2011/08/30

iTunes Match com Download de Músicas


O iTunes Match, o serviço que vai permitir "legalizar" toda a música "pirata" que tiverem nos vossos computadores - por uma taxa anual de $25 - permitirá ouvir as músicas via streaming e também fazer o seu download.

Este serviço da Apple vai evitar que a maioria dos utilizadores tenha que fazer o upload de "gigabytes" de músicas, optando por fazer o scan das músicas que detiverem - e dando-vos acesso imediato às mesmas a partir dos "originais" no iTunes.

No entanto, para todos aqueles com planos de dados que não permitem o streaming contínuo das suas músicas favoritas, ou que estão em zonas de recepção complicada (ou em roaming), o serviço permite igualmente fazer o download para o dispositivo em questão, para que possam ouvi-las sem problemas.

No fundo, é um sistema semelhante ao que eu desejaria ver aplicado às próprias Apps, e que permitiria poupar espaço no dispositivo naquelas Apps que raramente são utilizadas ou que estivessemos dispostos a utilizar via "streaming".
(Com o surgimento de um iPhone low cost com apenas 8GB, espero bem que a Apple esteja a preparar algo deste género.)



3 comentários:

  1. Eu estava aqui a pensar e ja estou e a ver um "novo mercado pirata" heheh ;o)....

    Nao sei como eles vao verificar se tens o ficheiro original MAS imagino que seja uma mistura de tags id3, hash do ficheiro, e sample...

    Imagina agora um site que consiga decifrar exactamente como eles fazem isso e que comece a guardar uma lista de todas as musicas que eles tem disponiveis, de forma a que qualquer pessoa finja que tem os ficheiros originais (ate com pouca qualidade :oP) no seu computador...

    Estou a ver oportunidade de negocio (no mercado negro) para isso he he he.

    ResponderEliminar
  2. Em relação às apps é sempre possível instala-las e desinstala-las sempre que se quiser.. Mesmo as pagas não é necessário pagar outra vez!
    Basta ir à app store, tab dos updates e tem lá as "Purchased".
    Não sei se era bem isto que estavas a falar mas já não é mau!
    Tirando a parte de as fazer correr em Stream que realmente nao dá!

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    Sim, eu sei... mas não é prático estar a fazer isso (tal como não o seria fazer para as músicas).

    O ideal é que estivessem sempre "lá", mesmo que algumas viessem via streaming.

    ResponderEliminar