2011/07/02

Notícias do Dia

Hoje já vos expliquei como criar um feed RSS dos favoritos do Twitter, de uma bonita oferta do Google que passa a permitir fotos ilimitadas nos álbuns da web do Picasa, e de um Hotmail mais rápido que nunca.

Mas temos ainda mais notícias sobre o Google+ e as suas repercussões (incluindo a inspiração dos círculos de amigos, agora no Facebook), uma Nokia que abandona o Japão, e mais ainda. Já a seguir...




Facebook com Circles à Google+


Embora o Facebook tenha forma de agrupar amigos em listas, o processo é bastante arcaico face aos círculos de amigos do Google+.
Por isso mesmo, alguns engenheiros do Facebook decidiram mostrar que a cópia é a mais sincera forma de elogio... e implementaram o mesmo conceito dos círculos de amigos do Google+ no Facebook neste CircleHack.

E embora isto não seja especial, espera-se que o FB anuncie a chegada do videochat às suas páginas já na próxima semana - mas que certamente não será tão interessante como o hangout do Google+. ;P


Google+ será ameça ao Twitter?
Desde os primeiros momentos que experimentei o Google+ que não pude deixar de pensar: isto poderá muito bem tornar-se num "Twitter do Google". E aparentemente, não sou o único a achar isso.

No entanto, ao contrário do Twitter, que podemos ir espreitar apenas quando nos apetece, este Google+ parece-me - pelo menos nesta fase inicial - demasiado intrusivo e capaz de interromper a produtividade de qualquer pessoa, já que surge em praticamente todos os serviços do Google.

Vamos ao Gmail, e lá estão os emails de avisos (se bem que se pode fazer "mute"), assim como as notificações na barra superior que agora se encontra em todo o lado. Ou seja, mesmo indo à página de pesquisa, somos "tentados" a ir espreitar o que dizem as notificações... O que é uma grande chatice (pelo menos, para mim... que gosto de não ter coisas a distrair-me enquanto trabalho.)

Por outro lado, o Facebook poderá continuar descansado, pois os seus utilizadores certamente não se sentirão atraídos por este Google+, que como o Robert Scoble disse (e bem)... é ainda demasiado Geek para todos os utilizadores não-google.

Por outro lado, embora me agrade o Google+, que em breve pretende ter páginas de empresas e também jogos e Apps ao estilo Facebook, e mais ainda... Começo já a ficar perdido ao ter amigos que me respondem a umas coisas no blog, outros via Twitter, outros via Facebook, e agora outros via Google+.

Chamem-me antiquado mas... começo a não ter paciência para estar em tantos lados (embora, verdade seja dita - a minha atenção central vai para o blog, para a nossa mailing list, e para o Twitter - sendo que o FB tem muito menos atenção... e este Google+... veremos!)


Nokia Abandona o Japão


Não deixa de ser com alguma tristeza que se vê um gigante como a Nokia a chegar a este ponto, tendo que abandonar o Japão por falta de interesse nos seus produtos. Desde 2008 que a Nokia só lá comercializava os modelos de luxo sob a marca Vertu - mas agora nem esses "se safam"...

... e aposta no Windows Phone


Pelo menos numa coisa parecem não querer cometer os erros de outros. As Apps desenvolvidas pela Nokia para os seus Windows Phone irão correr em qualquer outro Windows Phone - mesmo os de outras marcas. A Nokia diz não serem necessário layers adicionais que fragmentem a plataforma. Ainda bem que assim é!


Chrome atingiu os 20%

Lembram-se dos tempos em que o IE parecia um gigante impossível de combater? Pois bem, olhem para a evolução do Chrome do Google, que passou agora a barreira dos 20% de quota a nível mundial.


E sem dúvida que muito temos que lhe agradecer, por ter ajudado a que todos os outros developers se apressassem a melhorar os seus browsers.


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Realmente dou-te razão. Começam a ser demasiadas plataformas sociais para se acompanhar.
    A ordem natural das coisas leva-se a que algumas sejam ignoradas/deixas de lado: falta de tempo, reorientação de objectivos/desinteresse levam-nos a que algumas sejam abandonadas.
    O mais preocupante nisso é a fragmentação das pessoas: uns ficam por um lado, outros por outro, e não estão todos no mesmo sitio, como deveriam estar. Mas pronto... é como na vida real, nem toda a gente está sempre no mesmo sitio.

    ResponderEliminar