2011/12/08

SuVolta PowerShrink Promete Autonomia Alargada


Se as baterias não crescem tanto como o que se desejaria, que tal atacar o problema pelo lado oposto, fazendo com que os componentes electrónicos gastem menos?

É isso mesmo que se torna possível com a tecnologia PowerShrink da SuVolta, agora validado pelo gigante da indústria Fujitsu. Quando associada a outras técnicas para reduzirem a voltagem, este sistema promete reduções do consumo na ordem dos 80% ou até mais!

Usando um novo tipo de transístor que é capaz de funcionar a voltagens muito mais baixas - e aparentemente sem redução do seu desempenho - torna-se possível a construção de chips mais eficientes. Num dos chips desenvolvidos para validar este sistema (uma memória SRAM), foi possível mantê-la em funcionamento abaixo dos 500mV.

A SuVolta espera que esta tecnologia possa competir com os Tri-Gate da Intel, e tornar-se mais atractiva para os fabricantes, uma vez que ao contrário do sistema da Intel, o PowerChrink não necessita de novo (e dispensioso) equipamento para o fabrico destes chips.

A Fujitsu esperar trazer produtos PowerShrink para o mercado já em 2012, mas há outros fabricantes também interessante nesta tecnologia... E quem é que não gostaria de ter um CPU Quad-Core no seu próximo smartphone que conseguisse fazer mais que os actuais... ao mesmo tempo que gastava menos de metade da energia?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)