. Só assim a ZON mudará de atitude (e mesmo assim nãõ sei). Desde que tenho vodafone adsl é sempre a bombar. Só tenho o serviço de NET e dispenso o de TV.

    ResponderEliminar
  7. Só para acrescentar o TS da ZON depende do PUA, ou seja, no início do mês podem sacar a grande velocidade a qq hora. Quando sacarem X (ainda não percebi quanto é necessário 100Gigas tlv) o vosso mac address é passado para a lista de TS e passam a só ter velocidade no horário "happy".

    ResponderEliminar
  8. @Mori

    Faz sentido sim, pois não tenho sacado nada daí achar que não existe TS de momento.

    ResponderEliminar
  9. Não me lembro de ter feito nenhuma actualização à zonbox mas já tenho os menus novos, extremamente rápidos ( not ) e com algumas funcionalidades extraordinárias ( reboot da box caso queira ver o sangue fresco no MOV - deu na tv ) .
    A prova em vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sw86D4o0rKM .

    Gostei do facto de ter alguns episódios do mith busters apesar de estarem com as legendas todas ratadas, dava para ver.

    Quanto ao traffic shapping, deixou de ser claro, na minha zona. Tenho alturas que está estupidamente rápida e outras estupidamente lenta. Não relacionei com horas especificas.

    ResponderEliminar