2011/01/16

HiJack - Usando o Jack Áudio para Input no iPhone


Longe vão os tempos em que um smartphone estava fechado em si mesmo e isolado do mundo em seu redor. Hoje, para além das múltiplas formas de comunicação (3G/WiFi/Bluetooth/etc.) um smartphone tem uma panóplia de sensores que lhe permitem saber a temperatura, nível de luminosidade, posição no planeta via GPS, movimentação e orientação via acelerómetros e giroscópios, e até barómetros!

Mas não se pense que as coisas irão ficar por aqui... há quem já tenha anunciado sensores que permitirão detectar o batimento cardíaco, pressão arterial, e muito mais! Um smartphone torna-se cada vez mais num autêntico dispositivo multi-sensorial capaz de detectar tudo o que se possa imaginar.

No entanto, nem sempre é simples usar equipamentos "fechados" como o iPhone para processar sinais proveneniente de módulos externos. E é por isso que este HiJack recorre a uma solução engenhosa: usar o o jack áudio do iPhone para permitir ligar pequenos sensores ao iPhone.


A alimentação é fornecida pelo próprio iPhone, pelo que o sistema dispensa qualquer alimentação exterior, simplificando bastante a sua utilização.

Um sensor deste tipo poderá custar apenas uns poucos dólares, se construído em quantidade. E como se poderá imaginar as potencialidades estão limitadas apenas pela vossa imaginação!

Que tipo de uso é que vocês dariam a algo deste tipo? :)


Hijacking Power and Bandwidth from the Mobile Phone's Audio Interface - Integrated Prototype from Thomas Schmid on Vimeo.


[via Ars]

1 comentário:

  1. pressão arterial era uma delas, com desmultiplicadores de frequência e divisores de tensão sem dúvida dá para fazer um osciloscópio A+ B na boa.

    ResponderEliminar