2011/03/30

Drivers Nvidia com Notificação de Actualizações


É uma daquelas coisas que mais me irrita no Windows, a multiplicidade de programas que independentemente tratam das suas verificações de novas versões para se actualizarem. Para quem estiver habituado a outras plataformas (como Linux, por exemplo), onde tudo isso é tratado e centralizado num único local, isto torna-se ainda mais... arcaico!
(A mim chateia-me, por exemplo, ter coisas como um processo "jusched", que tenta continuamente estar em memória, apenas para ver se saiu um update de Java, quando calhar!)

Mas pronto, a notícia é que a partir da release 270 a Nvidia vai passar a ter também esta opção nos seus drivers, permitindo saber quando há novas versões.

Esta funcionalidade pode ser desactivada, ou configurada de acordo com o nível de interesse do utilizador (desde uma vez por dia, a uma vez por hora!).

Vamos lá ver se com o Windows 8... passam a copiar a concorrência e a fazer as coisas em condições...

4 comentários:

  1. Cum caneco, mas que post agressivo :D

    ResponderEliminar
  2. Ha uma razao simples para a Microsoft nao gerir as actualizacoes: eles nao sao um repositorio de todas as aplicacoes que existem para o SO deles :oP...

    Mesmo numa distribuicao Linux, se instalares o pacote manualmente, o package manager nao ira informar-te sobre updates pelo que acho que este post nao fez muito sentido amigo ;o)

    Abraco,
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  3. @Luis
    Não são um repositório, nem precisavam ser. Bastava apenas fazerem um sistema à semelhança do que tens nos Linux.

    Trata-se apenas de ter um ponto central de gestão de updates; em vez de ter "dezenas" de programas, cada um por si.

    Aliás, isso é ainda mais incongruente pois, por um lado tens o Windows Update; depois tens o Games for Windows updates; e sei lá que mais.

    E nos linux, mesmo se instalares manualmente - podes (quase sempre) adicionar o repositório do developer e simplesmente esquecer os updates, que passam a ser feitos/geridos da mesma forma de sempre. É apenas isso que está em causa.

    Se há coisas que o Windows pode ter de bom; também há outros aspectos onde poderia melhorar - e este é um deles.

    (Depois haveria a questão de se os programadores implementariam isso ou não: tal como o raio do javaupdate - que deveria simplesmente adicionar uma tarefa ao scheduler do Windows, em vez de estar ali sempre a ocupar espaço estupido - mas isso é outro assunto.)

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo contigo quando dizes que e uma BOSTA ter aplicacoes a correr so para ver se ha updates (em vez de 1 simples tarefa agendada)! Mas nao concordo quando falas da "semelhanca do que temos no Linux".

    Quem faz a gestao dos pacotes e o package manager. E faz isso de uma forma muito simples: tens 1 repositorio com todas as aplicacoes disponiveis e ele verifica se ha versoes mais recentes (e quais as dependencias entre elas) e faz a actualizacao para ti.

    Ou seja, isto nao e um problema do Windows mas sim, na minha opiniao, dos vendors de software (ou, na pior das hipoteses, de ambos).

    A Microsoft tem o seu sistema de updates, a unica inovacao que poderia trazer aqui e, como tu dizes, standardizar esse sistema para que haja um metodo bem definido que "third party vendors" possam usar para si mesmos (i.e. para apontarem para os seus proprios repositorios).
    Mas e claro que a Microsoft se recusa a isso porque diz "voces tem as scheduled tasks, usem-nas" lol... :oD

    Ja agora, isto nao e apenas problema no Windows, no Mac acontece a mesma coisa.

    Abraco,
    Luis Miguel

    ResponderEliminar