2011/02/04

Notícias do Dia

Para além de vos agradecer a participação no nosso inquérito "censo 2011" (já participaram?;) temos muitas e boas novidades: o nosso Roomba já cá está; a Samsung nega oficialmente a devolução excessiva dos Galaxy Tabs; o novo data center da PT; uma aliança Nokia-Microsoft; os Google Doodle Portugueses; e muito mais.
(E não se esqueçam que amanhã temos encontro marcado na festa de lançamento do KDE no Porto - apareçam! ;)


O nosso Roomba já chegou


O Roomba 555 que nos foi gentilmente oferecido pela CleverHouse já chegou e irá ter honras de análise aprofundada para determinar até que ponto se justificará (ou não) gastar algumas centenas de euros nestes curiosos assistentes robóticos que nos ajudam a manter a casa limpa.
A única indecisão agora é saber se a análise será publicada aqui ou na Alegre Casinha... decisões, decisões... :)

Galaxy Tab não tem sido Devolvido
A Samsung já veio dizer publicamente que o número de devoluções do Galaxy Tab indicado num relatório de uma empresa americana como sendo de 16% é completamente falso, e que a taxa de devoluções se situa dentro da normalidade para este tipo de equipamentos, sendo inferior a 2%.

O comunicado oficial sendo:
"No seguimento dos dados divulgados pela empresa de estudos de mercado americana sobre a taxa de devolução do Samsung Galaxy Tab nos Estados Unidos, a Samsung Electronics Mobile Communications Business indica que esta está abaixo dos 2 por cento."
O ideal mesmo seria ter o Galaxy Tab a preço mais acessível... Isso é que era! :)


iOS 4.3 prestes a chegar?

A funcionalidade de hotspot (sob controlo dos operadores) e a subscrição de "assinaturas" para revistas digitais serão as principais novidades desta actualização para o iOS 4.3, que pode chegar já a 13 de Fevereiro, num evento que poderá ser marcado também pelo o anúncio oficial do iPad 2.

Seja como for; espero bem que a Apple tenha bastantes trunfos na manga, já que o iOS começa a precisar de um "facelift" rejuvenescedor (preciso falar novamente nas notificações?), para não parecer que anda agora a tentar apanhar um Android que avança cheio de balanço.


Aliança Nokia-Microsoft?

Novos rumores de que a Nokia e a Microsoft se poderão aliar, passando a Nokia a oferecer (também) equipamentos com o Windows Phone 7.
Por muito improvável que possa parecer, parece-me que não seria uma medida assim tão irrealista.
A Nokia continua a perder quota de mercado, e parece não estar preparada para lançar um mobile OS "pronto a usar" a curto prazo, enquanto que a MS tem um Windows Phone 7 que apresenta uma base sólida para os próximos tempo... faltando apenas ganhar quota de mercado para tornar esta plataforma auto-sustentável e atractiva para os developers.

E por falar em Nokia... amanhã tenho uma grande notícia para todos os que tiverem Nokias com acesso à Ovi Store (que segundo os dados neste momento do nosso inquérito, são quase meia-centena dos leitores que por aqui passam. ;)


250 mil utilizadores "roubados" ao Facebook

Se derem com os vossos dados num site de encontros online, não fiquem a pensar que têm problemas de memória. É que o duo responsável pelo site Lovely-Faces  resolveu "roubar" as fotos e dados de 250 mil utilizadores do Facebook.
O Facebook diz que isto vai contra as suas políticas de utilização... mas o que é certo é que os "artistas" podem argumentar que estão a fazer apenas o mesmo que o próprio Mark Zuckerberg fez nos tempos do seu FaceMash.
Felizmente, este Lovely-Faces não é um site "real" de online-dating, mas serve sim para chamar a atenção para a necessidade de dar mais atenção à forma como os dados pessoais são fornecidos e partilhados no mundo online.
Uma questão que recorrentemente tem trazido o Facebook para as páginas das notícias - como o anúncio de que pretendiam disponibilizar os dados telefónicos dos seus utilizadores aos developers, que mereceu atenção especial por parte do Congresso Norte-Americano.


Novo Data Center da Portugal Telecom na Covilhã

A Portugal Telecom vai criar um dos maiores Data Center da Europa na Covilhã. Com 45 mil m2 e com capacidade para mais de 50 mil servidores, este novo data center irá permitir à PT acompanhar a crescente necessidade destas infraestrutras para um mundo cada vez mais dependente da "cloud".

O novo data center será também uma referência mundial em termos de eficiência energética, graças à criação de um parque eólico adjacente com 28 torres, que permitirá poupar cerca de 40% do consumo energético e milhares de toneladas anuais de CO2.

Enquanto isso, há quem especule sobre o hardware usado novo mega-data-center da Apple, com alterações feitas à medida e que supostamente oferecerão uma maior eficiência.



Google Doodles Portugueses

Depois do 25º aniversário do Vitinho, o Google volta hoje a celebrar um aniversário de alguém bem conhecido de todos os Portugueses: Almeida Garrett.


Curtas do Dia

5 comentários:

  1. Os Google Doodles são mundiais? Ou só aparece cá em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. já é possivel por o CyanogenMod 7 (Android 2.3 Gingerbread) Disponível para o Galaxy Tab http://bit.ly/fvHjcX

    ResponderEliminar
  3. @metRo_

    Há doodles mundiais, e há outros nacionais, como foi o caso destes.

    @JoaoSanto

    Boas notícias sem dúvida... agora só falta o Gingerbread. ;)

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos5/2/11 00:14

    De maneiras que é assim, o iOS 4.3 pode chegar a 13 de Fevereiro e sabe-se lá quando é que fica disponível o jailbreak para ele.

    A 4 de Fevereiro saiu o Greenpoison RC5 que permite o jailbreak do 4.2.1.

    Por isso, o melhor é fazer a actualização para o iOS 4.2.1 e fazer o jailbreak, senão um dias destes o iTunes só dá iOS 4.3.

    ResponderEliminar
  5. A Samsung não tem lojas de venda de equipamentos por si fabricados.
    Como tal não sabe quantos foram devolvidos pelos compradores.

    O estudo foi feito directamente em lojas. Esses serão os nºs das devoluções.

    ResponderEliminar