2011/05/30

Neutralidade nas Redes Móveis

Embora muita gente continue a dar uso às chamadas de voz e aos SMS nos seus telemóveis, o crescente domínio dos smartphones faz com que o recurso aos serviços de dados móveis seja cada vez mais popular. Ter internet no telemóvel abre caminho a muitas mais possibilidades, fazendo até com que alguns utilizadores ponham em causa a necessidade de um plano de voz - optando unica e exclusivamente por um serviço de dados, e fazendo as chamadas telefónicas via serviços VoIP, a preços imbatíveis (leia-se: chamadas gratuitas para a rede fixa, e 5 cêntimos para as redes móveis - ou menos até.)

O "problema" é que os operadores de comunicações móveis estão habituados a ter os seus serviços pagos a peso de ouro (veja-se o caso de até o FMI ter exigido a redução do custo das chamadas entre os diferentes operadores!) e como tal, não estão muito satisfeitos com este tipo de mudança. Por isso mesmo, argumentam que não pode haver neutralidade de dados nas redes móveis. E é também por isso mesmo que poderão verificar que a esmagadora maioria dos planos de dados vem acompanhada de uma pequena nota no rodapé a dizer: "este serviço de dados não permite a utilização de VoIP" - excepção feita nos casos dos planos ditos "profissionais", com preços excessivos para a maioria dos utilizadores.

Ou seja, querem os operadores fazer-nos pensar que gastar 1 ou 2MB a ver um vídeo do YouTube está bem e recomenda-se... mas gastar esses mesmos 1 ou 2MB fazendo uma chamada VoIP... não!

É uma aberração que não faz qualquer sentido. Sim, todos sabemos que os investimentos que têm quer ser feitos para manter uma rede móvel são "astronómicos" - mas isso tem que ser sustentado com base nas leis de mercado. Se não conseguem sobreviver a vender tarifários de 5€, aumentem os preços - sem "cartelização" dos preços, e deixando as regras da concorrência fazerem o seu trabalho.

O que não é aceitável é argumentarem que não pode haver "neutralidade", depois de anos e anos a explorarem os clientes com preços abusivos de comunicações que há muito deveriam ter preços bem mais baixos.
Veja-se o exemplo das exorbitâncias cobradas em roaming, mesmo quando estamos a usar o mesmo operador no estrangeiro!

Pois... compreende-se o porquê da sua preocupação: mas espero bem que surjam no mercado operadores com coragem para fazer "o que é certo" em vez de operadores que tentem atrasar a evolução - que é inevitável. Senão, qualquer dia destes, quero ver qual seria a sua reacção se uma mega-empresa como o Google, Apple, ou Facebook, decidissem lançar um serviço de dados a nível mundial a preço super-reduzido ou até gratuito... Queria ver qual seria então a fidelidade que eles teriam dos clientes que durante tantos anos exploraram.

2 comentários:

  1. Essa notícia para onde linkaste já lá tinha um comentário meu. E ainda fiz outro q eles não aprovaram, em como a "mais valia" referida é como raptar uma criança e pedir resgate ao paizinho.

    Um bocadinho exagerado talvez, mas é isso. É bloquear aquilo q o cliente devia ter direito de modo a cobrar mais. Não é mais valia para o cliente. É o operador a usar da força e do seu controle sobre a rede de modo a extorquir mais receitas. É um resgate.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é verdade... já houve apagões nos USA na rede total (voz e dados) por excesso de utilização dos iphones e androids da vida!
    Se a rede de Portugal muitas vezes mal dá para fazer chamadas, quanto mais quando estiver a concorrer com streams de dados em barda!

    ResponderEliminar