2011/10/04

Apple Apresenta iPhone 4S, iOS5, iCloud e iPods



Foi finalmente tempo de ficarmos a conhecer o novo iPhone 4S da Apple e os novos serviços a ele associados, como o iCloud, os novos iPods, e a actualização do iOS para o iOS5.

Actualização: depois de vos ter passado a "desilusão", não deixem de espreitar porque motivo o iPhone 4S é o melhor iPhone de sempre. E também já temos os preços do iPhone 4S na Europa. E as críticas ao iOS5.

Actualização 2: infelizmente, este será também o iPhone que será para sempre associado à morte de Steve Jobs.


O iOS5


Depois da habitual fase inicial a falar sobre o sucesso de vendas e o elevado nível de satisfação dos actuais clientes Apple, lá começaram a ser reveladas as novidades do iOS5 - a grande maioria já tinham sido apresentadas/faladas ou eram esperadas. O iOS5 irá estar disponível gratuitamente para o iPhone 4, 3GS, iPad, iPad 2, e iPod Touch de 3ª e 4ª geração, no dia 12 de Outubro.



Serviços como o Cards, que permite enviar cartões para quem quiserem (cartões físicos, impressos e enviados pelo correio "normal"), e o Find My Friends, que mostra por ondam os vossos amigos (pensem num Google Latitude, mas com algumas funcionalidades interessantes, como partilhas temporárias do local por onde andam.)


Com o iCloud vem também o inevitável espaço para que passem a guardar toda a vossa informação na "cloud", onde 5GB são gratuitos, mas depois têm que pagar $20/ano por cada 10GB adicional.

A partir do dia 12 poderemos ver ao vivo o que esta versão final do IOS5 tem para oferecer, e nessa altura aprofundaremos mais as novidades que ele traz e as críticas ao que continuar por fazer.


Novos iPods

Com a morte dos iPods clássicos, apenas dois iPods foram actualizados: o iPod Touch e o iPod Nano (e também permanece o iPod Shuffle).


O iPod Nano passa a poder fazer o tracking das vossas actividades desportivas sem necessidade de acessórios adicionais, e uma vez que a sua utilização como "relógio de pulso" foi bastante bem recebida, a Apple adicionou novos modos de visualização de relógio:





O iPod Nano de 8Gb custa apenas $129, sendo o mais económico de sempre ($149 para o de 16GB).




Quanto ao iPod Touch, passa a ser um iPhone 4 mais fino e sem 3G, e com preços de $199, $299, e $399 para os modelos de 8, 32, e 64GB. (Quanto ao iPod Shuffle, tem 2GB e custa $49).



O iPhone 4S

E foi finalmente altura de ficarmos a conhecer o novo iPhone 4S, uma mera evolução tecnológica face ao iPhone 4 - e que poderá ter desiludido todos aqueles que esperavam um novo iPhone "redesenhado" e com outro aspecto.






Tal como esperado, embora o aspecto seja idêntico, por dentro o iPhone 4S é bem diferente: contando com o CPU A5 dual-core que foi estrado no iPad 2, e que lhe garante o dobro do desempenho e gráficos 7x mais rápidos.


Potência que foi prontamente demonstrada com alguns jogos - que não sendo verdadeiramente "impressionantes", servem bem para mostrar a evolução que os smartphones têm tido nesta área (e colocando em causa a existência de consolas portáteis de jogos dedicadas a este fim).




O iPhone 4S passa a suportar velocidades até 14.4Mbps (em vez de 7.2Mbps como o 4), e é um telemóvel universal - integrando CDMA e GSM num único equipamento. Saltitar entre EUA e Europa vai deixar de ser problemático, embora para a grande maioria... nunca vá dar uso a essa "universalidade".


A Apple volta a utilizar o sistema de chassis como antena, mas agora numa evolução que - espera-se - estará isenta de críticas. As autonomias foram mantidas, mesmo tratando-se de um iPhone com o "dobro" da potência.



A câmara de 8MP



Também a câmara sofreu uma actualização - tal como era esperado - passando a ter um sensor de 8MP (3264x2448) Backside Illuminated (que lhe permite receber 73% mais luz).


O sistema de lentes também foi revisto, contando com 5 elementos ópticos, garantindo mais nitidez - e, não menos importante, a câmara está agora mais veloz que nunca, pronta a tirar a primeira foto em apenas 1s, e de 0.5s em 0.5s nas fotos seguintes.


Quanto ao vídeo, o iPhone 4S grava agora vídeo HD 1080p, com estabilização de imagem e redução de ruido. (Já estou a imaginar todo o espaço livre a desaparecer nos iPhone 4S à custa das fotos maiores e dos vídeos HD...)


O Assistente Virtual da Siri





E chegou o momento alto da apresentação, no qual ficamos a conhecer o assistente virtual da Siri que agora coloca o poder do vosso iPhone 4S ao comando da vossa voz. (Infelizmente os modelos anteriores ficam de fora desta nova tecnologia - o que é pena.)



A apresentação do assistente deixou todos impressionandos, já que permite fazerem "tudo" o que possam imaginar apenas usando a voz: ler mensagens, marcar apontamentos, responder às mensagens, perguntar o estado do tempo, a cotação das acções, marcar lembretes, pesquisar por restaurantes de um certo tipo, responder a perguntas (fazer o câmbio de moedas, quantos dias faltam até certo evento, etc. etc.) Respostas que podem ser dadas recorrendo ao Wolfram Alpha... o que tornam este Assistente num verdadeiro aliado durante as provas de matemática, caso fosse permitido! :)





Infelizmente, por agora o Assistente Virtual estará disponível apenas em Inglês, Francês e Alemão. Esperemos que rapidamente seja expandido a outros línguas, mas não deixa de ser estranho terem esperado tanto tempo para lançarem isto... e fazerem-no ainda em versão beta e de forma tão limitada.




Também como se esperava, passa a existir um botão de microfone no teclado que permite que se fale para introduzir texto em qualquer local onde se puder escrever com o teclado.


Preços e Datas



Os novos iPhones 4S vão estar disponíveis a partir de 14 de Outubro (pré-encomendas a partir do dia 7), em versões de 16/32/64GB e com preços de $199, $299 e $399 respectivamente (isto, nos EUA e com contratos de 2 anos.)


A par destes preços, o iPhone 3GS passa a estar disponível gratuitamente em troca de um contrato de 2 anos, enquanto que a nova versão do iPhone 4 com apenas 8GB se fica pelos $99 (e é este o preço de referência que serviu para encontramos o vencedor do nosso passatempo que vos deu a possibilidade de ganhar uma T-Shirt do Aberto até de Madrugada. :)



Falta saber quais os preços sem contrato que irão ser praticado na Europa. A Portugal o novo iPhone 4S deverá chegar apenas em Dezembro.


Conclusão


A apresentação do novo iPhone soube a pouco, e em vez do salto "inovador" que muitos esperavam tivemos apenas a reedição do episódio "3GS". Parece ficar confirmado que a Apple optará por um ciclo de redesign de dois em dois anos, com os anos intermédios a servirem para melhoramentos a nível interno do hardware.

Mais que no 3GS, a diferença de desempenho do 4S para o 4 deverá ser bem notória, a par da nova câmara - também mais veloz que nunca - e com um iOS5 que ajudará a dar a sensação de que muita coisa é nova também no funcionamento. No entanto, parte dos melhoramentos irá passar completamente despercebidos a uma grande fatia dos clientes: como é o facto de agora ser um equipamento CDMA/GSM; e pior que tudo, o facto de uma das grandes novidades e atractivos do 4S/iOS5 - o assistente virtual - ficar também ausente de todos os mercados que não falarem inglês/francês/alemão.

Se muitos clientes continuarão a fazer fila para comprar este iPhone 4S, alguns deles poderão achar que o desempenho do seu iPhone 4 será ainda suficiente para os fazer esperar pelo próximo e "verdadeiro" iPhone 5 com cara lavada.


Ditava a lógica que apenas estivesse à espera de um iPhone 4S, e nesse aspecto a Apple cumpriu com o que eu esperava - mas fiquei desiludido com o facto do assistente não estar disponível em Português, ainda para mais quando a Nuance já demonstrou que sabe fazer o reconhecimento de voz em Português. Não é muito ao estilo da Apple lançar uma funcionalidade "inovadora" que grande parte dos clientes não irão poder utilizar; e muitos não estarão dispostos a ter que esperar até que, quando finalmente estiver disponível na sua língua, provavelmente já estará no mercado o próximo iPhone "5".

O iPhone 4S torna-se portante atractivo para todos os que têm "desesperado" a usar iPhones 3 e 3GS, e os actuais utilizadores de iPhones 4 que sentem que o desempenho já não é aquele que esperavam (ou que tiveram o "azar" de mexer num smartphone dual-core recente, como um Galaxy S 2 ;). Para os clientes de língua inglesa, o Assistente torna-se num factor ainda mais apelativo... Mas para nós, a grande incógnita agora será saber a que preços é que o iPhone 4S irá chegar até nós, com e sem contrato!


Deixem as vossas opiniões nos comentários: era o que esperavam, ou ficaram desiludidos?

Se ficaram desiludidos talvez seja bom relembrar que este iPhone 4S continua a ser o melhor iPhone de sempre.

Actualização: infelizmente, este será também o iPhone que será para sempre associado à morte de Steve Jobs.

32 comentários:

  1. Que desilusao!!...
    Um dual-core? E ainda pra mais so 1Ghz!
    Ha quantos meses tem o android dual-cores no mercado?... E ate melhores e mais rapidos que este? Apenas isto?...mesmo design, mesmo ecran...desilusao...afinal quem inova? Parece ser o Android, com ecrans HD de tamanhos decentes...dual cores ha meses...inovaçao, esta a sair o Nexus Prime e depois o Galaxy S3.

    ResponderEliminar
  2. A minha maior curiosidade é saber a que preço vai chegar cá o iphone 4 de 8Gb, bloqueado a uma operadora mas sem contrato de fidelização.

    A "inovação" do 4S para mim não é nada de especial, visto o iOS5 estar também disponivel para o iphone 4.

    O que pode ter ficado apetecivel foi mesmo o iphone 4 de 8Gb.

    ResponderEliminar
  3. era o que esperava, excepto a a exclusividade do assitente virtual às 3 linguas referidas

    ResponderEliminar
  4. Só acho que o ecrã deveria dar o salto para às 4", estas ainda cabem bem dentro do bolso!

    Hoje os standards de 3.5" começam já a ser pequenos!

    De resto a curiosidade e mesmo o iPhone4 de baixo custo, afinal quanto vai custar cá sem o tal contrato de fidelização ????

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente devo passar.
    iOS 5 vou ter no iPhone 4, 8 Megapixels são irrelevantes pois a qualidade do iPhone 4 nas fotos é já excelente, dual core e gráfica melhorada já tenho exactamente isso no meu iPad 2. E por mais velocidade de internet e um assistente que nem sequer funciona em Português.. I think I'll pass.

    ResponderEliminar
  6. Com o galaxy S2 no mercado, sem a vantagem do assistente em pt, e ainda por cima com as próximas maquinas android a sair, penso que a apple se precipitou e deveria ter esperado por algo mais palpável como estamos acostumados. Ja pra não falar que este novo iphone foi lançado hoje e não consegue ultrapassar em nada nenhuma das vantagens dos androids disponíveis há já algum tempo, a não ser o assistente virtual, que a nos não serve de muito

    ResponderEliminar
  7. Bem vistas as coisas, eles agiram (e como o Carlos bem disse!!), como têm agido sempre. Ciclos de 2 anos no design, e altamente conservadores na adopção de modas novas.

    Sinceramente... Mesmo ontem quando li que o Siri poderia ser uma possibilidade torci o nariz. Ok, veio o Siri, mas continuo a achar que isso pode ainda fazer pouco sentido por cá.

    Depois virá o iPhone 5. Entretanto os Androids começam a ficar reis e senhores do mercado mas com o problema da fragmentação que lhes conhecemos. Os botões nunca estão no mesmo sítio, cada fabricante mete costumizações "úteis" nos telefones que não dão para apagar, e todas essas alegrias associadas a ter um Android :)

    Ah... E com exploits em barda! ;)

    ResponderEliminar
  8. Alguém arrisca chutar preços disto em PT? 250€ para o 4S de 16GB? Não me parece.

    ResponderEliminar
  9. Há que ser mesmo fanático pela apple e "cego" para não ver...
    Onde está a inovação apple boys?
    Tanta antecipação, meses de espera e mais de um ano depois do iphone 4 sai o...iphone...4S?!!!!!!
    Conhecem o Android? Open source OS?
    Melhores specs, mais memoria, melhores CPUs, muito melhor costumização e personalização...liberdade total para gestão de ficheiros, apks...
    Tem melhores ecrans, ecrans HD! Super Amoled Plus! Ecrans com resolução HD 1280X720 como o futuro Nexus Prime (que ainda sairá este mês) e certamente o Galaxy S3. Ecrans com tamanhos decentes de 4 ou mais polegadas...hello o mercado evoluiu e continua a evoluir...não parou como a apple no mesmo design e tamanho...and the same old boring looking ios...
    O "velhote" Galaxy S2 já saiu há meses!! Há meses apple boys e ainda assim é melhor em muitos aspectos que o "novo" iphone4S! Onde está a inovação? Até as acções da apple do NASDAQ nos states já estão a cair a pique com a desilusão dos investidores!
    (E quanto às "costumizações referidas num post anterior, tudo dá para alterar no android, mesmo tudo, o android é um sistema livre da Google...basta consultar a informação disponível para ver como assim o é, não faltam foruns portugueses onde tudo é explicado...basta querer...o meu antiguinho Galaxy S está Totalmente costumizado por mim e ao meu gosto...)
    ...com o Android é real inovação e é liberdade...

    ResponderEliminar
  10. Dos_Passos4/10/11 22:23

    Isto olha-se para os comentários e tem que se dar desconto.

    Que algum adepto do Android viesse reconhecer que o iPhone, mantendo o preço, tinha melhorado significativamente, era o mesmo que pedir a Pinto da Costa para dizer que o Benfica jogou bem.

    Agora meterem-se com o CPU/GPU A5 que dá bigodes à concorrência e acharem que o dual-core está ultrapassado e é preciso mais é jogar ao faz de conta.

    Quanto aos preços, para 16/32 GB vão ser iguais aos anteriores do iPhone 4. Gostava de saber era o preço a pronto do iPhone 4 de 8GB.

    ResponderEliminar
  11. Dos_Passos4/10/11 22:29

    ...ui. Entretanto apareceu mais um (ou o mesmo).

    As acções da Apple estão a cair a pique !?. Caíram hoje 0,56%. Grande coisa. Tomam os desejos por realidades.

    ResponderEliminar
  12. Dos_passos: se desse bigodes eles tinham-no afirmado nos gráficos, tal como o fizeram para as fotos, mas não o fizeram...

    é uma mera evolução e fora de tempo (2/3 meses de atraso em relação ao ciclo habitual). se a estratégia dará resultado? não sou vidente.

    Gostava era de saber qual a resolução da câmara do ipod

    ResponderEliminar
  13. Errado. As acções caíram 5%.
    Segundo uma poll da mashable, a esmagadora maioria dos utilizadores está desapontada com as novidades do iPhone 4S.

    É certo que o chip A5 é superior a qualquer outro dual-core no mercado apenas graças ao GPU que tem. Mas já para Q4 2011 começam os samples do Nvidia Tegra 3 que é quad-core.

    De um ponto de vista pragmático, é simples, o que o iPhone 4S traz de novo é poder de processamento gráfico que só se faz notar em jogos, maior velocidade de internet que cá não serve para nada, o Siri que cá não serve para nada, e melhor câmara. Se isto compensa o upgrade vou ali e volto já.

    Resumindo, este iPhone 4S foi um fiasco de todo o tamanho. Este tinha que ser o ano da Apple, o ano que lançavam uma bomba que não só conseguiria travar o crescimento exponencial de Android como inverter esta tendência. A meu ver só conseguiram acelerar.

    Bom, para o ano há mais. Nessa altura está o android com um market share de 80% mas enfim.

    ResponderEliminar
  14. Esta aqui um pequeno comparativo feito pelo "engadget" : (se que se pode comparar uma vez que sao tecnologias dispares e alguns android ja tem meio ano no mercado):

    http://www.engadget.com/2011/10/04/iphone-4s-vs-the-smartphone-elite-galaxy-s-ii-bionic-and-tita/

    ResponderEliminar
  15. uau! UAU!!! Bem vinda a 2011 Apple!

    ResponderEliminar
  16. Dos_Passos4/10/11 23:18

    http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:AAPL

    ResponderEliminar
  17. ganhei a tshirt disse no novo preço do iphone 99$ e acertei

    ResponderEliminar
  18. UPDATE 7-New Apple iPhone fails to wow investors, fans
    http://www.reuters.com/article/2011/10/04/apple-iphone-idUSN1E7931NK20111004

    ResponderEliminar
  19. A tal "liberdade" do Android e as suas "custom crap" só criam confusão nos utilizadores alem de serem autenticas auto estradas para malware (vide caso do htc sense).

    E nem me venham com cyanogen's e similares firmwares porque isso é feito por uma (real) minoria.

    Alem de que venham com as tretas que vierem estes iPhone vão vender como bolos quentes, terão as melhores aplicações e no fim quem ganha são eles.

    Ate o Windows Mango é mais interessante que o Android. Não é por o Android ser mau per se. Longe disso, mas a Google tem que acabar com as costumizações e ter um sistema igual para todos. Falta-lhe uniformização e... Segurança!!

    Já há anti-vírus para Android, por amor de Deus....

    Ah!... E as acções da Apple caíram 0,56%

    ResponderEliminar
  20. As acções da Apple fecharam 0,56% abaixo, mas chegaram a perder 5%.

    Por tudo o que já foi dito e mais alguma coisa, parece-me que o mais interessante do anunciado será o iPhone 4 8GB. A que preço ficará cá sem contrato? Acho que o iPod Touch 8GB (199$) será uma boa pista. A diferença de preço dos produtos com e sem rádio 3G costuma ser 100$/€. Deve rondar os 300-350€ cá em Portugal.

    ResponderEliminar
  21. @Nelson Cruz, mas o iPod Touch 8GB deverá ter hardware semelhante ao iPhone 4S (CPU A5 ?)

    Por isso esse termo de comparação pode baixar...

    ResponderEliminar
  22. Já escrevi isto noutro sítio e vou repetir: quanto mais os geeks criticam os produtos Apple, mais sucesso comercial eles têm. O mercado já não é vosso, meus senhores. O mercado agora é do comum dos mortais. E o comum dos mortais não sabe nem quer saber se o CPU se chama A5, a quantos Ghz funciona, ou quantos Mpixeis tem a camara. O consumidor normal quer uma experiência de utilização agradável, poucas más surpresas, e que as coisas apareçam feitas sem grande esforço e sem ser preciso tirar uma licenciatura em engenharia para as pôr a funcionar.

    ResponderEliminar
  23. As acções chegaram a cair ~5%.. fecharam a perder apenas 0.56%. A razão é simples: expectativas. A especulação que se cria é ridícula, mas alguns esperam que a Apple faça tudo.. claro que depois sabe a pouco e há alguma desilusão. Acontece (quase) sempre a cada lançamento. iPad2 nao tinha retina... boooomm... depois voltou ao normal, a subir.

    Nem toda a gente tem de fazer o upgrade, este é um iPhone 4 melhorado.. para quem tem um 3G/3GS é um bom momento para actualizar. Quem tem um iPhone 4, provavelmente faz sentido ficar. Os produtos da Apple não são para trocar ao fim de um ano e pouco, porque ainda continuam a dar conta... ja alguns androids, deixam de ver updates ao fim de 6 meses.

    ResponderEliminar
  24. Nuno Pereira, sendo assim talvez desça para uns 250€ (q foi o primeiro palpite q dei no twitter). Esse seria um "killer price" capaz de fazer concorrência forte a vários androids. Mas tenho as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  25. Desculpem lá a sinceridade mas desta vez a apple deu um grande passo mas foi para trás e só terá lucros com estas falsas novidades à custa de indivíduos que não têm mais que fazer ao dinheiro. Olhem só para a diferença de preços e memória entre o iphone4s e o ipodtouch, ridículo e como já foi dito e é sabido por todos já existem smartphones muito melhores e mais baratos. Tristes notícias da apple mas bom acompanhamento por parte do Carlos Martins :D

    ResponderEliminar
  26. Dos_Passos5/10/11 03:28

    Se há alguma coisa que me aborrece é a mania do pessoal do Android querer ser mais esperto e querer mandar no dinheiro dos outros.

    "...à custa de indivíduos que não têm mais nada que fazer ao dinheiro"

    P´ro C.

    ResponderEliminar
  27. Quero lá saber o que fazem com o VOSSO dinheiro, ou será preciso relembrar que deve-se pensar duas vezes antes de comprar qualquer coisa para depois não ter de ir pedir para os programas de tv à tarde ou coisa pior mas se alguem está aborrecido recomendo ver uma comédia que isso passa e fica mais barato.

    ResponderEliminar
  28. Mário Diogo Silva5/10/11 13:14

    Pessoalmente, penso que não vale a pena entrar por esse campo, pois tem muito que se lhe diga! Eu fiz um comentário num post antigo e parece que acertei, pois segui a lógica e a quota de mercado da Apple. Eu tenho um iPhone 4 e não fiquei desiludido porque já estava a espera do sucedido. Não vi a apresentação da Apple, apenas segui o assunto pelo AadM e pelos vossos comentários anteriores. Primeiro, a Apple não deu relevância ao crescimento do android e seus dispositivos, pois pensa que tem consumidores fiéis, outro sistema operativo móvel e tomou em consideração a fama da sua marca. Por isso era expectável essa atitude. Eu acho mal, pode-se considerar que desconsidera os seus clientes. Quando existe um GS II mais barato, mais potente, com maior visor apesar de desconhecer o Android (que gostava de experimentar um bom tempo mas não tive oportunidade; a minha primeira percepção foi num HTC Desire HD e achei confuso o SO; no iOS isso não aconteceu, pareceu-me logo mais intuitivo, apesar de hoje o considerar demasiado simplista e primitivo.) a primeira impressão que me vem à cabeça é "há equipamentos melhores". Mas caros, isso é muito subjectivo e pessoal pois cada um tem as suas preferências e poder monetário( o qual é muito importante claro!). Eu pessoalmente continuo a preferir o iPhone 4 ao GSII. Para uns é mais importante o SO, outros o hardware, outros ambos pesam. Bem, um GSII com um ecrã igual ao antecessor já me faria pensar mais. Concluindo, não me parece nem faz sentido que o novo iPod Touch tenha o A5( fui ver à apple US e não encontrei), não gosto de à primeira vista o iPhone 4 seja parecido com este último pois há que distinguir minimamente os dispositivos, o vidro traseiro frágil continua no iPhone 4S enquanto no iPod Touch é metalizado apesar de ser do tipo "riscado", não gosto do assistente da Siri estar só disponível para o 4S nem ter língua portuguesa apesar de me dar bem com o inglês e de certeza de outras coisas que agora me lembro ou virei a saber. E não gosto sobretudo da demasiada importância que a Apple dá a si própria nas apresentações, ficam todos a bater palmas, mas devia haver humildade. Mas enfim...na maioria são factos verdadeiros. Mas esta é uma das suas estratégias de marca e funciona. Não dou relevância a nada disso, uso Macbook Pro e iPhone 4 porque os considero bons produtos, quer no conjunto geral de hardware e sobretudo pelos sistemas operativos, não complicam, fazem o que quero intuitivamente, é raro falharem não me chateiam quando isso acontece ou com actualizações. Volto a frisar, só falo do iOS porque não conheço bem o Android. Mas venho do Windows 7, gosto muito desta versão mas não me chateiem constantemente com updates...Aliás, no portátil, tenho Mac OS X Snow Leopard ainda, tenho windows 7 x64 e ubuntu 11.04 e uso tudo, apesar de não tanto o ubuntu porque muito que lá se faz dá para fazer no Mac OS X devido ao Kernel semelhante. Sou da área da informática e nada me vale ter um hardware muito potente com um sistema operativo menos bom, não aponto exemplos concretos. Até porque isso faz o programador do software ficar mais desleixado porque tem uma máquina muito potente, e devia passar-se o contrário, mais isso é outra história. Pronto, a única jogada realmente relevante da Apple foi não acabar com o 3GS, como usualmente faz com os de geração pré-anterior. Por isso, minimamente, penso que o 4S vais custar cerca de 600 euros, o 4 custar 450 euros e o 3GS é a novidade na venda, talvez fique por 350 euros, sendo esta a estratégia de combate da Apple aos Androids de preço mais baixo, a prévia esperada estratégia low-cost, que eu previa que não iria existir um novo modelo específico para isso. Interessa é comprar o que se pode e o que nos dá mais prazer! E discutir com críticas construtivas :)

    ResponderEliminar
  29. O "novo" iPhone 4S é uma desilusão...o mercado evoluiu, as perspectivas, os formatos, o tamanho de ecran...simplesmente não trouxe nada de realmente inovador ao mercado dos smartphones actual.
    E afirmações como já por aqui li frente ao tido como "ideal" tamanho de ecran do iPhone só revelam um certo conformismo inconformado que irá rapidamente desvanecer quando o iPhone5 com ecran maior finalmente surgir, nessa altura voltarão afirmações de como o novo tamanho de ecrãn será o melhor e o ideal!...só um certo nível de "apple fanatismo" é que permite este tipo de visão!

    ResponderEliminar
  30. Mário Diogo Silva6/10/11 01:33

    Acho que nem por isso. Eu gosto da Apple e sei que existem pessoas com diferentes preferências de ecrã. Eu por exemplo, gostava de um iPhone 5 com 3.7" de ecrã. 4" já não sei, mas talvez comprasse na mesma se pudesse. Agora mais do que isso não queria. Eu já usei e não gosto do GS II por causa dos 4.3" de ecrã. Para além de estarmos a comparar tecnologias diferentes, IPS e SuperAmoled+ e diferentes resoluções, que penso serem ambas superiores no iphone. E acho que se deve discutir caracteríticas e não fanatismos :)

    ResponderEliminar
  31. @Anónimo "desiludido"

    Esses argumentos podem perfeitamente ser invertidos: e que o público está a "comer" ecrãs grandes apenas e só porque a Samsung (por exemplo), não os consegue fazer mais pequenos.

    Portanto, parece que é mesmo uma questão de "visão" onde só se vê o que se quer ver...

    P.S. e basta deixar um comentário, em vez de spammar em múltiplos posts. Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Dizer que tem technologia mais avançada que o iPhone 4S é a mentira do ano... O processador do iPhone 4S é muito mais rapido do que o Galaxy S2... O resto dos cellulares "smartphones" não tenhem comparação com o iPhone. O numero de vendas não mente... iPhone 4S stock foi vendido 7 dias antes do cellular atingir as lojas... Que outro cellular tem esse impacto? Outra coisa 4G ou HPSA+ da no mesmo...

    ResponderEliminar