E se da próxima vez que decidissem dar um salto a Nova Iorque - ou a qualquer cidade do continente Americano, incluindo as sempre acolhedoras cidades no Brasil - não fosse necessário entrarem num avião ou arriscarem-se a molhar os pés num barco?
Os planos para a construção de um túnel que ligue a Sibéria ao Alasca não são novos, mas parecem estar de novo em cima da mesa: um mega-projecto no valor de 65 mil milhões de dólares que faz com que o túnel sob o canal da mancha pareça uma brincadeira de crianças.
Tendo que atravessar uma distância superior a 100Km, numa das áreas mais desoladas e inóspitas do planeta, este túnel seria destinado exclusivamente a comboios de carga (não que a paisagem fosse lá muito atractiva para os potenciais viajantes, a não ser que substituissem as janelas do comboio por uns ecrãs LCD a mostrar paisagens virtuais).
Considerando a conjectura mundial, e mesmo sendo proposto a criação de centrais geradoras de energia eléctrica "limpas", a partir da energia das marés, e também de parques eólicos - não me parece que este projecto tenha grandes hipóteses de andar para a frente... Talvez se a partida ou o destino ficassem no Dubai se tornasse mais fácil arranjar investidores... :)
2011/09/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Essa noticia é de 2007, pois a ideia já não é nova. A própria Wikipedia tem noticias mais actualizadas no respectivo artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Bering_Strait_bridge
ResponderEliminarTambém estão a ser feitos estudos, por Espanha, para um túnel no estreito de gibraltar, nos últimos anos.