2011/08/16

Galaxy Tab Novamente à Venda na Europa

A suspensão da venda dos Galaxy Tab na Europa foi cancelada depois de se ter descoberto que a Apple manipulou as imagens do tablet tornando-o mais parecido com o iPad do que realmente é.


A Apple aparentemente adulterou por completo o formato 16:9 do Galaxy Tab, esticando-o para o formato 4:3 do iPad, e não apresentou sequer o seu "home screen" - bastante diferente do iOS - optando por mostrar antes a lista de selecção de Apps, mais parecida com o iPad.

Uma vez que a "queixa" se prende com a aparência idêntica, este detalhe torna-se essencial no caso em questão e terá já levado à suspensão da medida que impedia a venda dos Galaxy Tab na maioria dos países Europeus (actualização: a suspensão deveu-se ao facto da decisão do Tribunal Alemão não ter competência para "mandar nos outros países").

Mas enquanto isso, a batalha relativamente a patentes e contra-patentes vai abrindo novas frentes, e agora também a HTC vai processar a Apple relativamente aos seus PCs, iPods, iPads, e iPhones.

Por este andar, qualquer dia temos que levar um advogado connosco quando formos às compras!

13 comentários:

  1. E então agora não era suposto a Apple ser punida por ter mentido!?

    ResponderEliminar
  2. Eu diria "alegadamente" em vez do "aparentemente".
    Não está comprovado esse "facto". Pelo menos não vi confirmação de tal situação.

    ResponderEliminar
  3. A suspensão não foi devida a isso mas ao facto de o tribunal Alemão não ter competência para banir fora "de portas".

    "....because it is unclear whether the court has the authority to impose the injunction outside of Germany."

    http://z6.co.uk/31z

    ResponderEliminar
  4. Oh carlos, Esperava mais de ti. Se lesses o link que citastes e de onde tiras a noticas vias que a suspensao nao tem nada a ver com a alegado caso de manipulacao de prova. No blog está tudo bem explicado o porque da suspensao da.

    ResponderEliminar
  5. O artigo do Carlos está bem escrito. As fontes são pouco claras em relação ao que se está a passar.

    Este dado é muito importante, caso tenha havido adulteração de provas. Mesmo! Nem a Microsoft! (pensando bem...)

    Obrigado Carlos por nos manteres a par.

    ResponderEliminar
  6. @kincas e @ups
    Já editei com a clarificação. Sabem que isto de estar a ler e escrever notícias em férias a partir de um iPhone, enquanto se está mais concentrado na praia e piscina, causa algumas distracções ;P :)

    ResponderEliminar
  7. A Apple teme a concorrência do Galaxy 10.1. É um tablet fantástico! A Apple está a jogar da pior maneira e pode pagar por isso, mesmo com o $bn USD em caixa.

    A Samsung é uma grande empresa, a jogar em várias frentes, como fornecedor, como produtor e como inovador algo que todos parecem esquecer.

    O Android só não é apreciado por fanboys que nada percebem de UI e usabilidade. Usa o chavão do "ainda não está lá" porque o lêem em blogs tendenciosos. Não são capazes de admitir que há outros excelentes produtos no mercado por mesquinhez e uma espécie de clubite muito básica que rende aos cofre da Apple.

    Posto isto o iPad é um produto fabuloso. Tal como o Galaxy 10.1. Para já, prefiro o Android ao iOS: notificação, updates over the air, ligação aos produtos do Google, variedade de construtores, mentalidade Google, etc.

    O Google nunca vai ser a próxima Microsoft, mas 1984 pode estar já aí com algumas atitudes da Apple.

    A abertura do CEO da Google é outro ponto. É tudo explicado com respeito pelos clientes, utilizadores e comunidade.

    O design da Apple é algo pouco comum pela excelência. O OSX é interessante mas não é superior a outros sistemas.

    A comunidade Android não tem felizmente a mentalidade básica que está a popularizar a Apple, vulgo fanboyism. Tacanha e medíocre. Os seus produtos mereciam melhores clientes :)

    ResponderEliminar
  8. Mas acham mesmo que um Juíz aprecia processos de injunção unicamente com base no queixoso?! Como é óbvio, a apreciação faz-se, no mínimo dos mínimos, analisando os folhetos técnicos fornecidos pelas marcas, os catálogos, as specifications sheets online, os cartazes publicitários, os videos e banners publicitários, etc. Nem o sistema judicial português cometeria tamanha barbaridade!

    ResponderEliminar
  9. To AJM.

    Mas (tal como por cá) não deveria o Juiz saber onde e como pode ser feita a proibição? Não deveria ter "acertado" à 1ª?
    Não me parece que tenha procedido da forma correcta (até ver).

    ResponderEliminar
  10. To AJM:

    então porque é que avançou com a injunção ? Para agora dar uma de "afinal não sei bem" ?

    To kinkas:

    concordo. O mal está feito. Há direito a indemnização ? Era interessante a Samsung responder com contra-processo por má fé :D

    A Europa precisa mais da Samsung que da Apple.

    ResponderEliminar
  11. Pelos vistos juízes incompetentes não é só em Portugal!!

    Quanto á forja de provas por parte da Apple só posso dizer que é algo que lhes fica muito mal...
    Apesar de a Apple fazer óptimos produtos (se bem que em termos de software deixem a desejar no iOS) com atitudes dessas só afastam certos compradores e perdem o respeito por parte de muito entusiasta de tecnologia.

    ResponderEliminar
  12. Nuno Simões17/8/11 03:40

    Que golpe muiiito baixo por parte da Apple realmente. Apenas vem mostrar que aos consumidores que o Galaxy Tab 10.1 está realmente forte ao ponto de "meter medo ao iPad", pois se tal não acontecesse, a Apple não se daria ao trabalho de (e agora vem o supostamente, ainda nada disto foi judicialmente provado) editar imagens ao ponto de mentir em tribunal, que, tanto quanto sei, é punível como crime.

    Serie sem dúvida interessante ver um contra-processo pela Samsung ou mais ainda um pedido de desculpas da Apple aos seus utilizadores (se é que se importa com eles), e principalmente à Samsung.


    Ficarei sem dúvida atento ao desfexo desta "novela", pois não tem mesmo outro nome :)

    ResponderEliminar
  13. Dos_Passos17/8/11 23:10

    Afinal a suspensão foi levantada ou tudo não passou de mais diz que disse ?

    ResponderEliminar