2011/06/19

NY Post Impede acesso Web ao iPad


Inacreditável... Há mesmo quem não tenha a mínima noção do que a World Wide Web é suposto ser. De que outra forma se pode explicar - ou aceitar - que um site como o do NY Post passe a impedir o acesso dos seus conteúdos a quem o visitar a partir de um iPad?

Quem tentar ler um artigo no seu site é impedido de o fazer, surgindo uma mensagem que aconselha o utilizador a dirigir-se à App Store para descarregar a App e subscrever uma assinatura!

Nada tenho contra a promoção da sua App e das assinaturas; o que aqui está em causa é o impedir o acesso a informação que está visível em qualquer outro browser!

A ideia da "web" é permitir a partilha e o acesso à informação de forma a que possa ser acedida pelo máximo número de dispositivos. Estar a discriminar desta forma os utilizadores, baseado no equipamento/browser que utilizem... é um primeiro passo de algo que é melhor nem pensar em que poderia resultar se se começasse a tornar generalizado.

Espero bem que esta medida cause a polémica que se prevê, e a indignação generalizada (começando pelo imediato boicote a este site.)

15 comentários:

  1. Conheço uns grupos de rapazes que em vez de andarem a brincar com os sitios do FBI e da SEGA, podiam antes brincar com este! O que achas da ideia?

    ResponderEliminar
  2. A Apple vendeu aos jornais a ideia q o iPad era a sua "salvação", q todos iam comprar Apps e assinaturas para ler jornais e revistas no maravilhoso iPad. E agora dá nisto. Repararam q o browser dá para fugir a essas coisas... e toca a bloquear o browser!

    ResponderEliminar
  3. A Apple anda a brincar com o fogo...
    http://wintech.com.pt/content/view/9855/

    ResponderEliminar
  4. @António

    Sim, já tinha dado essa notícia há tempos.
    Como foi dito na altura, espero que seja apenas uma daquelas patentes para ficar na "carteira" para que se um dia alguém usar, a Apple lhes cair em cima.
    Se se der o caso de algum dia ser aplicada, é da maneira que rapidamente mais pessoas procurarão alternativas que lhes permitam usar o equipamento como bem entendem...

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos19/6/11 22:27

    Há mais jornais revistas a empurrar para que aceda no iPad através da respectiva app - e desse modo ter acesso a conteúdos pagos.
    Não pensem que se forem ao site do Expresso, da Visão, etc. têm acesso a todo o conteúdo. Agora, se instalarem a app e fizerem o downlaod da edição paga, já têm.
    Até para ver certos conteúdos que não são pagos os jornais/revistas fazem isso. Dão um pequeno sumário e o resto só se vê através da app.
    Não sei se o NY Post é muito diferente.

    ResponderEliminar
  6. @Dos_Passos

    Certo, mas isso são coisas que acontecem *para todos*, em qualquer browser que se use.

    O que se passa aqui é que são artigos que podes ler usando um browser, mas se acederes via iPad te impede de ler e te exige que compres a App. É esta discriminação que está em causa.

    ResponderEliminar
  7. Dos_Passos19/6/11 22:49

    Na verdade eles não estão a vender a app - estão a vender uma assinatura do jornal por um mês. O que se tem acesso através da app não é o mesmo que se tem acesso através de um browser.

    Tudo normal, portanto. Prefiro jornais e revistas que procurem apresentar app e conteúdos gratuitos, suportados por publicidade, mas reconheço-lhes o direito a ter conteúdos pagos só acessíveis através de app deles.

    Isto qualquer que seja o tablet, porque se houver app de jornais/revistas para Android vai ser o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. hmmm parece-me que aprenderam com alguma empresa do mundo tecnológico que baniu o flash dos seus dispositivos...

    ResponderEliminar
  9. @Dos_Passos

    O que está em causa é, de um browser de PC poderes ver e ler certas páginas... que depois são bloqueadas noutros equipamentos/browsers.

    E ao contrário do flash/silverlights ou de outros plugins "extra", aqui estamos a falar de puros conteúdos standard da web.

    ResponderEliminar
  10. Ridículo, no mínimo. E o "workaround" é simplíssimo: acedam ao Nypost através de um browser que permita identificar-se como outra coisa qualquer que não o Safari para Ipad/Iphone. Como o Terra, por exemplo.

    ResponderEliminar
  11. Estava a ler os outros comentários e pensei precisamente no que disse o AJM. No iOS não há browsers alternativos, que permitam identificar-se como "browser desktop"?

    No Android há vários que fazem isso.

    ResponderEliminar
  12. O grande problema é que os jornais ainda não conseguiram encontrar uma forma de monetizar os seus sites/conteúdos.
    Poucas pessoas estão disponíveis para pagar para aceder a conteúdos digitais.

    Alguém se lembra da versão em PDF do público?
    Quantos utilizadores/pagadores acham que tiveram?

    ResponderEliminar
  13. @Nelson Cruz,
    Há resmas deles! :)

    ResponderEliminar
  14. Bom, só faltou dizer que não permitem o acesso ao site através do Safari, não do iPad! Porque há outros browsers que continuam a ter acesso ao site no iPad. São uns parvinhos, que se há-de fazer? :/

    ResponderEliminar
  15. Não ache ruim só porque você não costuma comprar APPs na Apple. Ou você compra o jornal pela Market App da Apple lê outro.

    ResponderEliminar