2011/09/21

Nvidia Kal-El - Quad-Core com Core Extra a Acompanhar


Já temos visto o que o próximo chip mobile da Nvidia com o nome de código Kal-el é capaz de fazer, um chip que em breve deverá adoptar o nome Tegra 3, e que deverá chegar ao mercado nos próximos meses.

Mas agora, a Nvidia revelou mais alguns detalhes sobre este Kal-El, em que ficamos a saber que não é um chip quad-core mas sim... "penta-core".


O quinto "core" continua a ser um Cortex A9, mas especificamente optimizado para ter baixo consumo e ser utilizado como auxiliar dos restantes, estando limitado a uma velocidade de 500Mhz; ao contrário dos restantes quatro CPUs, optimizados para o desempenho puro e capazes de atingir a frequência máxima de funcionamento.

Assim, este é um dos primeiros chips que permite o multiprocessamento diferenciado, combinando o máximo desempenho (quando necessário), com o máximo de autonomia (quando o equipamento estiver em standby).


Obviamente que o sistema operativo terá que saber lidar com este novo tipo de processadores, sabendo quando e como utilizar cada um dos "cores" disponíveis.

Desta forma, quando o equipamento estiver em standby, todo o funcionamento das tarefas em background poderão estar a ser feitas pelo CPU de baixo consumo...

Este sistema permitirá uma maior eficiência energética, podendo os ganhos serem bastante significativos face à anterior geração Tegra 2 (e também aos processadores concorrentes):


Portanto, são excelentes notícias... e agora só nos resta saber: quando é que nos chega um Transformer com Kal-El? :)

1 comentário: