2011/05/20

Análise ao Samsung Galaxy S 2


Eis o momento pelo qual muitos aguardavam: o Samsung Galaxy S 2 já chegou às nossas mãos há algum tempo e poderão agora ficar a saber com que o podem esperar deste novo topo-de-gama Android que tenta continuar a tradição do seu bem sucedido antecessor, o Galaxy S.

Relembro apenas que o Galaxy S foi um modelo que - para mim - se tornou num marco importante na plataforma Android, sendo um dos primeiros modelos que me faria considerar começar a usar um Android como equipamento principal em detrimento do iPhone.

Portanto, se tal era assim na altura... poderão imaginar as expectativas para este Galaxy S 2!



O Samsung Galaxy S 2


Tratando-se de um modelo de teste, nem sequer recebemos a caixa ou acessório com que este Galaxy S 2 será vendido no mercado nacional, mas... o que nos interessa mesmo é o equipamento em si, pelo que não... vamos lá ver o que tem este novo Galaxy para oferecer.

  • CPU Dual-core 1.2GHz ARM Cortex-A9 proccessor, Mali-400MP GPU, Orion chipset
  • Ecrã SuperAMOLED+ de 4.3" (800x480)
  • 1GB de RAM
  • 16/32GB Flash
  • Câmara de 8MP (3264x2448 pixels, autofocus, LED flash)
  • Câmara frontal de 2MP
  • Gravação de vídeo FullHD 1080p (30fps)
  • GPS, Acelerómentro, Giroscópio, Sensor de Proximidade, Bússola digital,
  • WiFi N, WiFi Direct, Bluetooth, DLNA
  • HSDPA, 21 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps
  • Dimensões 125.3 x 66.1 x 8.5 mm
  • Peso 116 g
  • Android 2.3.3

O destaque vai obviamente para o "trio de ataque": o CPU dual-core a 1.2Ghz; o ecrã SuperAmoled Plus, e a câmara de 8MP com vídeo FullHD.

Uma estranha ausência é o NFC - há mercados que vão receber este Galaxy S 2 com NFC, enquanto noutros (como o nosso) isso parece estar ausente. Neste modelo, o NFC não estava presente - mas teremos que esperar pelos modelos oficiais para saber como será no modelo "oficial" para o mercado nacional.


Primeiras Impressões


Para além das suas dimensões, no limite do que me parece aceitável para um smartphone, a primeira coisa "estranha" que se sente quando se pega no Galaxy S 2 é... o seu peso.

Com pouco mais de 100g, o Galaxy S 2 é surpreendentemente leve. No entanto, essa leveza em nada afecta a sensação de qualidade e rigidez extrema deste equipamento.




A Samsung optou por abandonar a ficha USB no topo, escondida por uma patilha, que existia no Galaxy S original, colocando-a agora na parte inferior e sem nenhuma protecção - uma opção que me parece bem mais sensata e prática de utilizar.

De resto, temos a ficha para os headphones na parte superior, e o habituais botões de "power/sleep" e volume. Todos com um toque e feeling bastante agradável.

Na parte frontal, um botão táctil de home, acompanhado por dois botões touch para os "settings" e "back" retro-iluminados (que permanecem invisíveis a maior parte do tempo: embora as opções de iluminação sejam configuráveis). De origem, os botões iluminam-se por alguns segundos sempre que se toca neles.


O Ecrã SuperAMOLED Plus



Se o Galaxy S original impressinou muitas pessoas graças ao seu fabuloso ecrã SuperAMOLED, o S 2 vai ainda mais além com o seu SuperAMOLED+ que resolve o problema do padrão PenTile que causava alguns efeitos "estranhos". Agora, o Galaxy S 2 está imune a isso pois o Super AMOLED Plus usa precisamente o mesmo número de subpixeis para todo e cada pixel exibido.

E o resultado... tem que ser visto ao vivo para ser apreciado, com cores vibrantes e profundas, ao mesmo tempo que os níveis de preto são... assombrosos.

Esperemos que a Samsung tenha capacidade de produção para aguentar com todos os que quiserem um ecrã destes! :)


A Câmara


Ambas as câmara do Galaxy S 2, a principal de 8MP e também a frontal de 2MP, são excelentes e arrisco-me a dizer que serão a nova referência na classe. A App da câmara foi modificada pela Samsung, contando com os inúmeros modos habituais nos seus equipamentos (detecção de sorrisos, panorâmicas, efeitos especiais, etc.), e conta ainda com inúmeras configurações adicionais (sensibilidade, flash, modos de cenas, sensibilidade, focagem, exposição, etc); e incluindo também a possibilidade de criar atalhos para as funções que mais utilizarmos.

(Noutro pormenor que revela a atenção ao detalhe, a câmara adapta-se correctamente a qualquer que seja a orientação utilizada, horizontal, vertical, para um lado ou para o outro).

Refira-se ainda que os frequente atrasos que encontramos noutros Androids quando se arranca e utiliza a câmara, aqui são completamente inexistentes: tudo se passa à velocidade com que carregamos no ecrã, sem nunca termos que esperar pelo Galaxy S 2.

O flash é potente quanto baste, e pode ser usado como iluminador mesmo quando se grava vídeo.

Quanto ao vídeo... o Galaxy S 2 prova que é perfeitamente possível ter uma câmara FullHD num smartphone. A qualidade é bastante boa, pecando apenas pelas limitações do tipo de sensor usado, com um efeito de rolling shutter bastante pronunciado que reduz drasticamente a qualidade em filmagens em movimento. Aliado ao baixo peso do Galaxy, as filmagens surgirão frequentemente com muitos "tremeliques".
(Tendo um giroscópio, talvez fosse possível implementar um sistema de estabilização de imagem... ;)

À semelhança do que acontece noutros equipamentos, o ângulo de captação da imagem é bastante diferente conforme se esteja em modo foto ou vídeo. Ou seja, quando estamos a gravar vídeo, estamos a usar apenas uma secção central do sensor de imagem, o que actua como se tivessemos feito "zoom".

Aliás, a respeito do zoom, este pode ser feito fazendo os gestos de pinch/expand na câmara: o que é bastante mais intuitivo que ter que mexer em sliders.

O Galaxy S 2 vem também equipado com uma App para edição de fotos, e uma para edição e montagem de vídeos e fotos. O que é sempre um toque agradável, e nos ajuda a perceber as potencialidades destas máquinas da nova geração.


Fotos


As imagens são redimensionadas pelo Blogger, pelo que não representam a qualidade e tamanho reais (e o Flickr não está a querer colaborar para lá colocar as originais.)

E um crop 1:1, para verem a coisa mais de perto.



Com pouca luz e uma com flash num quarto às escuras:



Vídeo Full HD 1080p gravado com o Galaxy S 2






Captura de Ecrã


Deixem-me revelar um pequeno pormenor que a Samsung decidiu incluir no Galaxy S 2, e que dá um enorme jeito: podemos finalmente fazer capturas de ecrã sem necessidade de Apps extra e/ou necessidade de root!
Para isso basta pressionarem simultaneamente o botão de home e o botão de power, e já está. As imagens são guardadas numa pasta diferente das Fotos e Vídeos, chamada "ScreenCapture",

Infelizmente, parece não ser 100% fiel ao que se encontra no ecrã: por exemplo, se estivermos a usar a câmara, obtemos apenas a captura dos botões e menus, mas não da imagem que estiver visível no ecrã nesse momento.


Em Funcionamento


Mas vamos então ao que realmente interessa, que tal é que se comporta o Samsung Galaxy S 2 em funcionamento?

E a resposta, para não causar mais ansiedade ou expectativas desnecessárias, é... que se trata "simplesmente" do melhor Android alguma vez feito!

Se o anterior Galaxy S era já uma referência e bastante agradável de utilizar, este novo S 2 leva esse sentimento para um nível completamente novo: para uma "nova galáxia" por assim dizer. Tudo se mexe de forma verdadeiramente instantânea (e para todos aqueles que pensarem que o seu actual Android já é instantâneo... desenganem-se, pois precisarão de ver um destes a funcionar para depois terem a real noção do que é "rápido" ou "lento"! :)

Desde o funcionamento do interface (TouchWiz da Samsung, com alguns toques bem interessantes, como as múltiplas capacidade de navegação, via swipe, zoom out, ou até deslizando o dedo sobre os números das páginas), à navegação na web, e o funcionamento das próprias Apps... tudo acontece de forma tão veloz que... tudo o resto parece obsoleto.

É complicado fazer esta análise, pois fica-se constantemente com a sensação de que se está apenas a "arranhar a superfície", e haveria ainda muito mais para dizer e mostrar sobre o Galaxy S 2.

Ao gravar alguns vídeos de coisas que vos gostaria de mostrar, quando dei por ela já ia em mais de 15 minutos - o que me obrigou a fazer um "Director's Cut" para o tornar mais digerível, ficando de fora muitas coisas interessantes: mas, para isso podem sempre espreitar o vídeo oficial da Samsung.





Comparativamente ao iPhone 4




Como não podia deixar de ser, tem que haver uma secção dedicada a um comparativo com o meu equipamento principal: o iPhone 4.
A nível de dimensões, tenho que confessar que continuo a preferir o formato mais compacto do iPhone - mas - não me parece que se torne num factor decisivo. Quem anda com um iPhone também anda com um Galaxy S 2 com os seus poucos centímetros extra. A nível de design, as linhas limpas fazem com que também não haja grandes entraves à migração de um iPhone para um Galaxy S 2.




A nível de funcionamento... aí claro que as coisas nem são comparáveis. O "veloz" iPhone 4 rapidamente se rende face à velocidade do Galaxy S 2. Quando muito, uma comparação mais justa poderá ser feita quando sair um iPhone 4S ou iPhone 5, com processador dual-core equivalente.
Mas, assim se demonstra que o Android passa a tomar a liderança na parte "técnica", com equipamentos mais potentes que os modelos da Apple (em breve teremos Androids com ecrã de 4" e resoluções de 1280x720, que superarão o "Retina Display" do iPhone 4.)




Apreciação Final

Pois é. Este Galaxy S 2 é mesmo um Android vindo "de outra galáxia", e supera todos os smartphones que já por aqui passaram até ao momento.

Do seu processador super-veloz que faz com que navegar na internet pareça estar a ser feito num browser num computador de secretária ao seu fabuloso ecrã SuperAMOLED+, a Samsung tem aqui um novo vencedor que irá alimentar desejos e paixões de muitos utilizadores.

Nem sequer a autonomia foi drasticamente afectada, já que - embora o Galaxy S 2 seja veloz quando é preciso; é também inteligente o suficiente para reduzir a sua velocidade sempre que pode, para poupar energia. Quando está em modo "stand-by", o seu processador passa de 1.2Ghz para uns poupados 200Mhz. E com isso, o Galaxy S 2 continua a ter a autonomia "habitual" neste tipo de equipamentos: 1 dia, ou até mais. (Claro que dependerá bastante do uso que cada um lhe der.)

Portanto, penso que ninguém ficará surpreendido por este Samsung Galaxy S 2 tomar o lugar do seu antecessor e levar uma pontuação Aberto até de Madrugada de...


Galaxy S 2

Pros

  • Desempenho Fabuloso
  • Ecrã SuperAMOLED+
  • Qualidade de construção


Contras

  • Nenhum? :)



Samsung Galaxy S 2 tem apresentação oficial em Portugal marcada para o próximo dia 26 e deverá estar disponível sem regime de exclusividade com nenhum operador. Na Optimus, o preço de referência do Galaxy S 2 será de 589€. (Ligeiramente acima ao preço lá de fora, como é costume.)



Mais Fotos




89 comentários:

  1. Bom, parece que temos um novo"recolhe baba" mobile...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela review de fazer inveja. Se antes queria a versão anterior, agora ainda quero mais esta versão. O problema para mim são os euritos...

    ResponderEliminar
  3. Excelente! (tanto a review como o Galaxy S 2) ;)

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    Antes de tudo quero parabeniza-lo pelo excelente review. É isso que esperamos de uma análise, algo mais próximo do utilizador final, e não testes quase laboratoriais que em nada nos ajudam a decidir. Arrisco-me a dizer que foi o melhor review sobre o SGS 2 que li até agora.
    Agora preciso da sua ajuda. Dentro de um mês irei comprar um novo smartphone para substituir o meu velhinho 5800 XM. Há pouco tempo descobri as maravilhas do iOS através do iPad, e tinha como dado adquirido a aquisição de um iPhone 4. Mas há algumas semanas dei como prenda de anos um Galaxy Ace à minha esposa e fiquei muito impressionado com o Android. A chegada desta "bomba" veio baralhar ainda mais as coisas. Minha pergunta é: Aconselhas o Galaxy S 2 em detrimento do iPhone 4? Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderEliminar
  5. aralmeida20/5/11 21:13

    Grande review!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. @Alessandro

    Se me permites "opiniar", vou opiniar :P

    O IPhone4 é muito bom. O SG2 parece ser muito bom.
    Com o SO Android vais encontrar mais aplicações para um um só fim. Para o SO iOS, vais encontrar excelentes aplicações. Os preços são semelhantes(acho q menos 100€ se o IP4 for 16G + Wifi mas eu compraria sempre com 3G+Wi-Fi)...
    Tenho muita pena de não haver test-drives no smartphones :P

    ResponderEliminar
  8. Então e comparação com outro dual-core... este é o melhor dual-core neste momento e num futuro proximo?

    ResponderEliminar
  9. @Alessandro

    Tudo se resume a uma questão de preferencias. A nivel técnico, sem duvida que o Galaxy S 2 é superior, e consegue oferecer uma experiência mais agradável. (e então se o Android já te atraía... torna-se irresistível. :)

    E ainda tem a vantagem de ser mais barato.

    Para considerares um iPhone, terás que esperar pelo iPhone 4S/5 - e vermos que novidades o iOS5 trará.

    Mas, penso que o Android continuará a progredir a velocidade superior ao iOS, pelo que o Android será sempre uma aposta segura.

    O unico "senao" é que esse mesmo ritmo acelerado faz com que daqui por alguns meses seja provável que comecem a surgir novos "topo-de-gama" ainda mais apetecíveis, tipo; quad-cores, ecrãs HD, etc. Mas quanto a isso nao se pode evitar. :)

    ResponderEliminar
  10. O SG2 não vai sair mesmo em nunhuma operadora?
    (isto reduziria consideravelmente o seu preço...)

    ResponderEliminar
  11. Claro que sim. Nao vai é estar apenas numa em exclusivo inicial. Ou seja, deverá aparecer em todas! :)

    ResponderEliminar
  12. @Carlos,
    Agradeço a atenção e a opinião. Como minha compra será possivelmente em Junho (por questões relativas à renovações de contrato de fornecimento de aparelhos) não esperarei pela nova versão do iPhone e irei adquirir o Galaxy. Realmente não podemos estar sempre a adiar a compra a espera da última novidade, pois elas saem todos os dias. :)
    @Vitor Rodrigues,
    Agradeço a sua opinião, mas fiquei na dúvida quando falas do 3G + WiFi. Creio que estavas a referir ao iPad. Minha dúvida era acerca do iPhone, que como sabemos tem obrigatoriamente 3G e WiFi. Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns!! Excelente review...
    Compreendo perfeitamente as dúvidas do redactor deste site! Também tenho um Iphone 4, e sou utilizador de iphone desde o 3G, passando pelo 3GS, e não posso estar mais satisfeito. No entanto, como utilizador intensivo de smartphones, e curioso na matéria, fico sempre com a sensação de que deveria dar uma oportunidade ao Android.
    Não sei porquê, mas dou quase como adquirido que dali a uns tempos, quereria voltar para o Iphone, e é isso que me tem deixado de pé atrás!
    Naturalmente que se tivesse a oportunidade de experimentar um, sem ter de abdicar do outro, tornaria as coisas mais fáceis, mas como assim não é, tenho de tomar opções... e pode bem ser desta que faço uma tentativa com Android!

    ResponderEliminar
  14. Muito bom! Finalmente um blog à altura deste fantástico smartphone! O iPhone não é nada quando comparado ao Galaxy.Samsung Galaxy S2, simply the best! Estou ansioso por o ter em mãos!

    ResponderEliminar
  15. Pelo que vi deste smartphone rebentou com toda a concorrência no segmento dos smartphones de alto custo.
    E tendo em conta que a Samsung está mais fiável com os updates ao Android é uma excelente compra especialmente tendo em conta que deve receber o último update do Android.

    O iPhone pura e simplesmente não é competição para este smartphone. É um produto notoriamente ultrapassado pela concorrência e a precisar de ser substituído no mercado por uma versão mais recente.

    Acho incrível a a velocidade de evolução dos smartphones... Este telemóvel já deve ser mais potente que alguns netbooks.
    E quando começarem a chegar quad-cores então...
    A Microsoft tem que se apressar a comercializar o Windows para ARM e a criar uma App store para Windows senão arriscam-se a que o Android comece a roubar clientela aos SOs sistemas tradicionais. Basta ver o progresso do Honeycomb e o aparecimento de híbridos como o Asus Transformer.

    ResponderEliminar
  16. Carlos seria possível disponibilizares o teu icon do youtube que tens no iPhone ?

    ResponderEliminar
  17. Aquele é simplesmente o icon do YouTube quando fazes um atalho para o "homescreen".
    O mais que posso fazer é tirar um screenshot - ou então espreita no Google a ver se encontras o que queres.

    ResponderEliminar
  18. Acho curiosos alguns comentários que por aqui vejo dizendo simplesmente: "o iphone ao pé deste Galaxy S II não é nada"; ou "O iphone é um produto completamente ultrapassado"...
    Notoriamente, este tipo de comentários são escritos por pessoas que não têm um Iphone (se calhar porque não podem), nunca experimentaram um, ou se experimentaram, foi por muito pouco tempo.
    Eu tive oportunidade de postar em cima a minha opinião, e até disse que estaria a ponderar experimentar a troca do meu iphone4 por um destes. Mas disse também que não estava muito certo disso, e que o mais provável é que passado um tempo, caísse em tentação de regressar ao Iphone.
    Trabalho no mercado das telecomunicações, e passam-me pelas mãos muitos equipamentos diferentes, com variados sistemas operativos, e se tenho um Iphone 4 (e tive os anteriores), é porque realmente não encontro outro que funcione de forma idêntica.

    O que noto é que as pessoas falam muito sem saber, e especialmente, comem muito com os olhos. Vêm specs, e acham que isso é tudo.
    Para a maioria, este processador de 1,2Ghz (dualcore) em overclock, é muito melhor que o 1Ghz do iphone (monocore). Mas a verdade é que as marcas sabem que os números contam, e este processador era para vir com 1Ghz e à última hora foi revisto para 1.2ghz...por alguma razão foi!

    Não interessam os números, se depois o funcionamento não corresponder. É uma batalha que se assiste em várias vertentes, e de momento encontra semelhante no mercado das máquinas fotográficas, com os mpx..

    Testem as coisas antes de falar, ou então sejam mais comedidos nos comentários!

    ResponderEliminar
  19. @Mazza

    Acaba por ser inevitável. Ainda no outro dia falei do fenómeno que faz com que a "adoração" de uma marca ou equipamento provoque reacções semelhantes às das adorações "religiosas".
    Portanto, mesmo alguém que não ligue nada à religião ou futebol, pode muito bem "desabafar" as suas apetecências no campo tecnológico... por vezes de formas bastante expressivas e/ou mesmo fundamentalistas.

    Como em todas as outras áreas, há-de haver sempre quem caia em tais exageros, mas felizmente parece-me que por cá temos tido uma comunidade capaz de ver que há pontos fortes/fracos em todo os equipamentos e opções.

    E como sempre, todos têm necessidades diferentes. E embora cada um tenha direito a ter as suas próprias preferências, deverá também aceitar que os outros tenham as deles.

    Para certas pessoas, o Android "não é nada" à beira do iOS, mesmo comparando um velho iPhone 3GS com este Galaxy S2; para outros o iOS nunca será nada comparado com o Android. E ambos poderão estar certos... para si mesmos. :)

    Pessoalmente, prefiro continuar a esperar pelo sistema "perfeito", que utilizaria "bocadinhos" de todos os sistemas existente... Até lá, vai tendo que ser uma solução de compromisso, optando pelo equipamento/plataforma que ofereça a combinação mais atractiva de elementos que eu procure e dê valor.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/6/11 00:59

    Parabéns pelo review!

    Mas me ficou uma dúvida: o Galaxy S2, assim como seu antecessor quando lançado no Brasil, vem com TV digital e rádio?

    Abç!

    ResponderEliminar
  21. Mazza, mas pelo vídeo desta própria análise, pode-se ver que o carregamento do google earth, no início do vídeo, é surpreendente a velocidade do android contra a do iphone 4. Um pouco menos notável no carregamento do browser, mas tb mais rápido.

    Particularmente acho que o Galaxy S II está acima do iphone 4, mas logo já veremos o iphone 5 ou 4S e teremos um outro nivel de comparação.

    Como viciado em tecnologia, faço o possível em comprar as últimas novidades e usufruir delas, e já comprei o meu Galaxy S II, irá chegar nesta terça ao Brasil e poderei falar mais sobre ele.


    Agora o que me chamou a atenção foi o Padphone da Asus, como o Carlos sabe, não gosto muito de tablets, prefiro ainda os notebooks/netbooks finos e leves e com teclado fisico, mas a idéia desse padphone é boa, SE for compativel com qualquer celular.
    Até me arriscaria a comprar um. :)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo7/6/11 16:13

    SO para dizer que com o iPhone 4 abri o Google earth em 3/ 4 seg... Muito diferente dos 20 mostrados no video. É legitimo achar que o iPhone estava subcarregado de aplicações o que faz com que se torne muito mais lento e uma " luta" desleal para com o galaxy s2. Uma review justa a meu ver deveria ser com os dois smartphones formatados

    ResponderEliminar
  23. @Anónimo

    Pelo contrário... Penso que é muito mais interessante ver como se comportam os equipamentos em condições de uso real.
    Sim, poderia ter feito reset/optimizado/limpado/etc. os dispositivos - mas para que serve isso se depois não vai ser a experiência real que se vai ter no dia a dia?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/6/11 08:20

    Sou utilizador da Apple há vários anos. Têm um OS excelente e portáteis com um "Design" muito singular.
    Claro está, que, tenho neste momento um iPhone 4; do qual gosto muito. Nem vou escrever do novo "iCrap" 2, o qual não vale o preço pedido!

    Bom; ontem experimentei um Galaxy S II no Mediamarkt. Estou rendido! Não é realmente apenas publicidade. O telemóvel é giro, o OS é muito bom e o desempenho é excelente. Android em frente… estou convencido!

    ResponderEliminar
  25. Comprei o meu SGS2 durante o período pré-venda da TMN e vai chegar agora esta semana! *_* MAL POSSO ESPERAR!

    ResponderEliminar
  26. Estas fotos são do modêlo europeu (PORTUGAL), mas o brasileiro deve vir com o rádio e a TV digital igual foi o do Galaxy S, concordam?

    ResponderEliminar
  27. Este vídeo tem uma boa coleção de dicas para os utilizadores do SGS2: http://goo.gl/Z0BYA

    ResponderEliminar
  28. Impressão minha ou o meu SGS2 mal aguenta 1 dia de bateria? Estou com o Gingerbread 2.3.3.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo4/7/11 03:27

    Tambem sou de espinho.
    Da proxima vez que vier a cidade e trouxer um Samsung Galaxy S2 e estiver disposto a partilhar o telemovel com alguem é so avisar. ;)

    ResponderEliminar
  30. Anónimo7/7/11 16:09

    o meu SGS2 também me está a dar pouca autonomia a nível de bateria.... a unica coisa a apontar face ao iphone... tive um e a bateria era bem mais duradoura, mas com este processador e ecrã... é natural que se esgote a bateria mais rapidamente, de resto.... o iphone come o "pó" deste Samsung....

    ResponderEliminar
  31. O meu chegou ontem. Antes tinha um Boston. Registo a melhoria de ecrã, lamento que o botão de power seja de lado e não no topo (no topo é mt prático qd se usa uma meia: carrega-se, tira-se um pouco para fora e dá para ver a linha de topo do monitor, com o status). Não noto problemas com a bateria. É bem transportável, apesar do tamanho (sendo mesmo assim estranho falar com uma chapa tão grande) e a leitura de texto é simplesmente fantástica. Neste teclado virtual sinto muito a falta da opção de deslizar o dedo nas teclas para aceder a outros caracteres (opção no Boston). No geral, estou satisfeito.

    ResponderEliminar
  32. Eu já tenho o meu, é fantástico!! Só é pena a autonomia da bateria, nao chega ás 24 horaas :((
    Haverá alguma forma de resolver esse prob???

    ResponderEliminar
  33. Talvez tentando "afinar" a coisa com uma App tipo SetCPU, baixando a velocidade para reduzir o consumo quando não se está a usá-lo.

    ResponderEliminar
  34. Uma excelente app que permite afinar vários parâmetros de forma a poupar bateria é o Juice Defender.
    Mas para mim a melhor solução é mesmo comprar uma segunda bateria.
    A sério.

    ResponderEliminar
  35. Meu amigo, apesar de ser um fã da Apple, eu confesso, ótimo review,e também confesso que esse celular é muito bom pela descrição, não que eu odeie outros celulares e o iPhone seja o único que eu tenha, mas é que pra mim, pela praticidade, acessibilidade e pequenos detalhes e muita qualidade que a Apple oferece que a torna a minha marca favorita e a de muita gente, são coisas que nenhum outro oferece, tanto em celulares como em computadores, sem contar a infinidade de aplicativos que são lançados a cada dia.
    Enfim, pra mim isso vai por questão de gosto, e realmente seria mais justo fazer uma comparação quando o iPhone 5 for lançado(o iPhone 4S é um mito, como o do iPhone mini), pois o Samsung é um celular mais recente, enquanto o iPhone 4 não.
    E uma coisa que me veio muito a cabeça é sobre a gravação em Full HD(1080p), mas se parar para ver, o que faz uma boa camêra nem sempre é a resolução, vendo a gravação do Samsung e do iPhone eu prefiro a do iPhone por sua cor e definição, embora a do Samsung tenha 1080p, mas é questão de gosto, não de qualidade.

    ResponderEliminar
  36. Binhoberde21/7/11 15:52

    É verdade, o Samsung "qq coisa" é muito bom, na categoria dos "segundos melhores". Em primeiro vai continuar o iPhone4.

    ResponderEliminar
  37. 4.3? não obrigado. não entendo a ideia desta gente. ou melhor, entendo. eles não conseguem fazer um ecrã com aquele num de pixeis (reais) mais pequeno do q 4.3. e não, não estou a gozar, é mesmo a razão real.

    ResponderEliminar
  38. Boa noite a todos. Meu irmão tem o Atrix e eu comprei o SGS2 a uma semana, e posso falar, os dois são ótimos aparelhos, porém, não troco o SGS2 pelo atrix de jeito nenhum, tirando os acessórios que vem no Atrix, o SGS2 é muito mais gosotos de mexer, a tela sem comentários, e essas reclamações de GPS, Wifi e outras que vejo por aí não procede comigo,tudo funciona e rápido. O celular na minha opinião é o melhor que existe até agora. Abs.

    ResponderEliminar
  39. Compro um (1) cel por ano alguns eu fico e outros vendo, sempre em busca de algo mais moderno, ja tive iphone 3 e 4 mas imcomparavel este galaxy S2 supera tudo que ja vi ate hj meus amigos quando veem o funcionamento do SGS2 ficam abismado, sem contar os aplicativos show. Este cel com certeza vai ficar e atender as minhas espectativas, estou querendo comprar outro pois tenho duas linhas emp. Simm a combinacao do SGS2 com a operadora CLARO e the best. Compre e comprove.

    ResponderEliminar
  40. A guerra entre Apple e os "outros" há de sempre resistir e só é de salutar enquantos nós clientes podemos beneficiar com ela...eu sei que nao é parecido, mas tenho um iPod Touch 3G e estou bastante contente com o tipo de equipamentos que a Apple oferece, mas ja tive a oportunidade de desfrutar durante um dia de um Galaxy S, e posso dizer que o telemóvel é simplesmente impecavel( nem imagino este SGS 2)...Infelizmente, ou felizmente, sempre fui adepto de telemoveis Nokia, mas infelizmente a Nokia Portugal ganhou a reputaçao de recusar qualquer tipo de reparaçao dos seus telemoveis argumentando "humidade" ou "boards empenadas"...Por isso estou a pensar adquirir o meu primeiro smartphone, estando na duvida entre 3 presentemente: SGS, SGS 2 e HTC Sensation...Penso que a partida o HTC estara fora da corrida devido ao seu excessivo peso( caract. determinante para mim), estando agora na duvida se a diferença de preço entre os Samsung se justifica: na Vodafone sao 160€...Carlos, alguma ajuda disponivel ;)?

    Já agora: excelente, excelente review...;)

    ResponderEliminar
  41. @Pedro

    Essa é uma daquelas decisões em que cada um tem que "fazer as contas" por si.
    O SGS 2 é excelente, mas isso não faz com que o SGS "1" deixe de ser bom - é mesmo questão de pesar os prós e contras, e não esquecer que estão constantemente a sair modelos novos mais potentes.

    ResponderEliminar
  42. Essa é mesmo a minha maior duvida pois sem bem, tambem pelo review que aqui fez, que o SGS 1 é um excelente telemovel, e neste momento para a minha "carteira" é o que esta mais em conta...mas ao ver todas estas capacidades que o SGS 2 apresenta, fiquei com imensa agua na boca...Neste momente senao é o telemovel perfeito, anda mesmo muito perto disso...;)

    De qualquer forma, muito obrigado Carlos pela ajuda e continue com o excelente trabalho;)

    ResponderEliminar
  43. Boas.
    Ta excelente o site e a explicaçao fenomenal mesmo.
    Tenho uma duvida se me puderem responder agradecia.
    Qual o melhor entre o Samsung Galaxy S ii e o Nokia N8 e o Nokia E7.
    É que sempre tive Nokia mas o novo Samsung Galaxy S ii, esta mesmo fenomenal e estou indeciso.
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  44. César Porreca1/9/11 15:18

    Excellente Review Carlos! ;)
    O Samsung Galaxy S II é o melhor smartphone do mercado!!!
    claro, que o iPhone 4 já é velho comparado com o SGS II, mas gostaria que no futuro possa comparar o SGS II contra o iPhone 5 ou 4S, pois assim será uma batalha mais justa!
    e já agora, PARABÉNS pelo Blog! muito útil, adoro os telemóveis, sou um fã do android, mas reconheço que a apple será sempre difícil de abater xD
    Android vs iOS, nunca irá acabar a batalha!
    windows phone 7 e Symbian, já foram....

    ResponderEliminar
  45. @César

    Obrigado César. Podes contar com uma análise ao iPhone "5" (e comparativo com o S2) assim que este chegar ao mercado.

    ResponderEliminar
  46. Os vídeos e as fotos são de Espinho certo?

    ResponderEliminar
  47. Anónimo9/9/11 00:39

    o GS2 tem a numeração em cima de ex: Mensagem, aplicativos sendo baixados, email, igual tem o iphone?

    ResponderEliminar
  48. Bom, estou a usar o S2 faz 2 meses e estou muito satisfeito. O teclado swype é prático, o ecrã permite excelente visibilidade mesmo no exterior e com sol directo e bateria é o habitual de outros aparelhos se se usar intensivamente o 3G (1 dia). Acabei por instalar uma app para ligar/desligar o 3G e consigo 2~3 dias de bateria. Depende do uso.

    ResponderEliminar
  49. Com certeza o site está de parabéns, estou a alguns dias procurando por dicas de qual aparelho comprar e qual a melhor opção de smartphone, como muitos ja disseram o iphone 4 é um ótimo aparelho,mas... chegou outro a altura dele, e quem ganha somos nós consumidores, porém acho que o iphone tem o "problema" da transferência de dados que só é feita através do itunes, ja o galaxy S 2 não deve ter esse problema...( se estiver errado me corrijam) mas nos dias de hoje praticidade é o melhor... Obrigado pela matéria!!

    ResponderEliminar
  50. comprei o meu S2 á uma semana, acho 2 coisas estranhas, 1º Aquece muito com algumas apps, 2º o CPU é 1.2 mas (segundo algumas apps) está configurado apenas para 800??!! Estas situações são normais?

    ResponderEliminar
  51. @Anónimo
    Se forem apps que usem bastante o CPU, é natural que aqueça.

    Quanto às velocidades do CPU, elas são ajustadas dinamicamente em função das necessidades, para poupar a bateria. (Funcionando sempre a 100%, terias uma autonomia muito inferior à que é conseguida baixando a velocidade nos tempos de "repouso".)

    ResponderEliminar
  52. Ok, obrigado pela resposta, estava a ficar preocupado, principalmente com o aquecimento (chega a ser muito elevado). Esta situacao, do aquecimento não pode trazer problemas para o dispositivo (queimar o CPU)?

    Alguns exemplos que fazem aquecer: GPS, Wifi, alguns jogos.

    Outra situacao que me esqueci de referir é a memória Ram, apresenta 800Mbs, não deveria ser ser 1GB?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  53. À partida o equipamento estará preparado para lidar com as temperaturas elevadas: se passar os limites ele deverá reduzir automaticamente a frequência, ou então fazer um shutdown por segurança.

    Quanto à RAM, penso que terá a ver com as partes reservada para o sistema (tanto para o OS Android como para a placa gráfica).

    ResponderEliminar
  54. Boa noite! Antes de tudo, muitos parabéns pela review que me esclareceu definitivamente qual o Smartphone a comprar :) só gostava de colocar uma dúvida: em casa, ligo o Wifi e uso a net de casa (que não gasta €). mas... e se aceder com o wifi desligado à internet? reparei que fiquei sem aproximadamente 1€ e não sei porquê. ou será alguma aplicação (todas já com o telemóvel) em que não devia ter entrado? muito obrigado, cumprimentos : D

    ResponderEliminar
  55. @All

    Se não tiveres desligado a opção dos dados "Mobile", ele irá sempre tentar ligar-se à net via 3G/2G assim que sais do WiFi - não só para sincronizar-se mas receber as notificações, etc. etc.
    De qq forma, para tirar total partido do equipamento é sempre aconselhável ter um plano de dados. Sempre te vai ficar mais barato que estar a pagar esse 1€ diário por qualquer acesso de 1 KB que seja.

    ResponderEliminar
  56. poderá explicar-me como desactivar essa opção? pelo menos, até me sentir mais à vontade com o equipamento. e já agora, o que é exactamente um plano de dados, é-me desconhecido. ficaria imensamente agradecido.

    ResponderEliminar
  57. @All

    Tens que aceder aos settings, e nas definições de rede móvel deverás ter a opção para usar dados celulares, em roaming, etc. Tens que desactivar isso, para não seres surpreendido com acesso à net fora do WiFi.

    Quanto ao plano de dados é simplesmente activares ou escolheres um tarifário mensal ou pré-pago que tenha tráfego de dados incluido - assim já te permite usar internet "fora de casa" sem pagares um preço (demasiado) caro.

    Por mensalidades de 15€ já deverás conseguir tarifários com 500-600MB de internet (para além das chamadas, etc)

    ResponderEliminar
  58. oh sim, tarifários. não tinha pensado nisso, erro meu. aceitarei a sugestão.

    segui as instruções e desactivei ambas as opções "Utilizar dados por pacote" e "Dados em Roaming" (não mexi no modo de rede no qual está seleccionado: GSM/WCDMA - modo automático). espero que esteja tudo correcto e obrigado pela ajuda :)

    ResponderEliminar
  59. Viva, tenho uma duviva, no system info vejo o CPU como ARMv7, não deveria ser ARMVv9? Pergunto isto porque o CPU deveria ser Cortex-A9. Outra situação que noto é que por vezes mostra (em info) 2 cores, outras só mostra 1 core, ele liga e desliga os cores do CPU?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  60. @Anónimo

    As especificações dos CPUs têm essas coisas... o Chip é um Cortex A9, mas no seu interior estão dois núcleos ARMv7.

    Quanto a estarem os dois activos, isso é gerido automaticamente pelo sistema por forma a obter o máximo de eficiência e poupar o máximo de energia. Ter o CPU sempre a "100%" (x2) gastaria a bateria em pouco tempo. :)

    ResponderEliminar
  61. Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  62. Viva, sabem dizer-me qual é a empresa que faz e vende este CPU (Cortex A9 ARMv7)?

    ResponderEliminar
  63. @Anónimo

    Nos ARM as coisas funcionam de forma diferente ao sistema de CPUs "Intel/AMD".

    O Cortex A9 é "núcleo" que é habitualmente integrado em "CPUs" que integram mais funções (os chamados SoC - System on a Chip) com módulos cozinhados à medida das necessidades.

    Por isso, tens Cortex A9 em dezenas/centenas de variações de chips diferentes, por diferentes fabricantes:
    http://en.wikipedia.org/wiki/ARM_Cortex-A9_MPCore#Implementations


    Encontras os Cortex A9 nos CPUs A5 da Apple, nos Tegra 2 e 3 da Nvidia, nos OMAP da Texas Instrument, etc. etc.

    ResponderEliminar
  64. Boa noite Carlos!!! Comprei meu Galaxy S 2, na quinta feira e não consigo usar o comando de voz que na pagina da samsung diz que o aparelho tem, tenho que baixar algum programa???

    Desde já agradeço...

    ResponderEliminar
  65. Muito bom seu review! Adorei, quero comprar o meu brevemente. Seu blog é um show.!

    ResponderEliminar
  66. Olá, sou cliente Blackberry e era suportável tê-lo.
    Porém dia 20 de outubro meu plano venceu e começaram as possibilidades de troca de aparelhos, sempre sonhei com iPhone mas estou alucinado com o SII.

    Leio reviews que demonstram superioridade absoluta do SII, mas eu gostaria de saber de quem fez uso de ambos. Alguns amigos que tem o Iphone dizem que não deveria nem pensar, outros com sII dizem o mesmo. Ouvi dizer que o GPS do SII necessita inevitavelmente de pacote de dados, qual a funcionalidade disso? Iphone não necessita, certo?

    Rogo sua sinceridade, HOJE você teria qual desses? Levando em consideração durabilidade, funcionabilidade. Sei que há todo um contexto(status) social, que pra mim superável desde que o desempenho supere.

    Agradeço a atenção, tenho um prazo de até dia 24 de out!

    ResponderEliminar
  67. @Ricardo
    Pois, essa é uma questão que não tem resposta fácil.
    São ambos excelentes equipamentos, ambos têm vantagens e desvantagens.

    Para quem não tiver tradição numa ou noutra plataforma e se vá iniciar agora neste mundo, e que tenha alguns conhecimentos técnicos, tenderia a recomendar a plataforma Android.
    No caso de ser alguém que nunca tenha olhado para um computador, essa recomendação tenderia para o iOS.

    Quanto ao GPS, em ambos é recomendável ter ligação de dados, para acelerar o processo de "fix" do GPS. Depois dependerá se usas os mapas do Google (que "gasta" internet), ou se usas uma App de navegação com os Mapas instalados, tipo TomTom/Ndrive/etc. que não usa internet.

    Seja como for, é sempre recomendável ter acesso à internet - senão está a limitar-se grandemente as potencialidades deste tipo de equipamentos.

    ResponderEliminar
  68. Olá,
    Um dos motivos que optei por comprar um samsung 2 foi lendo e assistindo os videos desse review.
    No vídeo, gostei do fundo de tela da foto do espaço. No meu telefone não tem essa foto. Essa foto de papel de parede é padrão do sistema, ou ela é uma foto sua?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  69. @Anónimo

    São background que vinham de origem com o SGS2.

    ResponderEliminar
  70. Olá,
    eu sou o Anônimo da pergunta acima.
    Obrigado pela resposta. Meu sgs2 veio com a versão do android 2.3.4 e talvez por isso com diferentes papéis de parede. Mas já encontrei o que procurava.
    Uma outra dúvida é a respeito do vidro que cobre a câmera da parte traseira do celular. Notei que o celular descansado em uma superfície plana se apoia diretamente neste vidro. Gostaria de saber se esse vidro da parte traseira é do tipo gorilla glass, o que o tornaria mais resistente a arranhões. obrigado.

    ResponderEliminar
  71. @Victor

    Imagino que a Samsung tenha tido especial atenção para garantir que o vidro da câmara resistisse a todo o tipo de abusos. :)

    ResponderEliminar
  72. gostava de ter esse samsung,mas é muito caro,vou optar pelo lg maximo black que custa menos 200€.tmb gosto do samsung ace,nem sei qual escolher.ja agora moro perto de espinho

    ResponderEliminar
  73. O navegador de internet é muito lento, o toque na tela inicial é ruim, e o swipe é difícil de utilizar, falha muito, comprei ele tem 3 dias estou odiando, comprei por ser mais barato que o Iphone. tive um Iphone e perdi. No mais pra nao dizer que estou somente detonando, a camera realmente é melhor do que a do Iphone.

    ResponderEliminar
  74. Anónimo8/1/12 17:54

    100 komentarios ....maravilhoso

    ResponderEliminar
  75. Estava na dúvida se comprava um 4s ou galaxy... comprei o galaxy e não tenho do que reclamar ele é muito bom, excelente para consumo e produção. Sem contar que os preços estão abaixando, pois a concorrencia está aumentando, veja só: http://www.kuantokusta.com.br/2/29277/Samsung-Galaxy-S-II-

    ResponderEliminar
  76. Acabei de comprar um S2 e gostaria de saber se tem como eu configurar o serviço DLNA para assistir os videos/fotos do meu celular com minha tv LG (esta função dlna da minha tv eu ja uso no meu pc)

    ResponderEliminar
  77. qual dos 2 é melhor iphone 4s ou sansung galaxys s2?

    ResponderEliminar
  78. Mário Diogo Silva23/1/12 04:42

    Uma breve opinião, sem detalhes técnicos.
    Usei um 3G S e um 4. Como gosto de experimentar e podia, troquei por um GS2.
    Senti logo que era um equipamento superior. O Android, que pouco tinha usado, agradou-me.
    Contudo, durante algum tempo, senti falta da componente user-friendly e das funções mais concentradas do iOS. Queria voltar para o iPhone.
    Contudo, passado a habituação, já não quero. Sinto que o Android é mais diverso e engraçado de usar para um informático, o equipamento é muito bom mesmo. O ecrã é maior, e o GS2 não é grande e é pouco espesso, contou bastante para mim. Não encontro defeitos, apenas a linguagem de programação do SO é mais lenta, mas se estiver bem programado, conta e nota-se pouco, não é um sistema muito crítico. No Android market entram mais aplicações, não tem o controle efectuado pela Apple, mas funciona para o bom e para o mau. O que eu acho muito bom é factor queda ao chão! Com o iPhone 4, ambos os lados de vidro e a moldura de plástico, caiu-me só duas vezes ao chão e ficou logo com duas mossas no plástico, senti-me muito sortudo por não ter partido um dos vidros. Agora com o GS2, já me caiu bastantes vezes, não uso capa, olho a sua volta, não vejo nada, meto a funcionar, está ótimo. Isto é realmente muito bom para mim, não me preocupa muito. Concluindo, quem nunca usou este tipo de smartphones ou quer as coisas mais user-friendly, experimente o iPhone. Quem já está habituado, gosta das coisas ligeiramente mais complexas, diferentes, gosta desta área de mobile OS, acho preferível o GS2. É uma questão de gosto, mas atenção, depende imenso do tipo de utilizador. Por exemplo, eu sou do ramo da informática, acho lindo o iPhone, com o seu ecrã IPS, estava feito ao iOS, que comecei a achar rudimentar e precisa de uma remodelação ( mas não é necessário pois é destinado a um mercado target e faz a coisa muito bem feita), é só o que eu acho, para mim o Android e o GS2 ( que é um realmente um equipamento espectacular e sólido) veio trazer a lufada de ar fresco que eu sentia que precisava.

    ResponderEliminar
  79. Android ou iOS? bem como ja disseram alguns e o Mário, basicamente um Android não é o melhor para uma pessoa menos dada a tecnologias. Já foi dito até por um dos Fundadores da Apple recentemente, que gostava que o seu iPhone fizesse tanta coisa como o Android. E o próprio diz que recomenda iPhone a quem prefere algo mais simples de usar, visto que o Android é poderoso e como tal complexo. E a nivel de SO esta é para mim também a maior diferença. Iphone/iPad é ''basico''. Faz o que é preciso e pouco mais, é simples. Android é outro mundo de liberdade, mais complexo, mais personalizavel, e com melhor funcionamento quer a nível de GPS quer a outros campos. Depois de se habituar, é maravilhoso. O resto, a nível de hardware, eles estão sempre a mudar para melhor, o iOS tem a vantagem de ser desenhado para 1 tipo de iPhone ou 2, e iPad, enquanto o android é como um SO de Computador, tem de estar preparado para diverso hardware, ou seja a Google nao pode fazer melhor do que a perfeição que criou, porque o Android vai correr em Processadores uni-core, dual-core, quad-core, ecras pequenos, médios, grandes, com ou sem Videochamada, com ou sem 4G, etc. Não é programados para tirar proveito de um especifico hardware, e é por isto que considero o Android de longe melhor que iOS porque o iOS com esta grande vantagem, fica mesmo assim atrás. E claro, opinião mais pessoal, Apple já foi A GRANDE APPLE. Exclusiva em hardware e software. Agora, a qualidade é menor, e nota-se na fraca qualidade do iPhone, só pensam em lucrar e de que maneira, vendendo algo médio a preço de excelência. Tornou-se um símbolo de vaidade apenas e há quem não mude porque acha giro ter-se um Apple seja ele qual for. E isso custa caro

    ResponderEliminar
  80. Anónimo6/2/12 00:33

    depois de todos estes comentarios, do me apetece dizer 1 coisa. Não sou fundamentalista, nem tenho qualquer tipo de adoração por nenhuma marca,e tenho muitos equipamentos desde nokias samsungs iphones e sonyericson e htc sempre top de gama, por isso vou vos dizer uma coisa a Nokia já fui a melhor marca do mercado, depois apareceu o iphone logo se tornou a melhor neste momento a luta é entre a samsung e a aple, e de facto a samsung neste momento a melhor marca é a melhor do mercado com o sistema operativo android. E quando falam em termos de simplicidade o é porque nunca experimentaram o android.
    Quando se compra um iphone como eu comprei é muito chato pk, vou vos dizer coisas basicas que o SG2 tem e o iphone não tem ou faz, ou então é muito tem que se instalar programas proprios como tipo itunes, o iphone não tem rádio fm so com wi-fi, transferencia de bluethoot so entre a marca o k é muito chato, transferencia de dados com o pc enfim muito chata no android é so ligar e plugin já está no iphone enfim muito chato mais uma vez, gps so com wifi o k muito chato tb, bateria não sai, querem alterar o tipo de teclado não podem e no android a teclados para todos gostos e feitios, entre outras coisas. Neste momento guardei o meu iphone 4s e utilizo apenas o SG2 no futuro não sei, mas utulizo sempre o melhor equipamento do mercado

    ResponderEliminar
  81. Anónimo8/5/12 00:16

    É a diferença de um verdadeiro Sistema Operativo (Android) para um simples Firmware (IOS).

    ResponderEliminar
  82. Olá, cheguei aqui ao blog enquanto pesquisava para saber se é possível usar o cartão kanguru no samsung galaxy SII desbloqueado. Sabes se isso é possível?

    ResponderEliminar
  83. Olá, cheguei aqui ao blog enquanto pesquisava para saber se é possível usar o cartão kanguru no samsung galaxy SII desbloqueado. Sabes se isso é possível?

    ResponderEliminar
  84. Bom dia
    Hoje comparando este telefone com um optimus Madrid, Huawei ascend g330, ele continua na frente por bastante, certo?

    ResponderEliminar