2011/01/02

GPS Emocional para Condutores

Não é nenhum seggredo que muitas pessoas se transformam por completo quando estão ao volante, tornando-se em condutores enfurecidos à mínima provocação.


Foi isso mesmo que levou o Prof. Peter Robinson da Universidade de Cambridge a desenvolver um sistema de navegação capaz de detectar as emoções dos condutores.

Através do reconhecimento de expressões faciais e do tom de voz, os investigadores dizem que o sistema - que neste momento consiste numa cabeça robótica que serve de acompanhante ao condutor - é capaz de reconhecer como o condutor se sente, com uma fiabilidade de 70% - podendo reagir de acordo com esses dados, para tentar amenizar a situação.
Eventualmente, o sistema poderá até interagir com os restantes sistemas do veículo, reduzindo o volume do rádio ou evitando dar instruções repetidas, naqueles momentos em que "tudo incomoda".

1 comentário:

  1. Dos_Passos2/1/11 22:30

    Uma coisa destas dava jeito era para indicar onde há um lugar para estacionar.
    Bem melhor do que, quando quero estacionar no primeiro lugar vago, ouvir a minha mulher dizer: "Continua, continua, há-de haver um lugar lá mais adiante. Para estacionar aqui mais valia ter deixado o carro em casa".
    Que nervos que isso me dá.

    ResponderEliminar