2011/11/16

iPhone 4S Invalid SIM

Como se não bastassem os  problemas de bateria do iPhone 4S, que já começam a querer tornar-se num "battery-gate" (a par de outros bugs imperdoáveis, como o dos números de telefone que nos ligam e não aparecem com o nome associado na lista de contactos) parece que há um novo bug que começa a ganhar dimensão - e que infelizmente também me tem atingido: o de erros de cartão SIM inválido!

O mais natural seria pensar - logicamente - que se trata de um cartão SIM com problemas; mesmo se no meu caso fosse o cartão que usei por mais de um ano com o iPhone 4; e desde o lançamento do iPhone 4S igualmente sem problemas. Mas, é certo que tudo pode avariar de um dia para o outro.

No entanto, no meu caso, esse dia foi exactamente o dia em que fiz a actualização para o iOS 5.0.1 - e que supostamente deveria ser uma actualização destinada a corrigir problemas.

Estava eu a meio do Codebits, mas lá consegui arranjar forma de trocar o cartão SIM "na hora" (obrigado a quem tornou isso possível!)... E passados uns minutos, o problema parecia estar efectivamente resolvido. Nunca mais me apareceu o erro, nem perdi a rede/dados 3G... até hoje de manhã.

O problema regressou, e pesquisando na Internet verifico que são centenas (ou mesmo milhares) as queixas semelhantes.

Espero apenas que isto seja efectivamente um bug de software, do iOS ou dos "carrier settings" que possa facilmente ser resolvido via uma nova actualização. Porque senão... a coisa vai ser mais complicada.


Actualização: parece que o problema está mesmo relacionado com alguns fabricantes/modelos de cartões SIM. A Vodafone vai enviar-me alguns cartões diferentes para se tirar isto a limpo.

Actualização 2: A Apple já reconheceu o problema e lançou uma actualização para corrigir o Invalid SIM no iPhone 4S.

12 comentários:

  1. Mas ele mata o cartão? Nao volta a funcionar noutro telemovel?

    ResponderEliminar
  2. É por estes e por outros problemas que a Apple anda à vários anos a tentar acabar com os cartões SIM's e torná-los virtuais.

    ResponderEliminar
  3. Carlos,

    Li agora que se desactivares o PIN do SIM a coisa funciona... ainda não tive problemas com o meu mas se quiseres testar o workaround pode ser q resulte..

    ResponderEliminar
  4. E eu no ipad tenho tido um erro muito parvo, que diz que nao foi possivel activar a rede 3g (mesmo quando nao estou a usa-la)!

    ResponderEliminar
  5. Luis Faria16/11/11 16:37

    iPad 2 3G a funcionar perfeitamente com iOS 5.0.1

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que isto é trash talk, mas... não sentem a falta do Steve Jobs? Há aqui qualquer coisa que não agrada.

    ResponderEliminar
  7. Dos_Passos16/11/11 18:52

    Quando instalar o iOS 5, ou seja, quando for disponibilizado o jailbreak untethered, espero que todos os bugs já estejam resolvidos.

    Digo que são bugs porque não há carácter sistemático nas falhas. O iOS 5.0.1 foi lançado à pressa - essa de resolver o bug da bateria (nuns casos sim e noutros não) e criar outros a utilizadores que não os tinham, até tem piada, ... visto de fora.

    ResponderEliminar
  8. Não querendo parecer fanboy (que não sou) mas ironizando/brincando sobre algumas atitudes e posturas da Apple (que não me agradam), talvez queiram abrir guerras de patente para estes bugs? Assim também podem eliminar alguma "concorrência" dos dispositivos de qualidade mais duvidosa :)
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  9. Estou com este problema também. Lí em vários forums que você deve ir a sua operadora e trocar por um SIM de tamanho normal (não micro-sim) com 128K e cortar ele para caber no lugar do micro-sim. Dizem que funciona. Vou fazer isto amanhã.

    ResponderEliminar
  10. @Mauri

    Fico a aguardar para saber se resulta. Há quem diga que o microSIM faz diferença - mas por outro lado não explica porque motivo funcionou bem por uns dias, e depois dá erro - e nem com fita isoladora lá vai - nem tão pouco que depois com um reboot fica a funcionar novamente.

    Se fosse problema "físico", deveria manter-se constante.

    ResponderEliminar
  11. Gostava de saber se resultou a atualização da Apple, para mim não pois efetuar o update e todas as resoluções que fui pesquisando, continuei sempre a ter o problema de SIM inválido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @António

      Não, não resolve. Não me tenho chateado muito porque com o último cartão SIM que a Vodafone me arranjou o problema foi praticamente eliminado (um Invalid SIM apenas de 3 em 3 semanas ou isso, e falha de rede apenas em locais já com pouca rede - embora isso não sirva de desculpa para este bug!)

      A única solução parece surgir com o iOS 5.1 (ainda em beta). Quem o tem experimentado diz que resolve definitivamente estes problemas... Vamos lá ver se não demora muito a chegar.

      Eliminar