2011/12/21

Google Prepara Óculos Virtuais?


Muito se tem falado de uma "novidade" que estará prestes a ser anunciada pelo laboratório secreto de desenvolvimento do Google, o Google X. Um local onde estarão a ser estudades e desenvolvidas aquelas tecnologias com a capacidade para revolucionar o mundo e maravilhar os apreciadores deste tipo de coisas.

Muitos pensavam que se trataria de um smartphone/assistente digital que pudesse ser usado como um relógio ou pulseira, já que o conceito de computadores "pronto-a-vestir" são uma das tecnologias que mais se têm falado nos últimos tempos... Mas parece que a surpresa será outra, e uma que tem vindo a ser igualmente esperada à muito sem nunca ter sido concretizada: os óculos digitais para realidade aumentada/virtual.

A ideia será trazer para o mercado óculos que serão em tudo idênticos aos óculos "normais", mas que permitirão ao utilizador ter acesso imediato a todo o tipo de informação, sempre que assim o deseje.

Segundo os rumores, estes óculos serão comercializados com a marca Google, e poderão ser utilizados em conjunto com smartphones ou também de forma independente.

Um dos elementos mais importantes para que esta tecnologia se torne possível são os microdisplays de alta-resolução. Mas isso é algo que nos últimos tempos se tem popularizado e sofrido uma redução de custos apreciável, que faz com que hoje em dia seja possível ter uma coisa destas por um preço já bastante aceitável (actualização: aceitável... é como quem diz, $899 dólares... gulp!).

E, extrapolando um pouco as possibilidades de óculos deste tipo... poderá ser o primeiro passo para que se tornem obsoletos os monitores, televisores, e ecrãs dos smartphones... Já que com um ecrã HUD sempre à frente dos nossos olhos, todo o mundo se torna num ecrã!

2 comentários:

  1. Esta tecnologia só vingará quando os óculos forem mais parecidos com os da imagem do topo. Enquanto forem como esses da Sony, não vão a lado nenhum. É daquelas ideias em que é preciso esperar alfuns anos até que a tecnologia alcance o conceito.

    ResponderEliminar
  2. @AJM

    Sim, mas é daquelas coisas que poderá surgir quando menos se espera, bastando para isso que uma empresa com peso se dedique a apostar nisso em força - e ser tão "perturbador" do mercado como o iPhone o foi para o segmento dos telemóveis e smartphones.

    ResponderEliminar