2011/05/25

A (Falta de) Segurança dos PINs

É certo que a segurança dos dados digitais é um assunto bastante sério e deve ser alvo de uma educação cada vez mais cuidada, para que todos estejam conscientes dos riscos que correm quando utilizam ou guardam dados nos seus computadores, smartphones, etc.

No entanto parece-me que algumas notícias são escritas com o único intuito de lançar o pânico, ou "enganar", o público.

Desde um sistema de "desencriptação" do iOS, ou a notícia de que o cartão do cidadão permite falsificar as assinaturas.

É  o mesmo tipo de "falha de segurança" que todo e qualquer sistema que necessite de um PIN sofre!

Será que eu deveria fazer uma manchete a dizer: "PERIGO! Falha de segurança nos cartões Multibanco permite que qualquer pessoa levante o vosso dinheiro!"

E depois informar que para isso, o atacante apenas precisa ter acesso ao vosso cartão e saber o vosso código.

É lógico que um sistema cujo acesso seja dado através de um código de acesso depende desse mesmo código para ser seguro, seja ele um PIN ou password. Isto não é nenhuma novidade.

Por isso mesmo, serviços mais "sensíveis" como os bancos online, por exemplo, há muito que começaram a usar técnicas para evitar a dependência de um único código PIN ou password. Quer seja utilizando matrizes de códigos, onde para realizar operações vos é pedido que introduzam um código existente na linha/coluna num cartão; ou até enviando um código temporário via SMS para o vosso telemóvel, para que prossigam com a operação.

Este é o tipo de coisas que será cada vez mais comum e necessário para garantir a segurança dos dados neste mundo digital onde não se pode estar dependente da introdução de um único código ou password. Têm que assumir que o computador onde estão a escrever a vossa password poderá estar comprometido, capturando tudo o que escrevem e enviando esses dados para um qualquer servidor remoto.

Foi este mesmo "medo" que me fez activar o 2 step validation para proteger a minha conta do Google, e é algo que poderia ser seguido por muitos outros serviços. Até lá, terão que se manter atentos e ter bastante cuidado com os computadores passwords, sabendo que o risco está sempre à espreita.

1 comentário:

  1. Como existem sistemas onde essa opção não está disponivel - a de usar uma autenticação dupla - o melhor é usar um software que funcione como portamoedas de passwords. Um que eu recomendo vivamente uma vez que funciona nas 4 plataformas que uso (Windows, Linux, Android e Blackberry) é o KeePass (Este software é free). A homepage é http://keepass.info

    ResponderEliminar