2011/10/19

Galaxy Nexus vs iPhone 4S


Com a chegada do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e do Galaxy Nexus, tornam-se inevitáveis as habituais comparações com o iPhone 4S e o iOS 5.

Quanto ao aspecto físico, não há muito a fazer: há quem prefira um, há quem prefira o outro; há quem esteja disposto a transportar o novo Nexus com as suas dimensões "grandes" para poder usufruir do ecrã HD, há quem preferisse que ele fosse mais compacto; há quem engrace com o seu formato curvo, há quem prefira um formato plano como o do iPhone... Ou seja... gostos, concessões, prós e contras que cada um terá que pesar por si.




Já quanto ao "software", aqui a coisa começa a tornar-se mais interessante... Já que se demonstra bem que o iOS da Apple começa a acusar o peso da idade, e tem coisas que - se há 3 anos atrás eram "novidades" e "inovações" -  agora deixam de o ser (mesmo sabendo-se que o iOS5 veio colmatar algumas dessas falhas e adicionar coisas novas e interessantes).

O sistema de "matar tarefas" ou remover notificações com um simples swipe (à WebOS) é bem mais prático e elegante que o sistema usado no iOS, que requer um long press + confirmação + home button para sair do modo de "tremeliques"; ou o swipe e confirmação de eliminação.

Também no reconhecimento de voz, a transcrição "à posteriori" utilizada pelo iPhone passa agora a parecer arcaica face ao reconhecimento em tempo real oferecido pelo Google e que vai escrevendo as coisas à medida que se fala.

Com os developers a dar cada vez mais atenção à qualidade das Apps que desenvolvem para a plataforma Android, em breve a principal vantagem do iOS poderá estar posta em risco (a existência dessas mesmas Apps "cuidadas", e que no Android surgiam de forma mais "artesanal")...

Eu sempre disse que se chegaria a um ponto em que o Android se arriscaria a atrair utilizadores de iPhones... e parece-me que com este Android Ice Cream Sandwich, 2012 será o ano em que tal poderá começar a acontecer.

Esperemos que a Apple não fique adormecida perante este grande salto do Google, e que passe igualmente a reagir com maior celeridade aos aspectos que permanecem "envelhecidos" no iOS.


Galaxy Nexus vs iPhone 4S vs Galaxy S2 HD vs Galaxy S2 vs Droid Razr vs HTC Titan

 [fotos via This is My Next]

26 comentários:

  1. Cheira-me a fundo gadget? :P

    ResponderEliminar
  2. A diferença de tamanho é impressionante. Mas com o ICS, a Google voltou a deixar o iOS a milhas de distância...

    ResponderEliminar
  3. Deixou de haver concorrência.
    A Apple já está muito para trás neste jogo.

    ResponderEliminar
  4. A google superou-se :)
    Mas que bomba :)
    E este ICS veio trazer tudo o que faltava :)
    A apple que se prepare, pois o iphone 4s nao trouxe nada de novo ( excepto o SIRI )...
    A samsung com o galaxy s II neste momento a 409 € na vodafone, com o ICS prestes a sair para o SGS II, a Apple que se cuide!!!!

    ResponderEliminar
  5. Tão pouco biased essa review...

    ResponderEliminar
  6. Gaius Baltar19/10/11 16:51

    O problema desses lançamentos Nexus é que são um pouco como os filmes do Terrence Malick (Dias do Paraíso, A Barreira Invisível, Árvore da Vida, etc.), em que toda a gente fala bem, mas pouca gente paga para ver. Enquanto o iPhone é como os filmes de James Cameron (Avatar, Titanic, Exterminador Implacável), em que os entendidos torcem o nariz , mas o grande público adora. :)

    ResponderEliminar
  7. Ao amigo anónimo "biased", para além disto não ser qualquer "review", aconselho que leia:

    http://abertoatedemadrugada.com/2011/10/iphone-4s-o-melhor-iphone-de-sempre.html

    ... É que para ser sincero, tenho cada vez menos paciência para os (felizmente raros) extremismos que por cá passam, e onde um artigo que realce os pontos positivos de um iPhone são logo rotulados de "Apple fan boy", e quando realço os pontos positivos de um Android é logo "biased" e outroas que tais...

    Poderá ser surpresa para muita gente mas... Nada impede que existam N equipamentos no mercado, e que todos eles possam ter pontos fortes, e pontos fracos - como é invariavelmente o caso.

    Pior que as preferências pessoas - que todos são livres de as ter - é pretender enfiar a cabeça na areia, ou pior ainda, fechar os olhos ao resto do mundo como se as coisas boas "dos outros" não existissem.

    Por mim, gostaria de ter um equipamento "perfeito", com o que de melhor há em todo o lado. Não sendo possível... há que saber pesar os prós e contras de todas as opções disponíveis, e tomar uma decisão.

    No *meu* caso pessoal, este é definitivamente o primeiro Android que me dá vontade de querer ter (ao contrário do que acontecia até aqui, de o usar como "substituto" mais "complicado" do que fazia com o iOS, mas desejando sempre voltar ao iPhone.)

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre fui fan do android, mas este ICS supera as minhas expectativas, estou agradado e não devo ser o único.

    Será que existe algum dos 4 milhões de users do iphone 4S arrependido.. :p

    ResponderEliminar
  9. Anonimo chato reporting in:

    Antes de mais:
    "(...) - se há 3 anos atrás eram "novidades" e "inovações" (...)" --> Só esta frase faz-me repetir em voz alta: BIASED.

    Claro que Android tem pontos fortes, nunca disse que não os tinha! Não estou a meter a cabeça na areia, esta análise parece-me é demasiado simples e, de certa foram, ingénua.

    Acho também que o iCloud, por exemplo, é - ou vai passar a ser - um ponto muito forte do ecosistema iOS que não foi mencionado de todo na review, digo, artigo.

    ResponderEliminar
  10. Isso de falar em "artigo" sem referências, não sei a qual te referes. Este post em questão prende-se apenas com a comparação do Nexus com o iPhone 4 - já falei em mais detalhe do 4S e do iOS5 noutros dias.

    Nesta perspectiva, o iCloud é uma grande mais valia para quem vem do iOS - eu que o diga, que há anos queria algo assim, para dizer adeus ao iTunes! - mas, para quem tem Android já está habituado a muitas dessas coisas: o Android desde sempre que está "na cloud" (por vezes até pode é estar demasiado dependente dela). E mesmo se nalguns aspectos possa estar menos polido que o iCloud da Apple, noutros também estará melhor conseguido e com mais potencial.

    Em suma, para quem apenas pretende ter o "backup" das coisas na cloud, tanto o tem com o iCloud nos iOS, como em qualquer Android (e há mais tempo).

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente com o Carlos Martins.
    O Cloud não é novidade nem inovação, é apenas algo básico num SO que finalmente o IOS dispõe.

    ResponderEliminar
  12. Luis Faria19/10/11 18:13

    @Andre Andrade,

    Não me parece que haja uma actualização para o SGSII a curto prazo, ainda ontem a Motorola anunciou o Droid RAZR, que em termos de hardware é practicamente idêntico ao Galaxy Nexus e parece que só vai actualizar para ICS no "inicio de 2012". Ainda por cima nos States o SGSII foi lançado há 15 dias, actualizar o SGSII, iria canibalizar as vendas do telemóvel.

    Portanto quem tiver um SGSII vai ter de se contentar com o gingerbread mais uns tempos, penso eu, vamos esperar para ver o que é que a samsung diz oficialmente.

    A meu ver este é o grande problema do Android, actualizações, mostram muita coisa, e dizem muita coisa, mas depois para ver isso a funcionar num telemovel com um hardware muito bom que saiu há menos de 6 meses, tá quieto.

    ResponderEliminar
  13. https://lh5.googleusercontent.com/-DO0qRHQh73I/Tp6figsv2WI/AAAAAAAAGpc/wAPD4fOS9jE/s1000/threeyears.png

    Tudo dito.

    ResponderEliminar
  14. Andre Andrade19/10/11 19:33

    @ Luis Faria

    Mais dois meses e tens ICS no SGSII... Se achas que o problema e o tempo que as marcas demoram a atualizar os seus dispositivos ( que eu tambem concordo contigo ), tens sempre a gama Nexus em que nada disso acontece.... Sabes bem que a gama Nexus e rapidamente disponibilizado o update...

    Android e open source... Como tu sabes, existe a comunidade android a trabalhar para se ( e nao so) antecipar aos atrasos dos fabricantes... ou seja... dentro em breve iras ver uma Cyanogen Mod ICS ou MIUI ICS para muitos dispositivos android.......

    Bastas as sources estarem ca fora!!!

    ResponderEliminar
  15. Luis Faria19/10/11 21:00

    Pois Nexus é mesmo a melhor opção.

    O problema do cyanogemods é que o utilizador comum nao se mete nisso.

    Assim que a Google mudar a política de actualizações a Apple e a Microsoft têm de ter muito cuidado, claro que depois estas respondem com outra coisa qualquer, será sempre assim.

    ResponderEliminar
  16. Dos_Passos19/10/11 23:06

    Pois, quer dizer. Quando saiu o iPhone 4S também apareceram umas tabelas comparativas em que aparecia o Galaxy S II.

    Olhei para os GHz do processador, os MB de RAM (a questão da dimensão/qualidade do display é uma questão à parte) e ainda cheguei a admitir "Queres ver que a Apple só conseguiu ficar ela por ela com a concorrência ?". Depois saíram os benchmarks e o 4S ficou kms à frente. De maneiras que com o Galaxy Nexus é esperar para ver.

    Idem para o Android 4 vs iOS 5 (com e sem jailbreak) e para os equipamentos a funcionar com eles.
    P.S. O iOS acusa o peso da idade é uma frase caricata. O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e o primeiro Android em 2008. O novo Windows Phone que ainda não tem o peso da idade vai arrasar com os dois ;-).

    ResponderEliminar
  17. Está simplesmente FABULOSO!!!!!!!
    Super e realmente INOVADOR...sem precedentes...
    FABULOSO!!!
    O GALAXY NEXUS, claro! ;)

    ResponderEliminar
  18. Não percebo é este tipo de comparações, para mim com pouco nexo ou significado. (?!)

    O iOS pouco inovou, então na aparência, meu santo, há séculos que é a mesma coisa ou quase, os mesmos blocos de apps e muito pouca personalização, e com o iphone4S ainda foi pior, pois nem o design ou ecran mudaram...lol já cansa...lol (mas realmente há quem goste e se contente e até babe com tão pouco e básico) ;)

    Com o Android temos mais uma lufada de ar fresco (de por o iOS e a Apple com a sua mania dos processos em tribunal num bolso, bem pequeninino!).
    Com o Galaxy Nexus temos a verdadeira revolução em tudo, desde as specs, ao primeiro ecran verdadeiramente HD e de babar, e um OS ICS realmente fantástico, cheio de novidades gráficas e funcionais e de personalização contínua e versatilidade constante...sem palavras...

    É caso para dizer (como já ouvi dizer frente ao iphone):
    "ESTE É O MELHOR ANDROID E O MELHOR OS (ICS) DE SEMPRE!!!"

    É MARAVILHOSO!!!

    ResponderEliminar
  19. pelas reviews que li pela web fora (la fora) o nexus continua lento, ou melhor, o android continua com lag, quem pensou que basta dual-core,enganou-se, esquecem-se que muita memoria consome mais bateria, memoria sem uso consome bateria, widgets, processos em background consomem bateria, os androids necessitam de ser enormes para ter uma bateria enorme, 4,65,devem estar a brincar..... e´grande demais, a proxima geraçao de android deve ser 5,0 ou 5,5, e pelos vistos o ics nao esta optimizado para tablets.
    Mas cada um e´livre de escolher o telefone que quer, e de demostrar a opiniao que tem sobre este ou aquele aparelho, eu continuo a dizer fujo do android como o diabo foge da cruz.

    ResponderEliminar
  20. Andre Andrade20/10/11 09:17

    @ nando

    ve o hands on deste link pf....

    http://www.slashgear.com/galaxy-nexus-hands-on-18189125/

    Depois diz-me onde ves lag!!!!

    Que mania de meter defeitos onde nao existem so para defender a sua propria opiniao....

    ResponderEliminar
  21. Ó Nando antes de dizeres barbaridades espera para que o Nexus saia no mercado.

    ResponderEliminar
  22. Bem nao li nada de lags sobre o novo ICS, muito pelo contrário, todos os videos que vi ele é realmente super rápido e smooth, alias como o SGSII ja era e é...
    Até o meu SGS todo "kitado" e personalizado por mim (quem tem android sabe so que estou a falar, tudo é possível lol) é super fluído.

    PS: em vez de estarem constantemente a criticar o android ou a babarem pela maça, tirem de vez em quando a cabeçinha da areia para verem o que realmente se passa à vossa volta e aceitarem o que de muito bom se faz por aí, além da religiosa maça.

    ResponderEliminar
  23. Neste video podem ver como o Galaxy Nexus é realmente bem mais rápido que a tirar fotos que o iphone4S.

    http://www.youtube.com/watch?v=n0fN55W9erM&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar
  24. O iphone 4S tem BT 4.0. O que é uma novidade!
    Mas o Galaxy Nexus já usa tecnologias bem mais à frente para transferências de dados, o NFC com o Android Beam e o Wi-Fi Direct!!! Bem mais vantajoso e future-proof :-)

    ResponderEliminar
  25. Gunner Lixa16/11/11 01:04

    Vocês realmente... Que estupidez... Android é muito bom e iOS também, depende do ponto de vista de uns e outros gostarem mais de um e de outro... Esperemos que a lag acabe de vez com o ICS. Quanto à fluidez, esqueçam, nunca chegará ao iOS, nem pensar... Personalização, esqueçam, nunca chegará ao iOS, só para dar um exemplo.
    Android? Já tive, troquei, são tantos equipamentos que nem sei qual escolher, hoje sai um amanhã já era, actualizações? Népia... ICS? Não sei, espero para ver... Tamanho, 4,65??? Para isso comprava o Galaxy Note... Qualidade de construção? Só o RAZR me convencia... E aposto que quem se interessa por isto até tem medo de comprar um Android quando há rumores que vai sair um Galaxy S#3 ou um HTC quad-core... Por muito que digam, iPhone é iPhone, apesar dos defeitos que tenha, e que lhe colem, alguns bem de má-fé... Já agora, não gosto da aparência do ICS... Espero que com Touchwiz e HTC Sense seja (muito) mais bonito... Que a do Nexus mete medo... Não gosto da saga Tron... Eu tive Android, e desiludi-me, antes de comprar iPhone não era grande adepto, mas acho que foi uma escolha excelente mudar... Sejam isentos, um pouco mais por favor seriedade era bom, parecem adeptos do Porto e Benfica, ou militantes do PS e PSD, e deixem de criticar só por criticar...

    ResponderEliminar