2011/02/24

Notícias do Dia

Um futuro onde as conversões eléctricas são mais eficientes, os novos MacBook Pro da Apple com Thunderbolt, Chrome com Apps em background, a chegada do Tablet Motorola Xoom às lojas, o regresso ao Windows no Ministério Alemão, LCDs vs OLEDs, e mais ainda.


Chrome com Apps em Background


O Chrome cada vez mais se assemelha a um "sistema operativo" (sem dúvida por virtude dos genes que partilhará com o Chrome OS) e agora passa a contar com Apps a correr em background.
Isto permitirá que as Apps possam manter uma comunicação com um servidor remoto, por exemplo para receberem mensagens ou efectuarem actualizações periódicas, permitindo que os developers e empresas criem novas funcionalidades e serviços.
Espero é que não seja sinónimo para que o Chrome fique cada vez mais lento, já que actualmente me parece estar a ficar cada vez mais "encravado" enquanto está a abir novas páginas...


Motorola Xoom já à Venda

Com o Motoroal Xoom a chegar finalmente às lojas nos EUA hoje, temos "concorrente" para o iPad, que até aqui continuava a ser um dos poucos tablets efectivamente à venda no mercado.



As primeiras impressões parecem ser consensuais (Scobeleizer, Kevin Tofel, Walter S. Mossberg) de que este Tablet, e o Android 3.0 Honeycomb, têm realmente coisas muito boas... mas sofrem também de alguns problemas de juventude.
Outro dos factores é o preço ($799) e a falta de um modelo mais económico que pudesse competir com o iPad de $499.
Por último... muitas das grandes vantagens desta nova geração de Tablets Android serão certamente minimizadas assim que a Apple apresentar o próxima geração do iPad - que se pensa vir a acontecer já na próxima semana.

Outra das coisas que me poderá fazer pensar duas vezes os potenciais clientes deste Motorola Xoom... o aparelho irá receber um upgrade para "4G" durante os próximos meses, fazendo com que os actuais donos tenham que ficar sem ele durante 6 dias enquanto é actualizado.
Vocês comprariam hoje algo que nos próximos meses teriam que mandar para a fábrica por uma semana?

(Entretanto, e como não poderia deixar de ser na terra do Tio Sam, já há processo em Tribunal por causa do nome Xoom.)


Ministério Alemão abandona Linux

Parece que o Ministério Alemão vai regressar ao Windows XP depois de ter experimentado Linux. Parece que por trás desse motivo estão os utilizadores descontentes (ou deveria dizer "mal-habituados"?) com o interface "diferente" - acompanhado certamente pela habitual dose de resistência à mudança.

Quanto a mim, é a prova mais que evidente que durante o processo de aprendizagem - especialmente nas gerações mais jovens - lhes seja dado a conhecer os diferentes sistemas operativos existentes. Para que fiquem mais acostumados às "diferenças".

O que vale é que cada vez mais caminhamos no sentido da "web"... e em muitos casos, o sistema operativo passará a ser irrelevante... e o que interessa é que tenha um browser. :P


LCD LG Nova vs SuperAMOLED e Retina Display


Eis um vídeo que mostra o novo LCD "Nova" da LG face ao LCD do iPhone 4 e ao SuperAMOLED de um Galaxy S.
Supostamente, este novo LCD é 50% mais luminoso que os restantes, e gasta metade da energia de um AMOLED a mostrar um ecrã branco.





Curtas do Dia

3 comentários:

  1. O Xoom nos EUA tem uma versao so com Wifi mais barata por 600$.

    ResponderEliminar
  2. "Ministério Alemão abandona Linux"

    Politica meu caro, apenas e só. Não te esqueças que em 2009 mudou a cor dos politicos, e esta decisão foi tomana em 2010. Parece que lá como cá esta classe tem o mesmo nível, a mesma escola e as mesmas práticas.

    ResponderEliminar
  3. Segundo reparei hoje, após o anuncio do galaxy 10.1, o Galaxy tab desceu cerca de 130 eur...

    ResponderEliminar