2011/08/18

Notícias do Dia

Hoje já vos trouxe uma lição de CSS, um disco WiFi da Kingston, oferta de tablets na Vodafone e TMN, e os novos Grid 10 e Grid 4 da Fusion Garage (ex-JooJoo). Mas como sempre, há ainda mais, já a seguir:


IBM Cria Chips Cognitivos


Embora os actuais CPUs sejam excelentes a fazer cálculos e demais tarefas pré-programadas, há coisas em que falham redondamente - como o processamento e reconhecimento de padrões, feito de forma "fácil" por qualquer animal com cérebro.
Por isso mesmo a IBM criou o primeiro chip experimental modelado com base no cérebro humano. Estes chips cognitivos eventualmente permitirão que os computadores se tornem tão (ou mais) eficiente que nós nas tarefas que actualmente são difíceis de fazer com os CPUs convencionais (reconhecimento de voz, imagem, etc.)


Microsoft com patente para Windows via Streaming


A MS parece ter patenteado um sistema que permitira a um computador começar a fazer o boot de forma imediata a partir de uma cache local, enquanto parte da informação seria recebida via streaming de discos/servidores remotos.

Ora... esta é mais uma daquelas coisas que eu já venho a defender há muitos anos, já em 2009 eu falava de um armazenamento unificado em que as fronteiras entre o que é "local" ou "remoto" seriam abolidas. (E sinceramente, era algo que esperava igualmente ter visto ser implementado pelo iOS da Apple - já que pouco/nenhum sentido faz andar a carregar Apps constantemente, apenas por poderem vir a dar jeito "um dia"; sendo óptimas candidatas a Apps que estariam guardadas remotamente, e apenas "streamadas" quando necessário.)


Fanboys vêem Críticas como Ataques à sua Imagem


Um estudo parece indicar que os habitualmente denominados "fanboys" são tão fervorosos a defender as suas marcas preferidas porque levam as críticas como "ataques pessoais" à sua própria imagem.

Todos nós conheceremos alguém que leva este amor às marcas demasiado à risca, quer isso se aplique à Apple/iPhone/iPad, ao Android, ao Windows, ao Linux, ou outros. Habitualmente, dá-se também o caso de que são estes próprios fanboys a acusarem os outros de serem fanboys.

Pessoalmente, só me irrita que este tipo de pessoas parece ter filtros à frente dos olhos/orelhas que os impeça de ver/ouvir e ver que raramente as coisas são tão digitais como o zero e o um; e que na maioria das vezes, existem coisas boas e coisas más em todos os diferentes aparelhos e plataformas.


HP TouchPad com 64GB


A HP vai começar a vender um novo HP TouchPad, branco, com 64GB e um CPU mais veloz: um snapdragon dual-core a 1.5Ghz. Com um preço de €599, parece-me estar num patamar aceitável - embora continue a achar mais interessante um tablet com preço na ordem dos €399, mesmo se tiver apenas 1/4 da memória (especialmente se puder ser expandido via microSD.)

Seja como for, torna-se num potencial candidato a um próximo fundo de gadgets, assim que regressarmos "ao activo" depois das férias. :)


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. João Sousa18/8/11 21:52

    E no entanto, no site da HP: "(...) HP reported that it plans to announce that it will discontinue operations for webOS devices, specifically the TouchPad and webOS phones. HP will continue to explore options to optimize the value of webOS software going forward."

    http://www.hp.com/hpinfo/newsroom/press/2011/110818b.html

    ResponderEliminar