2011/10/31

Notícias do Dia

Hoje temos dois passatempos a decorrer. É o último dia para te poderes habilitar a ganhar a biografia oficial de Steve Jobs, e... começa o passatempo que te pode dar uma Pen USB Star Wars!

E como mesmo em "pontes" e "feriados" há sempre notícias para dar, já de seguida uma selecção especial de notícias do dia para vos entreter e informar. :)


Ubuntu em Smartphones/Tablets/TVs



Mark Shuttleworth está com ideias ambiciosas para o Ubuntu - e ainda bem. O fundador da Canonical quer que o Ubuntu se torne (também) num concorrente ao iOS e Android, colocando-o em smartphones, tablets, e TVs.

A ideia é possibilitar uma experiência comum em múltiplos dispositivos, mas ainda há muito por fazer. Shuttleworth disse que apenas deveremos ver uma versão do Ubuntu "para todos os dispositivos" em Abril de 2014, por altura do Ubuntu 14.04. Mas seja como for, é bom ver que têm um plano delineado... e todos sabemos como os anos passam a voar.


Escolas Portuguesas passam a Open-Source

Bem a propósito do Linux, parece que a "crise" poderá ter alguns efeitos secundários bastante interessantes nas nossas escolas, com a DREN a informar as mesmas que deverão cancelar os contratos de renovação de software pago (tradicionalmente da Microsoft) e usar exclusivamente software livre e gratuito - sob a forma da distribuição Linux nacional Caixa Mágica.

Segundo carta da DREN às escolas:

Sugere-se que os estabelecimentos de ensino:
1. Desinstalem os produtos Microsoft existentes nos computadores de secretária e portáteis fornecidos antes de 2009, passando estes a funcionar apenas com o sistema Linux Caixa Mágica ou outro que lhe seja equivalente;
2. Não procedam à renovação dos contratos de licenciamento para estes equipamentos;
3. Procedam à renovação dos contratos de licenciamento apenas para os servidores em boas condições de funcionamento e para os quais não seja viável a migração para um sistema do tipo Linux.
É certo que por agora esta medida apenas visa os computadores mais antigos... mas, quando virem as poupanças conseguidas, pode ser que reconsiderem e decidam aplicar a medida "a tudo e todos".


A "Inevitabilidade" do Android


Chega-se finalmente ao ponto, há muito profetizado, em que o Android utrapassa o iPhone e toma a liderança no panorama mobile mundial. Algo que muitos se recusavam a aceitar, mas que eu sempre disse ser apenas uma questão de tempo (e nos tablets, dêem-lhe mais um par de anos, que acontecerá o mesmo que aconteceu nos smartphones).
Embora o iOS continue a ser uma plataforma bem atractiva para qualquer developer, o que é certo é que não será descabido começar a ver empresas que comecem a olhar para o Android como plataforma principal e prioritária de desenvolvimento... ao contrário do que acontecia até aqui, onde o iPhone receberia a maioria dos recursos, e a versão para Android seria um mero "remendo" feito à pressa.
Se o Google tiver feito bem as coisas com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, para minimizar o impacto da fragmentação a nível da enorme variedade de dispositivos existentes; e se a Apple não começar a "adiantar o passo" inovando e melhorando o iOS... daqui por um ano as coisas poderão estar bem diferentes; e já estarmos no ponto em que até muitos fãs do iPhone darão consigo a "desejar" ter um Android em vez do seu adorado iOS.


Hacking "à moda antiga"


Com a atenção centrada no hacking digital, por vezes até se esquece que as vulnerabilidades não se limitam ao mundo digital, e que há muitas técnicas - algumas assustadoramente fáceis - que permitem que qualquer pessoa ganhe acesso a informação confidencial, ou a bens valiosos.
Desde um simples telefonema, a fazerem passar-se por um técnico de manutenção ou exterminador, são muitos os relatos de especialistas de segurança que nos mostram que o mundo está afinal repleto de "portas abertas"... mesmo em casos em que deveriam estar fechadas a sete chaves.


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Apoio a medida de windows para linux... mas... não sei quem dá suporte agora aos pcs... mas dar suporte a linux não é exactamente o mesmo que dar a windows.

    ResponderEliminar
  2. Posso afirmar com conhecimento de causa que a ignorância informática nas escolas por parte de docente/funcionários é "colossal" (o termo da moda).
    Não digo que não exista pessoal que facilmente se adapta à mudança mas as pessoas que estão nos quadros das escolas vão passar um mau bocado — pois já com um SO da MS existem muitas dificuldades...mesmo aqueles que após realizarem formações de TIC e afins (que lhes dão créditos na avaliação) continuam sem saber realizar correctamente um documento num processador de texto ou uma pauta numa folha de cálculo ou a exportar para pdf. Isto associado à pouca compatibilidade entre documentos MS Office e OpenOffice/LibreOffice...os professores de informática que deverão auxiliar os colegas vão ter de realizar horas extra!
    Eu próprio comecei a usar um máquina virtual com Windows e Office devido a formulários, tabelas e algumas das formatações que são usadas nos computadores pessoais — eis mais um problema, a maioria possui um computador pessoal e no de abrir/imprimir irão refilar!

    Espero que se torne uma utilização massiva...

    ResponderEliminar