2011/03/22

Notícias do Dia

A Apple a meter a "colher" entre marido e mulher graças ao iPad 2, um Galaxy Tab de 8.9" com um interface alterado pela Samsung, uma multa histórica do Google em França, a chegada do Firefox 4.0, a App Store para Android da Amazon, deverá o software ser obrigado a ter a "qualidade" anunciada? E muito mais... no dia em que o nosso fundo do iPad 2 se revelou ser de enorme sucesso! :)


Apple dá iPad 2 a Marido


Uma história que, a ser verídica, mostra bem a forma como a Apple consegue usar o marketing a seu favor.
Aparentemente, todos os iPads 2 devolvidos têm que ser acompanhados de um "motivo".
Quando um deles foi devolvido com a justificação de que "a esposa disse que não", o caso foi subindo de escalão até chegar a alguém que terá decidido oferecer um iPad 2 ao marido desconsolado, com um papelzinho a dizer "A Apple disse que SIM".

Diz-se que entre marido e mulher não se mete a colher... Mas já estou a imaginar muitos casais a tentarem usar a mesma táctica para ficarem com um iPad 2 de borla. ;)


PlayBook com preços igual ao iPad 2


Pode chegar ao mercado depois do iPad 2, mas pelo menos a RIM demonstra estar empenhada em entrar no mercado dos tablets ao anunciar que o seu BlackBerry PlayBook irá ter preços iguais ao do iPad 2. Ou seja, o modelo de 16GB com WiFi encontra-se na mítica barreira dos $499 que tanto serve de publicidade ao pessoal do marketing...


Galaxy Tab de 8.9" com Interface Samsung


Parece que a Samsung não recebeu o comunicado do Google onde dizia estar interessada em que os futuros Android disponibilizassem o interface "de origem". Aparentemente, o seu novo Galaxy Tab de 8.9" irá ter um interface "Live Panel" desenvolvido pela Samsung e que correrá sobre o Android Honeycomb.
Não é segredo nenhum que não sou grande apreciador deste tipo de coisas, mas... até mexer num ao vivo dou-lhes o benefício da dúvida...

Samsung Domina o mercado Android

Segundo os dados de 2010 da GFK, a Samsung Electrónica Portuguesa é a marca líder em vendas de smartphones com sistema operativo Android atingindo 39% de quota de mercado em valor.
Não me admira nada, considerando que o Galaxy S marcou um importante ponto de viragem na oferta de smartphones Android altamente apetecíveis - e que agora são seguidos pelos vários Galaxy Tab, e em breve pelo Galaxy S 2.


União Europeia quer Software com Garantia

Uma polémica medida vai a votos no próximo dia 24, visando responsabilizar as companhias de software pelas eventuais falhas nos seus produtos - tal como acontece em todos os outros produtos.
Ora, se por um lado é verdade que não se pode comparar um complexo programa de software a um produto como um "martelo"; por outro lado acho muito bem que as empresas sejam obrigadas a ter mais atenção ao software que mandam cá para fora.
Veja-se por exemplo o caso dos videojogos, onde muitas vezes são lançados programas semi-acabados, cheios de falhas e bugs, e que os utilizadores poderão eventualmente ver resolvidos apenas passados meses ou anos, por via de patches.
Isso é inadmissível... e parece-me apenas lógico que, salvaguardando a possibilidade dos programas falharem devido a causas externas, os mesmos sejam obrigados a funcionar sem erros tal qual são anunciados. Na quinta-feira saberemos que tal correu esta votação.

Chrome Anti-memória

Deparei-me hoje, pela primeira vez, com este aviso do Chrome: "Script na página usou muita memória. Faça reload para o reactivar."
Ora aqui está um caso do que devia ser feito em todos os casos - e que vem no seguimento da notícia anterior sobre a qualidade do software. Não é muito melhor ter um aviso deste tipo, e parar o "infractor" do que simplesmente deixar o sistema ficar sem memória até encravar?


Amazon App Store para Android


Por enquanto disponível apenas nos EUA, e no dia em que fechou as portas a um serviço de empréstimo de eBooks, a Amazon lança-se ao ataque do Android com a sua própria App Store.
Uma App Store que tenta cativar developers e clientes usando algumas técnicas bem interessante:

  • oferecer uma App paga diariamente
  • recomendar Apps com base nas vossas compras da Amazon
  • experimentar Apps no browser antes de as comprar
  • comprar com um só clique

No entanto, se este nome vos parece vagamente familiar... não são os únicos. A Apple está a processar a Amazon pelo uso da AppStore.


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. caso a medida da UE for aprovada e se fosse levada à prática seria impossivel de a cumprir.

    Na prática é impossível dar essa garantia. Mesmo dando um nível não absoluto, a quantidade de testes necessário é de tal maneira grande que os pequenos estariam lixados e os grandes afogados... haveria uma disrupcao do mercado caso isso fosse levado à letra. Burocracias como sempre.

    ResponderEliminar