2011/09/08

Notícias do Dia

Temos um novo passatempo que te dá a oportunidade de ganhar umas fantásticas colunas 2.1 da Philips (e que vem mesmo a calhar para não entrarem em depressão no caso de não terem ganho nada nos nossos passatempos de Verão), ficamos a conhecer um novo e apatecível Optimus Monte Carlo, e temos também algumas recomendações geradas pelo nosso grupo de discussão referentes a headphones in-ear.

Para os mais curiosos, já foram publicados os resultados do inquérito feito na "alegre casinha".

Mas, entre rumores do novo iPhone 5 (cuja produção já estará em pleno, com 150 mil iPhones 5 a serem montados diariamente, e uma foto de sushi poderá ser a primeira foto pública tirada por um) e futuro iPad, eis que se seguem as notícias do dia:




Primeiro Helicóptero Eléctrico Levanta Vôo


Eis um marco na história da aviação, e que faz com que pela primeira vez um helicóptero eléctrico tripulado tenha levantado vôo e voado por alguns minutos, de forma completamente autónoma e sem qualquer tipo de ligação ao solo.

Um projecto que foi quase totalmente desenvolvido por um único homem - Pascal Chretien - num período de 12 meses; tendo conseguido este feito antes dos "gigantes" da indústria aeronáutica.  Demonstra bem aquilo que se pode conseguir quando há vontade e não se está dependente de "interesses" em que se continue a usar combustíveis fósseis.


Windows 8 será Mostrado na Próxima Semana


Parece que a MS quer roubar algum do mediatismo que tem sido dominado pela Apple e o iPhone 5 e se prepara para mostrar o novo Windows 8 já na próxima semana, e que será mostrado a correr num tablet da Samsung (embora a contínua guerra com a Apple se aproxime agora de casa, com a Apple a meter processo contra a Samsung também no Japão).

Provavelmente o que irá ser mostrado será o Windows 8 em versão para CPUs ARM, e que potencia que o Windows 8 seja finalmente uma plataforma unificadora entre os diferentes equipamentos existentes - dos smartphones aos tablets, e sem deixar de lado os computadores desktop e portáteis.


Android do Google com Vantagens para Alguns?

Já era sabido que, com a aquisição da secção mobile da Motorola, o Google se iria colocar numa situação delicada face aos restantes fabricantes. Mas, agora, há um documento que tem gerado alguma polémica.


Um documento onde se pode ler que o Google não faz o desenvolvimento do Android de forma aberta - libertando o código fonte apenas depois de estar terminado (até aqui nada de novo, ou de "mal") - mas também que o Google disponibiliza o acesso priveligiado e adiantado a alguns parceiros em troca da sua "aliança", que com isso ganham vantagem sobre a concorrência em trazer produtos finais para o mercado. esperaria que tal vantagem estivesse explicitamente descrita em documentos oficiais.

Ora... a questão é que também isto não é nada de novo. E se haverá quem pretenda interpretar isto como uma "prova" de que o Google anda a fazer manobras de bastidores e pretende dar prioridade à "sua" Motorola; bastará olhar para a história do Android para se perceber que isto é o que tem acontecido desde sempre.

Aquela cláusula refere-se ao desevolvimento de equipamentos "percursores", e que servem de base àquilo que o Google antevê ser o caminho a seguir para as próximas gerações de Android - como tem sido o caso dos seus modelos Nexus. Para isso, é óbvio que alguns fabricantes passarão a ter acesso priveligiado a versões de desenvolvimento do Android.

Portanto, poderá haver muita coisa a criticar no Google... mas aqui, parece-me que se está apenas a tentar fazer uma tempestade num copo de água. (Maior tempestade parece-me haver nos contantes ataques ao Android nos tribunais por via das patentes, guerra que já levou o Google a ceder patentes à HTC para que esta atacasse a Apple.)



Mais interessante, será o anúncio de que o novo Android Ice Cream Sandwitch estará disponível em Outubro/Novembro.


Google Docs com Modo Offline... fica Offline

Numa altura em que o Google Docs passa a estar parcialmente acessível em modo offline, eis que um novo susto vem servir de aviso às apps baseadas na cloud: o Google Docs esteve indisponível por cerca de 30 minutos.

É mais um lembrete de que, por muitas vantagens que este tipo de soluções possa ter (e eu que o diga, que dependo do Google Docs e Gmail para praticamente "tudo"), no dia em que estes serviços não estiverem disponíveis, as coisas rapidamente podem ficar bastante complicadas.


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)